Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175323 |
Resumo: | Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico. |
id |
URGS_990eac197dd423de262703ab42f6d3cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175323 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Leite, Maria Cecília LoreaLeite, Denise Balarine Cavalheiro2018-05-04T02:26:12Z2003http://hdl.handle.net/10183/175323000400284Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico.This work has as its main focus the relation among curriculum, knowledge and power. It is inserted in the Legal Pedagogy field. It discusses the pedagogic decisions in the law teaching, in the perspective of contributing to the reflection about new means of knowing the reality of the Law and rethinking its paradigms. It is based in Basil Bemstein's theory. Methodologically it focuses in the following aspects o f the Law courses: poli ti cal inscription, technical and cultural inscription, structural and ethical inscription, and dramaturgic inscription, for which authors, such as Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman also contributed. It realizes, through qualitative research, a case study. The analysis emphasizes the potential of Legal Pedagogy as a knowledge field and the relevance of professors' training, of the Law research and the pedagogic decisions in the teaching of Laws. Finally, it presents a proposal o f socialization o f the Law discourse.application/pdfporDireitoEnsinoUniversidadeInovação educacionalProfessorFormaçãoUniversityHigher educationInovationUniversitary pedagogyLegalpedagogyDecisões pedagógicas e inovações no ensino jurídicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000400284.pdf000400284.pdfVolume 1application/pdf129852276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/1/000400284.pdff5864a09f68c6f3c0fb193ae938c915dMD51000400284-02.pdf000400284-02.pdfVolume 2application/pdf28160194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/2/000400284-02.pdf44db760de08a0cb01cc19a0b89fc7c11MD52TEXT000400284-02.pdf.txt000400284-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain125216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/3/000400284-02.pdf.txt37a863c98e90d6b76783659f57d993f8MD53000400284.pdf.txt000400284.pdf.txtExtracted Texttext/plain741962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/4/000400284.pdf.txt9747c75a40270b2e212415442217968bMD5410183/1753232021-05-07 05:16:05.758465oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:16:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
title |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
spellingShingle |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico Leite, Maria Cecília Lorea Direito Ensino Universidade Inovação educacional Professor Formação University Higher education Inovation Universitary pedagogy Legalpedagogy |
title_short |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
title_full |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
title_fullStr |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
title_full_unstemmed |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
title_sort |
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico |
author |
Leite, Maria Cecília Lorea |
author_facet |
Leite, Maria Cecília Lorea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Cecília Lorea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
contributor_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito Ensino Universidade Inovação educacional Professor Formação |
topic |
Direito Ensino Universidade Inovação educacional Professor Formação University Higher education Inovation Universitary pedagogy Legalpedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University Higher education Inovation Universitary pedagogy Legalpedagogy |
description |
Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-04T02:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/175323 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000400284 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/175323 |
identifier_str_mv |
000400284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/1/000400284.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/2/000400284-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/3/000400284-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/4/000400284.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5864a09f68c6f3c0fb193ae938c915d 44db760de08a0cb01cc19a0b89fc7c11 37a863c98e90d6b76783659f57d993f8 9747c75a40270b2e212415442217968b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085438973542400 |