Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Cecília Lorea
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175323
Resumo: Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico.
id URGS_990eac197dd423de262703ab42f6d3cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175323
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leite, Maria Cecília LoreaLeite, Denise Balarine Cavalheiro2018-05-04T02:26:12Z2003http://hdl.handle.net/10183/175323000400284Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico.This work has as its main focus the relation among curriculum, knowledge and power. It is inserted in the Legal Pedagogy field. It discusses the pedagogic decisions in the law teaching, in the perspective of contributing to the reflection about new means of knowing the reality of the Law and rethinking its paradigms. It is based in Basil Bemstein's theory. Methodologically it focuses in the following aspects o f the Law courses: poli ti cal inscription, technical and cultural inscription, structural and ethical inscription, and dramaturgic inscription, for which authors, such as Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman also contributed. It realizes, through qualitative research, a case study. The analysis emphasizes the potential of Legal Pedagogy as a knowledge field and the relevance of professors' training, of the Law research and the pedagogic decisions in the teaching of Laws. Finally, it presents a proposal o f socialization o f the Law discourse.application/pdfporDireitoEnsinoUniversidadeInovação educacionalProfessorFormaçãoUniversityHigher educationInovationUniversitary pedagogyLegalpedagogyDecisões pedagógicas e inovações no ensino jurídicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000400284.pdf000400284.pdfVolume 1application/pdf129852276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/1/000400284.pdff5864a09f68c6f3c0fb193ae938c915dMD51000400284-02.pdf000400284-02.pdfVolume 2application/pdf28160194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/2/000400284-02.pdf44db760de08a0cb01cc19a0b89fc7c11MD52TEXT000400284-02.pdf.txt000400284-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain125216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/3/000400284-02.pdf.txt37a863c98e90d6b76783659f57d993f8MD53000400284.pdf.txt000400284.pdf.txtExtracted Texttext/plain741962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/4/000400284.pdf.txt9747c75a40270b2e212415442217968bMD5410183/1753232021-05-07 05:16:05.758465oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:16:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
title Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
spellingShingle Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
Leite, Maria Cecília Lorea
Direito
Ensino
Universidade
Inovação educacional
Professor
Formação
University
Higher education
Inovation
Universitary pedagogy
Legalpedagogy
title_short Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
title_full Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
title_fullStr Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
title_full_unstemmed Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
title_sort Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
author Leite, Maria Cecília Lorea
author_facet Leite, Maria Cecília Lorea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Cecília Lorea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
contributor_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Ensino
Universidade
Inovação educacional
Professor
Formação
topic Direito
Ensino
Universidade
Inovação educacional
Professor
Formação
University
Higher education
Inovation
Universitary pedagogy
Legalpedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Higher education
Inovation
Universitary pedagogy
Legalpedagogy
description Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-04T02:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000400284
url http://hdl.handle.net/10183/175323
identifier_str_mv 000400284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/1/000400284.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/2/000400284-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/3/000400284-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175323/4/000400284.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f5864a09f68c6f3c0fb193ae938c915d
44db760de08a0cb01cc19a0b89fc7c11
37a863c98e90d6b76783659f57d993f8
9747c75a40270b2e212415442217968b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085438973542400