Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Rosane da Conceição
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36306
Resumo: A presente pesquisa investigou a composição aditiva e a contagem com crianças surdas. O estudo se justifica pelo baixo desempenho em matemática que as crianças surdas têm apresentado a partir de testes padronizados de avaliação matemática, indicando que possivelmente as crianças surdas, estão em desvantagens em matemática inicial em relação a seus pares ouvintes. O estudo tem como objetivos: analisar o desenvolvimento da composição aditiva em crianças surdas no contexto brasileiro; identificar se há relação entre contagem, princípios da contagem e desenvolvimento da composição aditiva em crianças surdas; verificar variações do desenvolvimento da composição aditiva em criança surda, filha de surdos, e surda, filha de ouvintes; testar a eficácia de uma proposta de intervenção que trabalha com a composição aditiva e procedimentos de contagem. Consistiu em dois Estudos de Caso exploratório, de análise qualitativa. Fundamenta-se na concepção epistemológica cognitivista de Vergnaud, e volta-se para as aprendizagens da composição aditiva e evolução dos procedimentos e estratégias de contagem. Envolveu duas crianças surdas, sendo uma filha de pais surdos e outra filha de pais ouvintes, selecionadas por teste de habilidade cognitiva, idade, ano escolar, perda auditiva, domínio da LIBRAS. Os alunos selecionados participaram de oito encontros de intervenção individual, ao longo do segundo semestre de 2010, sendo submetidos a pré-teste e dois pós-teste. A pesquisa evidenciou um processo de construção da composição aditiva e evolução dos procedimentos de contagem de forma não linear. Também evidenciou uma relação de desenvolvimento paralela entre composição aditiva e avanços na habilidade de procedimentos de contagem. Não houve diferença significativa das aprendizagens entre a criança filha de surdos e a criança surda filha de ouvintes. A proposta de intervenção, através da comparação do préteste e pós-teste se mostrou eficaz.
id URGS_9912f305c54aae85f6e9857676bad015
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36306
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vargas, Rosane da ConceiçãoDorneles, Beatriz Vargas2012-01-13T01:20:13Z2011http://hdl.handle.net/10183/36306000817400A presente pesquisa investigou a composição aditiva e a contagem com crianças surdas. O estudo se justifica pelo baixo desempenho em matemática que as crianças surdas têm apresentado a partir de testes padronizados de avaliação matemática, indicando que possivelmente as crianças surdas, estão em desvantagens em matemática inicial em relação a seus pares ouvintes. O estudo tem como objetivos: analisar o desenvolvimento da composição aditiva em crianças surdas no contexto brasileiro; identificar se há relação entre contagem, princípios da contagem e desenvolvimento da composição aditiva em crianças surdas; verificar variações do desenvolvimento da composição aditiva em criança surda, filha de surdos, e surda, filha de ouvintes; testar a eficácia de uma proposta de intervenção que trabalha com a composição aditiva e procedimentos de contagem. Consistiu em dois Estudos de Caso exploratório, de análise qualitativa. Fundamenta-se na concepção epistemológica cognitivista de Vergnaud, e volta-se para as aprendizagens da composição aditiva e evolução dos procedimentos e estratégias de contagem. Envolveu duas crianças surdas, sendo uma filha de pais surdos e outra filha de pais ouvintes, selecionadas por teste de habilidade cognitiva, idade, ano escolar, perda auditiva, domínio da LIBRAS. Os alunos selecionados participaram de oito encontros de intervenção individual, ao longo do segundo semestre de 2010, sendo submetidos a pré-teste e dois pós-teste. A pesquisa evidenciou um processo de construção da composição aditiva e evolução dos procedimentos de contagem de forma não linear. Também evidenciou uma relação de desenvolvimento paralela entre composição aditiva e avanços na habilidade de procedimentos de contagem. Não houve diferença significativa das aprendizagens entre a criança filha de surdos e a criança surda filha de ouvintes. A proposta de intervenção, através da comparação do préteste e pós-teste se mostrou eficaz.This study examined the development of additive composition and counting by a school-aged deaf child of hearing parents. The study is justified by the low Math performance by deaf children in math standardized tests, indicating a possible disadvantage regarding their hearing peers. The aims of the research were: examining the development of additive composition by deaf children in the context of Brazil; verifying whether or not there is any relationship between counting, counting principles, and development of additive composition by deaf children; checking for variations in the development of additive composition by a deaf child of deaf parents and a deaf child of hearing parents; testing for the effectiveness of an intervention that works with additive composition and counting procedures. This was an exploratory qualitative study that consisted in a dual case study. It is based on Vergnaud’s (1990) cognitivist epistemological conception and focuses on learning of additive composition and the evolution of counting procedures and strategies. It involved two deaf children of respectively deaf and hearing parents, selected according to cognitive ability testing, age, school level, hearing loss, and command of Brazilian Sign Language LIBRAS. The students selected attended eight meetings for individual intervention during the second half of 2010, and underwent one pretest and two posttests. As a result, the study showed a process of construction of additive composition and nonlinear development of counting procedures. It also showed a parallel relationship in developing additive composition and progress in counting procedures ability. There was no significant difference between learning in a deaf child of deaf parents and in a deaf child of hearing parents. Therefore, by comparing pretest and posttest, the proposal for intervention proved to be effective.application/pdfporSurdoCriançaMatemáticaAdditive compositionCounting procedures and strategiesMathematicsDeafnessComposição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817400.pdf.txt000817400.pdf.txtExtracted Texttext/plain277269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36306/2/000817400.pdf.txtf79ac098cf653047894dc2e81198b9dbMD52ORIGINAL000817400.pdf000817400.pdfTexto completoapplication/pdf1946326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36306/1/000817400.pdf2b0ee7814748b385f85568ffd666fe3dMD51THUMBNAIL000817400.pdf.jpg000817400.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36306/3/000817400.pdf.jpg1b0eaaaf13251fa5651148e6305b65a6MD5310183/363062018-10-05 08:29:04.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:29:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
title Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
spellingShingle Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
Vargas, Rosane da Conceição
Surdo
Criança
Matemática
Additive composition
Counting procedures and strategies
Mathematics
Deafness
title_short Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
title_full Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
title_fullStr Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
title_full_unstemmed Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
title_sort Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
author Vargas, Rosane da Conceição
author_facet Vargas, Rosane da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Rosane da Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Beatriz Vargas
contributor_str_mv Dorneles, Beatriz Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Criança
Matemática
topic Surdo
Criança
Matemática
Additive composition
Counting procedures and strategies
Mathematics
Deafness
dc.subject.eng.fl_str_mv Additive composition
Counting procedures and strategies
Mathematics
Deafness
description A presente pesquisa investigou a composição aditiva e a contagem com crianças surdas. O estudo se justifica pelo baixo desempenho em matemática que as crianças surdas têm apresentado a partir de testes padronizados de avaliação matemática, indicando que possivelmente as crianças surdas, estão em desvantagens em matemática inicial em relação a seus pares ouvintes. O estudo tem como objetivos: analisar o desenvolvimento da composição aditiva em crianças surdas no contexto brasileiro; identificar se há relação entre contagem, princípios da contagem e desenvolvimento da composição aditiva em crianças surdas; verificar variações do desenvolvimento da composição aditiva em criança surda, filha de surdos, e surda, filha de ouvintes; testar a eficácia de uma proposta de intervenção que trabalha com a composição aditiva e procedimentos de contagem. Consistiu em dois Estudos de Caso exploratório, de análise qualitativa. Fundamenta-se na concepção epistemológica cognitivista de Vergnaud, e volta-se para as aprendizagens da composição aditiva e evolução dos procedimentos e estratégias de contagem. Envolveu duas crianças surdas, sendo uma filha de pais surdos e outra filha de pais ouvintes, selecionadas por teste de habilidade cognitiva, idade, ano escolar, perda auditiva, domínio da LIBRAS. Os alunos selecionados participaram de oito encontros de intervenção individual, ao longo do segundo semestre de 2010, sendo submetidos a pré-teste e dois pós-teste. A pesquisa evidenciou um processo de construção da composição aditiva e evolução dos procedimentos de contagem de forma não linear. Também evidenciou uma relação de desenvolvimento paralela entre composição aditiva e avanços na habilidade de procedimentos de contagem. Não houve diferença significativa das aprendizagens entre a criança filha de surdos e a criança surda filha de ouvintes. A proposta de intervenção, através da comparação do préteste e pós-teste se mostrou eficaz.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36306
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817400
url http://hdl.handle.net/10183/36306
identifier_str_mv 000817400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36306/2/000817400.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36306/1/000817400.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36306/3/000817400.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f79ac098cf653047894dc2e81198b9db
2b0ee7814748b385f85568ffd666fe3d
1b0eaaaf13251fa5651148e6305b65a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085218432843776