Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina Bertoni dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122535
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como alunos de ensino médio aprendem música na situação de aula de música na escola como componente curricular. Os objetivos específicos consistiram em identificar os modos (dispositivos e formas relacionais) de aprendizagem dos alunos na sala de aula; compreender como os alunos mobilizam-se para a realização das atividades de música na sala de aula; examinar as razões (os móbiles) da mobilização dos alunos para suas aprendizagens musicais, e analisar, na perspectiva das dimensões epistêmica, de identidade e social, as aprendizagens que os alunos realizam na sala de aula. Nortearam a análise e interpretação dos dados os elementos para uma teoria da relação com o saber (aprender), elaborados por Bernard Charlot, que têm como base a ideia de que o aprender é um processo de construção de si por si mesmo e que a relação com o aprender é uma relação de troca que existe entre cada um dos indivíduos nos eventos e lugares onde acontece. O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso, sendo que os participantes foram os alunos de uma turma de primeiro ano de ensino médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre/RS, em situação de aula de música. A coleta dos dados foi realizada por meio de gravações das aulas de música da turma, seguidas de entrevista em grupo com os alunos. As dimensões epistêmica, social e de identidade nomeiam, segundo Bernard Charlot, os tipos de relações que participam no processo de relação com o saber (aprender) e serviram de base para a elaboração das categorias de análise dos dados, levando a uma ampliação teórica a partir do conceito de dispositivos relacionais, tratados como uma das figuras do aprender, inseridas na relação epistêmica. A partir da análise dos dados, foram identificados os dispositivos que contribuem para a compreensão dos modos de aprendizagem dos alunos na sala de aula, que foram nomeados de Modos de Estar Espontâneos (MEE), Modos de Estar para Perceber os Outros (MEPO) e Modos de Estar para o Desenvolvimento da Relação Epistêmica (MEDRE). Na conclusão, apresenta-se um modelo explicativo de como os alunos aprendem música na aula de música na escola, construído a partir dos dispositivos relacionais identificados.
id URGS_99aff5ff99ce5789bbb07addcd946645
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122535
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Cristina Bertoni dosDel Ben, Luciana Marta2015-08-18T02:03:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/122535000971849O presente trabalho teve como objetivo investigar como alunos de ensino médio aprendem música na situação de aula de música na escola como componente curricular. Os objetivos específicos consistiram em identificar os modos (dispositivos e formas relacionais) de aprendizagem dos alunos na sala de aula; compreender como os alunos mobilizam-se para a realização das atividades de música na sala de aula; examinar as razões (os móbiles) da mobilização dos alunos para suas aprendizagens musicais, e analisar, na perspectiva das dimensões epistêmica, de identidade e social, as aprendizagens que os alunos realizam na sala de aula. Nortearam a análise e interpretação dos dados os elementos para uma teoria da relação com o saber (aprender), elaborados por Bernard Charlot, que têm como base a ideia de que o aprender é um processo de construção de si por si mesmo e que a relação com o aprender é uma relação de troca que existe entre cada um dos indivíduos nos eventos e lugares onde acontece. O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso, sendo que os participantes foram os alunos de uma turma de primeiro ano de ensino médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre/RS, em situação de aula de música. A coleta dos dados foi realizada por meio de gravações das aulas de música da turma, seguidas de entrevista em grupo com os alunos. As dimensões epistêmica, social e de identidade nomeiam, segundo Bernard Charlot, os tipos de relações que participam no processo de relação com o saber (aprender) e serviram de base para a elaboração das categorias de análise dos dados, levando a uma ampliação teórica a partir do conceito de dispositivos relacionais, tratados como uma das figuras do aprender, inseridas na relação epistêmica. A partir da análise dos dados, foram identificados os dispositivos que contribuem para a compreensão dos modos de aprendizagem dos alunos na sala de aula, que foram nomeados de Modos de Estar Espontâneos (MEE), Modos de Estar para Perceber os Outros (MEPO) e Modos de Estar para o Desenvolvimento da Relação Epistêmica (MEDRE). Na conclusão, apresenta-se um modelo explicativo de como os alunos aprendem música na aula de música na escola, construído a partir dos dispositivos relacionais identificados.This research aimed to investigate how high school students learn music in the music class as a curricular component at school. The specific objectives aimed to identify the ways (devices and relational forms) by which the students learn in the classroom; to understand how students mobilize themselves to carry out music activities in the classroom; to examine the reasons (mobiles) of the mobilization of the students for learning music; and to analyze the learning that students perform in the classroom from the perspective of the epistemic, social and identity dimensions. The elements for a theory about the relationship with knowing (learning), drawn by Bernard Charlot, constituted the theoretical frame. These elements are based on the idea that learning is a process of self-construction and that learning is an exchange between each of the individuals that participate in the events and places where it happens. A case study with the group of students of a class of first year at Colégio Estadual Júlio de Castilhos secondary school (Porto Alegre, RS, southern Brazil) was carried out. The data were collected through recordings of music lessons, followed by group interviews with the students. The epistemic, social and identity dimensions, that, according to Bernard Charlot, define the types of relationships that participate in the process of relationship with knowing (learning), served as a basis for elaborating the categories of data analysis. Based on these categories, a theoretical broadening of the concept of relational devices – one of the figures of the learning process, inserted in the epistemic relationship – is suggested. From the data analysis, the devices that contribute to the understanding of the ways the students learn music in the classroom were identified. These devices were named as Ways of Being Spontaneous (MEE), Ways of Being to Understand Others (MEPO) and Ways of Being for the Development of Epistemic Relationship (MEDRE). The conclusion presents an explanatory model of how students learn music in the music class at school, built from the relational devices identified.application/pdfporMusica : AprendizagemColégio Estadual Júlio de Castilhos.Música : EnsinoMúsica : JovensEducação musicalMusic learning at schoolYouthMusic and schoolMusic class at schoolMusic in secondary schoolRelationship with knowingAlunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971849.pdf000971849.pdfTexto completoapplication/pdf2179753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122535/1/000971849.pdf6236ac79d4e835428c216e39bb8a2d4fMD51TEXT000971849.pdf.txt000971849.pdf.txtExtracted Texttext/plain540405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122535/2/000971849.pdf.txt0984657da2ffdf19dfcfff3e416737e6MD52THUMBNAIL000971849.pdf.jpg000971849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122535/3/000971849.pdf.jpg7d0aa854701cab8f44a0fa9eef27bf28MD5310183/1225352018-10-09 08:03:17.241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:03:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
spellingShingle Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
Santos, Cristina Bertoni dos
Musica : Aprendizagem
Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Música : Ensino
Música : Jovens
Educação musical
Music learning at school
Youth
Music and school
Music class at school
Music in secondary school
Relationship with knowing
title_short Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_full Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_fullStr Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_sort Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
author Santos, Cristina Bertoni dos
author_facet Santos, Cristina Bertoni dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristina Bertoni dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Musica : Aprendizagem
Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Música : Ensino
Música : Jovens
Educação musical
topic Musica : Aprendizagem
Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Música : Ensino
Música : Jovens
Educação musical
Music learning at school
Youth
Music and school
Music class at school
Music in secondary school
Relationship with knowing
dc.subject.eng.fl_str_mv Music learning at school
Youth
Music and school
Music class at school
Music in secondary school
Relationship with knowing
description O presente trabalho teve como objetivo investigar como alunos de ensino médio aprendem música na situação de aula de música na escola como componente curricular. Os objetivos específicos consistiram em identificar os modos (dispositivos e formas relacionais) de aprendizagem dos alunos na sala de aula; compreender como os alunos mobilizam-se para a realização das atividades de música na sala de aula; examinar as razões (os móbiles) da mobilização dos alunos para suas aprendizagens musicais, e analisar, na perspectiva das dimensões epistêmica, de identidade e social, as aprendizagens que os alunos realizam na sala de aula. Nortearam a análise e interpretação dos dados os elementos para uma teoria da relação com o saber (aprender), elaborados por Bernard Charlot, que têm como base a ideia de que o aprender é um processo de construção de si por si mesmo e que a relação com o aprender é uma relação de troca que existe entre cada um dos indivíduos nos eventos e lugares onde acontece. O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso, sendo que os participantes foram os alunos de uma turma de primeiro ano de ensino médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre/RS, em situação de aula de música. A coleta dos dados foi realizada por meio de gravações das aulas de música da turma, seguidas de entrevista em grupo com os alunos. As dimensões epistêmica, social e de identidade nomeiam, segundo Bernard Charlot, os tipos de relações que participam no processo de relação com o saber (aprender) e serviram de base para a elaboração das categorias de análise dos dados, levando a uma ampliação teórica a partir do conceito de dispositivos relacionais, tratados como uma das figuras do aprender, inseridas na relação epistêmica. A partir da análise dos dados, foram identificados os dispositivos que contribuem para a compreensão dos modos de aprendizagem dos alunos na sala de aula, que foram nomeados de Modos de Estar Espontâneos (MEE), Modos de Estar para Perceber os Outros (MEPO) e Modos de Estar para o Desenvolvimento da Relação Epistêmica (MEDRE). Na conclusão, apresenta-se um modelo explicativo de como os alunos aprendem música na aula de música na escola, construído a partir dos dispositivos relacionais identificados.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T02:03:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/122535
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971849
url http://hdl.handle.net/10183/122535
identifier_str_mv 000971849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122535/1/000971849.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122535/2/000971849.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122535/3/000971849.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6236ac79d4e835428c216e39bb8a2d4f
0984657da2ffdf19dfcfff3e416737e6
7d0aa854701cab8f44a0fa9eef27bf28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085330049564672