Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18294 |
Resumo: | Esta dissertação busca o entendimento sobre o papel que o Ensino de Design possui no Brasil, frente à nova abordagem do mercado de bens de consumo, onde a inspiração da origem criativa se tornou mais importante que o local da manufatura. A importância que o simbólico um produto traz em si, de ligar ou estabelecer um status de origem. É neste cenário que se buscará, na origem e na evolução do Ensino do Design no Brasil, evidenciar uma atividade profissional que evoluiu junto com a atividade industrial. Traça-se um paralelo evolutivo com o uso e com os ensinamentos de métodos clássicos e de outras áreas técnicas, diante da necessidade de começar a se formar o contexto brasileiro como um fator criativo no desenvolvimento de Projetos de Produto, a partir da visão acadêmica, propondo um método que tenha em sua estrutura de desenvolvimento a utilização da contextualização da linguagem brasileira como inspiração criativa em projetos de produtos de design. |
id |
URGS_9a483438861068edbbbbbc4bc53bfeb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18294 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Mello, Roberto Scarpellini dePacheco, Joyson Luiz2010-01-19T04:14:51Z2009http://hdl.handle.net/10183/18294000728190Esta dissertação busca o entendimento sobre o papel que o Ensino de Design possui no Brasil, frente à nova abordagem do mercado de bens de consumo, onde a inspiração da origem criativa se tornou mais importante que o local da manufatura. A importância que o simbólico um produto traz em si, de ligar ou estabelecer um status de origem. É neste cenário que se buscará, na origem e na evolução do Ensino do Design no Brasil, evidenciar uma atividade profissional que evoluiu junto com a atividade industrial. Traça-se um paralelo evolutivo com o uso e com os ensinamentos de métodos clássicos e de outras áreas técnicas, diante da necessidade de começar a se formar o contexto brasileiro como um fator criativo no desenvolvimento de Projetos de Produto, a partir da visão acadêmica, propondo um método que tenha em sua estrutura de desenvolvimento a utilização da contextualização da linguagem brasileira como inspiração criativa em projetos de produtos de design.In search of understanding the role that design education in Brazil represents, towards to the new approach in the market of consumption goods, where the source of creative inspiration has became more important than the place of manufacture. The importance of what symbolic a product can represent in itself can connect or establish the source's status. It is in this scenario where will be the lookout in the origin and growth of the design education in Brazil, presenting a professional activity which had grown next to the industry and evolves along with the use of foreign methods and other technical areas, facing the need to form a Brazilian context as a creative factor for the development of projects of the product from the academic perspective, proposing a method based on structure development using the context of the Brazilian language and creative inspiration in projects designed products.application/pdfporDesign : BrasilEnsino de DesignMethodContextBrazilian languageAnálise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativoAnalysis of the decision making process of design methods: the basis of the creative process info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728190.pdf.txt000728190.pdf.txtExtracted Texttext/plain346985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18294/2/000728190.pdf.txt5ff85cf3d6f56da88cfc511e51e831feMD52ORIGINAL000728190.pdf000728190.pdfTexto completoapplication/pdf5488041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18294/1/000728190.pdf352e903cc529621f768c3aff65970811MD51THUMBNAIL000728190.pdf.jpg000728190.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18294/3/000728190.pdf.jpgc82ce2f78b1889c120c0ff0012c29189MD5310183/182942022-01-07 05:31:09.896106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-01-07T07:31:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of the decision making process of design methods: the basis of the creative process |
title |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
spellingShingle |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo Mello, Roberto Scarpellini de Design : Brasil Ensino de Design Method Context Brazilian language |
title_short |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
title_full |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
title_fullStr |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
title_full_unstemmed |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
title_sort |
Análise do processo decisório dos métodos de design : a base do processo criativo |
author |
Mello, Roberto Scarpellini de |
author_facet |
Mello, Roberto Scarpellini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Roberto Scarpellini de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Joyson Luiz |
contributor_str_mv |
Pacheco, Joyson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design : Brasil Ensino de Design |
topic |
Design : Brasil Ensino de Design Method Context Brazilian language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Method Context Brazilian language |
description |
Esta dissertação busca o entendimento sobre o papel que o Ensino de Design possui no Brasil, frente à nova abordagem do mercado de bens de consumo, onde a inspiração da origem criativa se tornou mais importante que o local da manufatura. A importância que o simbólico um produto traz em si, de ligar ou estabelecer um status de origem. É neste cenário que se buscará, na origem e na evolução do Ensino do Design no Brasil, evidenciar uma atividade profissional que evoluiu junto com a atividade industrial. Traça-se um paralelo evolutivo com o uso e com os ensinamentos de métodos clássicos e de outras áreas técnicas, diante da necessidade de começar a se formar o contexto brasileiro como um fator criativo no desenvolvimento de Projetos de Produto, a partir da visão acadêmica, propondo um método que tenha em sua estrutura de desenvolvimento a utilização da contextualização da linguagem brasileira como inspiração criativa em projetos de produtos de design. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-19T04:14:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18294 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000728190 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18294 |
identifier_str_mv |
000728190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18294/2/000728190.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18294/1/000728190.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18294/3/000728190.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ff85cf3d6f56da88cfc511e51e831fe 352e903cc529621f768c3aff65970811 c82ce2f78b1889c120c0ff0012c29189 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085162888724480 |