O conceito de energia sonora na composição musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236537 |
Resumo: | Esta tese define o conceito de energia sonora na composição musical. O primeiro capítulo expõe citações referentes aos termos energia e escuta, visando estabelecer o significado que ambos têm neste trabalho. O objetivo principal desta pesquisa é estudar a relação entre energia e escuta, visando compreender a influência que a energia sonora tem sobre a experiência de escuta de uma obra musical. O conceito de energia é exposto sob dois vieses. O primeiro, dos capítulos 2 e 3, é um viés analítico, aplicando-o em um repertório que abrange as obras: Quatro Peças para Orquestra, de Scelsi; Voyage into the Golden Screen, de Per Nørgård; e o Quarteto de Cordas Nº3: Im Innersten, de Wolfgang Rihm. O segundo, do capítulo 4, é um viés composicional, empregando o conceito em minha própria música. Nos capítulos 2 e 3, examino a relação entre a energia e o fenômeno da escuta. No capítulo 4, apresento um método de utilização do conceito de energia sonora como ferramenta composicional, esclarecendo algumas de minhas escolhas sobre a manutenção do interesse de escuta. As partituras e gravações das cinco obras escritas durante esta pesquisa estão no capítulo 5. |
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Facó, Caio MenezesCunha, Antônio Carlos Borges2022-04-05T04:41:48Z2022http://hdl.handle.net/10183/236537001139292Esta tese define o conceito de energia sonora na composição musical. O primeiro capítulo expõe citações referentes aos termos energia e escuta, visando estabelecer o significado que ambos têm neste trabalho. O objetivo principal desta pesquisa é estudar a relação entre energia e escuta, visando compreender a influência que a energia sonora tem sobre a experiência de escuta de uma obra musical. O conceito de energia é exposto sob dois vieses. O primeiro, dos capítulos 2 e 3, é um viés analítico, aplicando-o em um repertório que abrange as obras: Quatro Peças para Orquestra, de Scelsi; Voyage into the Golden Screen, de Per Nørgård; e o Quarteto de Cordas Nº3: Im Innersten, de Wolfgang Rihm. O segundo, do capítulo 4, é um viés composicional, empregando o conceito em minha própria música. Nos capítulos 2 e 3, examino a relação entre a energia e o fenômeno da escuta. No capítulo 4, apresento um método de utilização do conceito de energia sonora como ferramenta composicional, esclarecendo algumas de minhas escolhas sobre a manutenção do interesse de escuta. As partituras e gravações das cinco obras escritas durante esta pesquisa estão no capítulo 5.This thesis defines the concept of sound energy in musical composition. The first chapter presents quotes referring to the terms energy and listening, aiming to establish the meaning that both have in this work. The main objective of this research is to study the relationship between energy and listening, aiming to understand the influence that sound energy has on the listening experience of a musical work. The concept of energy is exposed under two biases. The first, in chapters 2 and 3, is an analytical approach, applying it in the following repertoire: Quattro Pezzi su una nota sola, by Scelsi; Voyage into the Golden Screen, by Per Nørgård; and Wolfgang Rihm's String Quartet Nº3: Im Innersten. The second, in chapter 4, is a compositional approach, employing the concept in my own music. In Chapters 2 and 3, I examine the relationship between energy and the phenomenon of listening. In chapter 4, I present a method of employing the concept of sound energy as a compositional tool, clarifying some of my choices about the maintenance of the interest of listening. The scores and recordings of the five works written during this research are presented in chapter 5.application/pdfporComposição musicalAnálise musicalEnergia sonoraMusic compositionMusical analysisSound energyO conceito de energia sonora na composição musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139292.pdf.txt001139292.pdf.txtExtracted Texttext/plain378403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236537/2/001139292.pdf.txtf8afe9690ef7677142833593633f10c8MD52ORIGINAL001139292.pdfTexto completoapplication/pdf12436498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236537/1/001139292.pdf0d6c7820849b8523a148752be7773879MD5110183/2365372022-04-20 04:53:09.342842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:53:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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