Cultura, matemática, educação na luta pela terra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257735 |
Resumo: | A presente tese aborda a questão das inter-relações entre o saber acadêmico e o saber popular no âmbito da Educação Matemática, no contexto da luta pela terra. A investigação examina as conexões entre cultura e pedagogia, sob a ótica da Sociologia da Educação, inserindo-se na perspectiva da vertente da Educação Matemática, denominada Etnomatemática. O estudo tem como referencial empírico práticas sociais vinculadas às atividades produtivas das mulheres e homens do campo do Rio Grande do Sul, em particular, das/os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Estas práticas foram examinadas a partir do trabalho que realizei em uma instituição educacional, vinculada aos movimentos sociais organizados de trabalhadoras/es do campo, onde atuei como professora de Matemática e Didática da Matemática de um grupo de docentes leigas/os do meio rural, alunas/os do Curso de Magistério de Férias da instituição. Os procedimentos e método utilizados na pesquisa buscaram compatibilizar técnicas etnográficas com um processo pedagógico por mim coordenado. A pesquisa empírica e sua interpretação estiveram orientadas pelo que denomino, no contexto deste trabalho, Abordagem Etnomatemática: a investigação das tradições, práticas e concepções matemáticas de um grupo social subordinado (quanto ao volume e composição de capital social, cultural e econômico) e o trabalho pedagógico que se desenvolve com o objetivo de que o grupo interprete e decodifique seu conhecimento; adquira o conhecimento produzido pela Matemática acadêmica; estabeleça comparações entre o seu conhecimento e o conhecimento acadêmico, analisando as relações de poder envolvidas no uso destes dois saberes. A discussão e problematização destas relações de poder estão no cerne da presente pesquisa. |
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Knijnik, GelsaSilva, Tomaz Tadeu da2023-05-04T04:07:33Z1995http://hdl.handle.net/10183/257735000094021A presente tese aborda a questão das inter-relações entre o saber acadêmico e o saber popular no âmbito da Educação Matemática, no contexto da luta pela terra. A investigação examina as conexões entre cultura e pedagogia, sob a ótica da Sociologia da Educação, inserindo-se na perspectiva da vertente da Educação Matemática, denominada Etnomatemática. O estudo tem como referencial empírico práticas sociais vinculadas às atividades produtivas das mulheres e homens do campo do Rio Grande do Sul, em particular, das/os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Estas práticas foram examinadas a partir do trabalho que realizei em uma instituição educacional, vinculada aos movimentos sociais organizados de trabalhadoras/es do campo, onde atuei como professora de Matemática e Didática da Matemática de um grupo de docentes leigas/os do meio rural, alunas/os do Curso de Magistério de Férias da instituição. Os procedimentos e método utilizados na pesquisa buscaram compatibilizar técnicas etnográficas com um processo pedagógico por mim coordenado. A pesquisa empírica e sua interpretação estiveram orientadas pelo que denomino, no contexto deste trabalho, Abordagem Etnomatemática: a investigação das tradições, práticas e concepções matemáticas de um grupo social subordinado (quanto ao volume e composição de capital social, cultural e econômico) e o trabalho pedagógico que se desenvolve com o objetivo de que o grupo interprete e decodifique seu conhecimento; adquira o conhecimento produzido pela Matemática acadêmica; estabeleça comparações entre o seu conhecimento e o conhecimento acadêmico, analisando as relações de poder envolvidas no uso destes dois saberes. A discussão e problematização destas relações de poder estão no cerne da presente pesquisa.The subject of this thesis is the interrelations between academic knowledge and popular knowlege in the field of Mathematics Education, in the context of the struggle for land. The study tries to examine the connections between culture and pedagogy from the standpoint of Sociology of Education and is situated in that perspective of Mathematics Education called Ethnomathematics. The empirical reference of this study is social practices connected to the produtive activities of rural women and men in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, particularly the members of the Movement of Landless Rural Workers (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST). These practices were examined having as a starting point the pedagogical work l conducted in a school linked to the organized rural social movements. There l taught Mathematics and Didactics of Mathematics to a group of lay teachers who were taking the Teacher's Course offered during the vacation period at the institution. The procedures and method used in the research tried to combine ethnographic techiques and a pedagogical process l was coordinating. Empirical research and its interpretation were guided by what l call, in the context of this study, an Ethnomathematical Approach: the investigation of the traditions, practices and mathematical concepts of a subordinated social group (subordinated in relation to volume and composition of social, cultural and economic capital) and the pedagogical work which was developed in order for the group to be able to interpret and decode its knowledge; to acquire the knowledge produced by academic Mathematics; and to establish comparisons between its knowledge and academic knowledge, thus being able to analyse the power relations involved in the use of both these kinds of knowledge. To discuss and to make problematic those power relations are the central objectives of this research.application/pdfporMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraEtnomatemáticaSociologia da educaçãoEnsinoCultura, matemática, educação na luta pela terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1995doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000094021.pdf.txt000094021.pdf.txtExtracted Texttext/plain553509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257735/2/000094021.pdf.txt081f76a614bbfaffbed979b1f64b00fcMD52ORIGINAL000094021.pdfTexto completoapplication/pdf83560136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257735/1/000094021.pdf5a5751176083bf4b010ac0bc8154221fMD5110183/2577352023-05-10 03:28:11.007461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:28:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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