A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17740 |
Resumo: | A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Bonner. No campo teórico, amparo-me na neurociência, na psicologia e na sociologia para compreender como a emoção desempenha importante papel na tomada de decisões racionais, incorporando essa concepção às teorias do jornalismo. No campo metodológico, utilizo o Orkut - mais acessado site de relacionamentos no Brasil - como ambiente de estudo de recepção. A espontaneidade e a liberdade de expressão dos participantes permitem encontrar os sentidos de emoção e fidelização sem interferência externa à amostra. Como corpus de análise discursiva, trabalho com 60 comunidades dedicadas ao casal e ao JN, em um período de seis anos, investigando descrições das comunidades, enquetes e participações dos usuários. |
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Hagen, Sean AquereBenetti, Márcia2009-12-02T04:15:02Z2009http://hdl.handle.net/10183/17740000720518A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Bonner. No campo teórico, amparo-me na neurociência, na psicologia e na sociologia para compreender como a emoção desempenha importante papel na tomada de decisões racionais, incorporando essa concepção às teorias do jornalismo. No campo metodológico, utilizo o Orkut - mais acessado site de relacionamentos no Brasil - como ambiente de estudo de recepção. A espontaneidade e a liberdade de expressão dos participantes permitem encontrar os sentidos de emoção e fidelização sem interferência externa à amostra. Como corpus de análise discursiva, trabalho com 60 comunidades dedicadas ao casal e ao JN, em um período de seis anos, investigando descrições das comunidades, enquetes e participações dos usuários.The hypothesis of this research is that the emotion produced by the image of newscasters creates ties of fidelity with television viewers. This is a strategy in order to maintain the audience fidelity through the mythical image of perfection of Jornal Nacional newscasters, Fátima Bernardes and William Bonner. As theoretical approach, I took concepts of neuroscience, psychology and sociology to comprehend how emotion executes an important function at rational decisions, incorporating this view to journalism theories. As methodological approach, I choose Orkut - the biggest social networking website on Brazil - as ambient to the reception study. The spontaneity and freedom of Orkut users made possible to find the meanings of emotion and fidelity without external interference. As discursive sample, I choose 60 virtual communities dedicated to the newscasters and Jornal Nacional, in the course of six years, analyzing communities descriptions, surveys and participations of users.application/pdfporTelejornalismoEmoçãoTelevisão (Comunicação)Estudos de recepçãoJornal Nacional (Programa de televisão)CommunicationJournalismTelevision journalismEmotionReception studiesOrkutNewscastersJornal NacionalA emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000720518.pdf000720518.pdfTexto completoapplication/pdf1199484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/1/000720518.pdf78ed52ebd3efb9c2066091f9241a3390MD51TEXT000720518.pdf.txt000720518.pdf.txtExtracted Texttext/plain450333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/2/000720518.pdf.txtf29f4bf64d46d070c8383e1da15b9d1bMD52THUMBNAIL000720518.pdf.jpg000720518.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/3/000720518.pdf.jpg5b330f565334116ee28a1ed0c7aea740MD5310183/177402018-10-08 09:07:23.945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:07:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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