A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hagen, Sean Aquere
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17740
Resumo: A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Bonner. No campo teórico, amparo-me na neurociência, na psicologia e na sociologia para compreender como a emoção desempenha importante papel na tomada de decisões racionais, incorporando essa concepção às teorias do jornalismo. No campo metodológico, utilizo o Orkut - mais acessado site de relacionamentos no Brasil - como ambiente de estudo de recepção. A espontaneidade e a liberdade de expressão dos participantes permitem encontrar os sentidos de emoção e fidelização sem interferência externa à amostra. Como corpus de análise discursiva, trabalho com 60 comunidades dedicadas ao casal e ao JN, em um período de seis anos, investigando descrições das comunidades, enquetes e participações dos usuários.
id URGS_9c00c1d88e651b4239224cb70b3953d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17740
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hagen, Sean AquereBenetti, Márcia2009-12-02T04:15:02Z2009http://hdl.handle.net/10183/17740000720518A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Bonner. No campo teórico, amparo-me na neurociência, na psicologia e na sociologia para compreender como a emoção desempenha importante papel na tomada de decisões racionais, incorporando essa concepção às teorias do jornalismo. No campo metodológico, utilizo o Orkut - mais acessado site de relacionamentos no Brasil - como ambiente de estudo de recepção. A espontaneidade e a liberdade de expressão dos participantes permitem encontrar os sentidos de emoção e fidelização sem interferência externa à amostra. Como corpus de análise discursiva, trabalho com 60 comunidades dedicadas ao casal e ao JN, em um período de seis anos, investigando descrições das comunidades, enquetes e participações dos usuários.The hypothesis of this research is that the emotion produced by the image of newscasters creates ties of fidelity with television viewers. This is a strategy in order to maintain the audience fidelity through the mythical image of perfection of Jornal Nacional newscasters, Fátima Bernardes and William Bonner. As theoretical approach, I took concepts of neuroscience, psychology and sociology to comprehend how emotion executes an important function at rational decisions, incorporating this view to journalism theories. As methodological approach, I choose Orkut - the biggest social networking website on Brazil - as ambient to the reception study. The spontaneity and freedom of Orkut users made possible to find the meanings of emotion and fidelity without external interference. As discursive sample, I choose 60 virtual communities dedicated to the newscasters and Jornal Nacional, in the course of six years, analyzing communities descriptions, surveys and participations of users.application/pdfporTelejornalismoEmoçãoTelevisão (Comunicação)Estudos de recepçãoJornal Nacional (Programa de televisão)CommunicationJournalismTelevision journalismEmotionReception studiesOrkutNewscastersJornal NacionalA emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000720518.pdf000720518.pdfTexto completoapplication/pdf1199484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/1/000720518.pdf78ed52ebd3efb9c2066091f9241a3390MD51TEXT000720518.pdf.txt000720518.pdf.txtExtracted Texttext/plain450333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/2/000720518.pdf.txtf29f4bf64d46d070c8383e1da15b9d1bMD52THUMBNAIL000720518.pdf.jpg000720518.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/3/000720518.pdf.jpg5b330f565334116ee28a1ed0c7aea740MD5310183/177402018-10-08 09:07:23.945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:07:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
title A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
spellingShingle A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
Hagen, Sean Aquere
Telejornalismo
Emoção
Televisão (Comunicação)
Estudos de recepção
Jornal Nacional (Programa de televisão)
Communication
Journalism
Television journalism
Emotion
Reception studies
Orkut
Newscasters
Jornal Nacional
title_short A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
title_full A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
title_fullStr A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
title_full_unstemmed A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
title_sort A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
author Hagen, Sean Aquere
author_facet Hagen, Sean Aquere
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hagen, Sean Aquere
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Benetti, Márcia
contributor_str_mv Benetti, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo
Emoção
Televisão (Comunicação)
Estudos de recepção
Jornal Nacional (Programa de televisão)
topic Telejornalismo
Emoção
Televisão (Comunicação)
Estudos de recepção
Jornal Nacional (Programa de televisão)
Communication
Journalism
Television journalism
Emotion
Reception studies
Orkut
Newscasters
Jornal Nacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Journalism
Television journalism
Emotion
Reception studies
Orkut
Newscasters
Jornal Nacional
description A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Bonner. No campo teórico, amparo-me na neurociência, na psicologia e na sociologia para compreender como a emoção desempenha importante papel na tomada de decisões racionais, incorporando essa concepção às teorias do jornalismo. No campo metodológico, utilizo o Orkut - mais acessado site de relacionamentos no Brasil - como ambiente de estudo de recepção. A espontaneidade e a liberdade de expressão dos participantes permitem encontrar os sentidos de emoção e fidelização sem interferência externa à amostra. Como corpus de análise discursiva, trabalho com 60 comunidades dedicadas ao casal e ao JN, em um período de seis anos, investigando descrições das comunidades, enquetes e participações dos usuários.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-02T04:15:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17740
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000720518
url http://hdl.handle.net/10183/17740
identifier_str_mv 000720518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/1/000720518.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/2/000720518.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17740/3/000720518.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78ed52ebd3efb9c2066091f9241a3390
f29f4bf64d46d070c8383e1da15b9d1b
5b330f565334116ee28a1ed0c7aea740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085160058617856