Memórias da cultura japonesa no rio grande do sul (1970-980): lembranças dos senseis de karate-do shotokan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172126 |
Resumo: | O Karate-do, quando visualizado enquanto uma prática esportiva, é um fenômeno sociocultural sustentado por uma base histórica, dotado de sentidos e significados. Tal prática de luta suscita representações de identidades culturais nos grupos de praticantes. As identidades culturais são construções históricas inseridas em determinado contexto social que, no decorrer das transformações do tempo e do espaço, são também modificadas, negociadas, reconstruídas. Como criação cultural e social, a identidade cultural não é inerente ao sujeito, não nasce com ele, mas é produzida em uma relação de interdependência com o diferente e com o semelhante. O presente estudo tem como objetivo investigar as memórias da cultura japonesa no Rio Grande do Sul nas décadas de 1970 e 1980, a partir das lembranças dos senseis de Karatê Shotokan. A escolha para esse recorte temporal refere-se à década de chegada do Sensei Tasuke Watanabe ao Rio Grande do Sul, o responsável pela introdução do estilo Shotokan no Estado e encerra com o afastamento do referido sensei do estado do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa utilizou-se do método qualitativo para obtenção e análise das informações. As entrevistas foram escolhidas como fonte de coleta de informações por constituírem-se em uma estratégia que permite o estabelecimento de um vínculo melhor e de maior profundidade com o entrevistado. Por intermédio das fontes analisadas foi possível entender o contexto do recorte temporal apresentado e pudemos observar que houve por intermédio da prática do karate-do a transferência de elementos da cultura japonesa nos seus participantes e também pudemos verificar que não houve problemas de aceitação dos elementos da Cultura Japonesa dentro da Cultura Sul Rio Grandense por causa da grande miscigenação que existe no Rio Grande do Sul pela sua colonização europeia. |
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Aires de Los Santos, Alfredo FernandoMazo, Janice Zarpellon2018-01-24T02:30:30Z2017http://hdl.handle.net/10183/172126001057007O Karate-do, quando visualizado enquanto uma prática esportiva, é um fenômeno sociocultural sustentado por uma base histórica, dotado de sentidos e significados. Tal prática de luta suscita representações de identidades culturais nos grupos de praticantes. As identidades culturais são construções históricas inseridas em determinado contexto social que, no decorrer das transformações do tempo e do espaço, são também modificadas, negociadas, reconstruídas. Como criação cultural e social, a identidade cultural não é inerente ao sujeito, não nasce com ele, mas é produzida em uma relação de interdependência com o diferente e com o semelhante. O presente estudo tem como objetivo investigar as memórias da cultura japonesa no Rio Grande do Sul nas décadas de 1970 e 1980, a partir das lembranças dos senseis de Karatê Shotokan. A escolha para esse recorte temporal refere-se à década de chegada do Sensei Tasuke Watanabe ao Rio Grande do Sul, o responsável pela introdução do estilo Shotokan no Estado e encerra com o afastamento do referido sensei do estado do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa utilizou-se do método qualitativo para obtenção e análise das informações. As entrevistas foram escolhidas como fonte de coleta de informações por constituírem-se em uma estratégia que permite o estabelecimento de um vínculo melhor e de maior profundidade com o entrevistado. Por intermédio das fontes analisadas foi possível entender o contexto do recorte temporal apresentado e pudemos observar que houve por intermédio da prática do karate-do a transferência de elementos da cultura japonesa nos seus participantes e também pudemos verificar que não houve problemas de aceitação dos elementos da Cultura Japonesa dentro da Cultura Sul Rio Grandense por causa da grande miscigenação que existe no Rio Grande do Sul pela sua colonização europeia.Karate-do, when visualized as a sports practice, is a sociocultural phenomenon sustained by a historical basis, endowed with meanings and meanings. Such a practice of struggle raises representations of cultural identities in groups of practitioners. Cultural identities are historical constructions inserted in a certain social context that, in the course of the transformations of time and space, are also modified, negotiated, reconstructed. As cultural and social creation, cultural identity is not inherent in the subject, not born with it, but is produced in a relation of interdependence with the different and with the like. The present study aims to investigate the memories of Japanese culture in Rio Grande do Sul in the 1970s and 1980s, from the memories of Shotokan karate senseis. The choice for this temporal cut refers to the decade of the arrival of Sensei Tasuke Watanabe to Rio Grande do Sul, responsible for the introduction of the Shotokan style in the State and ends with the removal of the aforementioned sensei from the state of Rio Grande do Sul. Qualitative method for obtaining and analyzing the information. The interviews were chosen as a source of information gathering because they constitute a strategy that allows the establishment of a better and deeper bond with the interviewee. Through the analyzed sources it was possible to understand the context of the presented temporal cut and we could observe that through the karate-do practice the transfer of elements of the Japanese culture in its participants and also we could verify that there were no problems of acceptance of the elements of the Japanese Culture within the South Rio Grande Culture because of the great miscegenation that exists in Rio Grande do Sul for its European colonization.El Karate-do, cuando se ve como una práctica deportiva, es un fenómeno sociocultural sostenido por una base histórica, dotado de sentidos y significados. Tal práctica de lucha suscita representaciones de identidades culturales en los grupos de practicantes. Las identidades culturales son construcciones históricas insertadas en determinado contexto social que, en el transcurso de las transformaciones del tiempo y del espacio, son también modificadas, negociadas, reconstruidas. Como creación cultural y social, la identidad cultural no es inherente al sujeto, no nace con él, sino que se produce en una relación de interdependencia con lo diferente y con lo semejante. El presente estudio tiene como objetivo investigar las memorias de la cultura japonesa en Rio Grande del Sur en las décadas de 1970 y 1980, a partir de los recuerdos de los senseis de Karate Shotokan. La elección para ese recorte temporal se refiere a la década de llegada del Sensei Tasuke Watanabe a Rio Grande del Sur, el responsable por la introducción del estilo Shotokan en el Estado y cierra con el alejamiento del referido sensei del estado de Rio Grande del Sur. Se utilizó el método cualitativo para la obtención y el análisis de la información Las entrevistas fueron elegidas como fuente de recolección de informaciones por constituirse en una estrategia que permite el establecimiento de un vínculo mejor y de mayor profundidad con el entrevistado. Por intermedio de las fuentes analizadas fue posible entender el contexto del recorte temporal presentado y pudimos observar que hubo por medio de la práctica del karate-do la transferencia de elementos de la cultura japonesa en sus participantes y también pudimos verificar que no hubo problemas de aceptación de los elementos de la cultura japonesa Cultura Japonesa dentro de la Cultura Sur Río Grandense a causa del gran mestizaje que existe en el Río Grande del Sur por su colonización europea.application/pdfporKaratêCultura japonesaHistória do esporteKarate-doJapanese cultureHistory of sportKarate-doCultura japonesaHistória del deporteMemórias da cultura japonesa no rio grande do sul (1970-980): lembranças dos senseis de karate-do shotokaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2017.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057007.pdf001057007.pdfTexto completoapplication/pdf16761423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172126/1/001057007.pdfd7205bc9b3637c87721c88641ebd0971MD51TEXT001057007.pdf.txt001057007.pdf.txtExtracted Texttext/plain229853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172126/2/001057007.pdf.txtc831715a93058e1d136bad4f2d3b5eacMD52THUMBNAIL001057007.pdf.jpg001057007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172126/3/001057007.pdf.jpg6ee76fd778bf70c7d3465ddceb909d62MD5310183/1721262018-10-24 08:50:53.109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T11:50:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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