Substâncias que interferem nos hábitos alimentares e na saúde humana : sentidos e significados socioculturais no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236276 |
Resumo: | As discussões sobre o consumo de substâncias que interferem na vida escolar de estudantes de educação básica, em especial quanto aos hábitos alimentares e à saúde humana, são importantes, pois é nessa fase do desenvolvimento humano que se pressupõe a passagem de uma situação de dependência infantil para uma maior autonomia social. O objetivo da pesquisa foi investigar as implicações na vida escolar, nos hábitos alimentares e na saúde humana de estudantes de educação básica ocasionadas pelo consumo de substâncias alimentares e/ou psicoativas, considerando o seu meio sociocultural. Entende-se que as substâncias alimentares podem promover fatores positivos ou negativos dependendo do tipo de alimento e as respectivas quantidades consumidas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa com delineamento descritivo e transversal. Foi desenvolvida em Escolas Municipais e Estaduais de Educação Básica do município de Panambi no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e professores. Os dados foram produzidos por meio da análise de artigos científicos, questionários e encontros formativos. A parte qualitativa foi analisada com base nos argumentos de Moraes e Galiazzi (2016) sobre a análise textual discursiva (ATD). Para os dados quantitativos foi realizada análise estatística descritiva e influencial usando o software SPSS. Percebemos diversas influências dos comportamentos e aprendizagens escolares relacionadas ao contexto de vida dos estudantes, tais como questões: sociais, ambientais, culturais e econômicos. No estudo buscamos aprofundar a investigação no campo da Saúde e da Educação, considerando, ainda, abordagens sociais, socioantropológicas e socioculturais. Defendemos a importância de articular a promoção da saúde na escola com uma perspectiva de proposta curricular que considere a vivência e a fase de vida dos alunos. Abordamos estudos sobre a necessidade de compreensão da multidimensionalidade do comportamento alimentar, considerando-o complexo, pois envolve aspectos socioculturais, subjetivos e individuais, conscientes e inconscientes sobre a alimentação e a nutrição. Trouxemos reflexões a partir dos argumentos de Edgar Morin e Pierre Bourdieu. O processo de análise das produções bibliográficas, fez compreender uma parcela dos conhecimentos produzidos e validados sobre as implicações do comportamento de adolescentes com o uso de substâncias alimentares e/ou psicoativas e a influência na saúde, nos hábitos alimentares e nos significados socioculturais no contexto escolar. Identificamos a significância com p<0,05 sobre o desempenho escolar dos estudantes ao associarmos a dificuldade de concentração, dormir mal, quantidade de comida em casa e a escolaridade da mãe. Além disso, observamos que o maior consumo de açúcar branco, bebidas adoçadas, panificados e baixo consumo de frutas podem estar relacionados à interferência negativa no desempenho escolar. Em relação às substâncias psicoativas, o estudo mostra que o consumo de energéticos, bebida alcoólica com energético e drogas pode estar associado ao pior desempenho escolar. Identificamos algumas relações sobre as escolhas alimentares e o uso de substâncias psicoativas conforme a renda dos estudantes, como a menor quantidade de comida em casa, que se mostrou relacionada com a baixa renda das famílias. O baixo consumo de alimentos ultraprocessados, associado a uma maior frequência no consumo de frutas e saladas mostrou-se relacioado à renda familiar superior a quatro salários mínimos. Na pesquisa percebemos que a alimentação, a nutrição e o consumo de substâncias psicoativas têm relação direta com as condições do ambiente em que os estudantes vivem, pois os diferentes conhecimentos e saberes, os aspectos históricos, ambientais e socioculturais em que os sujeitos estão inseridos, são fundamentais para compreender as implicações de substâncias alimentares e/ou psicoativas na vida escolar. |
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Bernard, AlineBoff, Eva Teresinha de Oliveira2022-03-26T05:05:32Z2022http://hdl.handle.net/10183/236276001138530As discussões sobre o consumo de substâncias que interferem na vida escolar de estudantes de educação básica, em especial quanto aos hábitos alimentares e à saúde humana, são importantes, pois é nessa fase do desenvolvimento humano que se pressupõe a passagem de uma situação de dependência infantil para uma maior autonomia social. O objetivo da pesquisa foi investigar as implicações na vida escolar, nos hábitos alimentares e na saúde humana de estudantes de educação básica ocasionadas pelo consumo de substâncias alimentares e/ou psicoativas, considerando o seu meio sociocultural. Entende-se que as substâncias alimentares podem promover fatores positivos ou negativos dependendo do tipo de alimento e as respectivas quantidades consumidas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa com delineamento descritivo e transversal. Foi desenvolvida em Escolas Municipais e Estaduais de Educação Básica do município de Panambi no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e professores. Os dados foram produzidos por meio da análise de artigos científicos, questionários e encontros formativos. A parte qualitativa foi analisada com base nos argumentos de Moraes e Galiazzi (2016) sobre a análise textual discursiva (ATD). Para os dados quantitativos foi realizada análise estatística descritiva e influencial usando o software SPSS. Percebemos diversas influências dos comportamentos e aprendizagens escolares relacionadas ao contexto de vida dos estudantes, tais como questões: sociais, ambientais, culturais e econômicos. No estudo buscamos aprofundar a investigação no campo da Saúde e da Educação, considerando, ainda, abordagens sociais, socioantropológicas e socioculturais. Defendemos a importância de articular a promoção da saúde na escola com uma perspectiva de proposta curricular que considere a vivência e a fase de vida dos alunos. Abordamos estudos sobre a necessidade de compreensão da multidimensionalidade do comportamento alimentar, considerando-o complexo, pois envolve aspectos socioculturais, subjetivos e individuais, conscientes e inconscientes sobre a alimentação e a nutrição. Trouxemos reflexões a partir dos argumentos de Edgar Morin e Pierre Bourdieu. O processo de análise das produções bibliográficas, fez compreender uma parcela dos conhecimentos produzidos e validados sobre as implicações do comportamento de adolescentes com o uso de substâncias alimentares e/ou psicoativas e a influência na saúde, nos hábitos alimentares e nos significados socioculturais no contexto escolar. Identificamos a significância com p<0,05 sobre o desempenho escolar dos estudantes ao associarmos a dificuldade de concentração, dormir mal, quantidade de comida em casa e a escolaridade da mãe. Além disso, observamos que o maior consumo de açúcar branco, bebidas adoçadas, panificados e baixo consumo de frutas podem estar relacionados à interferência negativa no desempenho escolar. Em relação às substâncias psicoativas, o estudo mostra que o consumo de energéticos, bebida alcoólica com energético e drogas pode estar associado ao pior desempenho escolar. Identificamos algumas relações sobre as escolhas alimentares e o uso de substâncias psicoativas conforme a renda dos estudantes, como a menor quantidade de comida em casa, que se mostrou relacionada com a baixa renda das famílias. O baixo consumo de alimentos ultraprocessados, associado a uma maior frequência no consumo de frutas e saladas mostrou-se relacioado à renda familiar superior a quatro salários mínimos. Na pesquisa percebemos que a alimentação, a nutrição e o consumo de substâncias psicoativas têm relação direta com as condições do ambiente em que os estudantes vivem, pois os diferentes conhecimentos e saberes, os aspectos históricos, ambientais e socioculturais em que os sujeitos estão inseridos, são fundamentais para compreender as implicações de substâncias alimentares e/ou psicoativas na vida escolar.Discussing the consumption of substances that interfere in the experience of students in basic education is important, especially relating eating habits and health issues, since it is in such phase of human development in which children become socially autonomous. The objective of the research is to investigate the implications of the consumption of food and psychoactive substances in students of basic education considering the sociocultural field. It understands that food can promote positive or negative factors depending on the type of food or substances consumed. It is a both qualitative and quantitative approach of transversal description. It was developed in municipal and state schools of basic education of the city of Panambi in the state of Rio Grande do Sul. The subjects of research are students of the final years of elementary school. The data is product of the analysis of scientific articles, questionnaires, interviews and meetings. The qualitative analysis is based upon Moraes and Galiazzi (2016) view on Discursive Textual Analysis. The quantitative analysis is set upon descriptive and influential statistics through the SPSS software. Several influenes were noticed in the behavior and learnings relating the context of life of the students such as social, environmental, cultural and economic. The study deepens the investigation on both Health and Education fields considering the antropological approach and presents the importance of articulation between health promotion at school in the perspective of a curriculum that considers the experience of the students through the comprehension of the multidimension of complex eating habits, that are subjective and individual, conscious and unconscious. The text reflects on Edgar Morin and Pierre Bourdieu to analyze, in the third chapter, the knowledge validated about the implications of the behavior of teenagers with food and psychoactive substances in their health, habits and sociocultural meanings for the scholar context. We identify the significance of eating habits and mother’s education in scholar perfomance, considering concentration and sleep difficulties. It also identifies that the consumption of white sugar, white flour and sweetened beverages in opposition to the little consumption of fresh fruit can explain some of the poor scholar perfomance. About psychoactive substances, the study shows that the consumption of energy drinks, alcohol and drugs also relate to poorer scholar performance. We identify about the consumption in relation to the students familiar income, revealing that when there is less income, the poorer are the eating habits such as ultraprocessed products and, on the other side, the more income, the better quality of food. Finally, it presents that the consumption of food and psychoactive substances are directly related to the environmental conditions os the students’ families and knowledges, including historic and cultural aspects, all fundamental to comprehend the implications of their consumption habits in their scholar perfomance.application/pdfporEducação alimentar e nutricionalComportamento alimentarFood and nutrition educationTeenage nutrition habitsSubstances that interfere in scholar perfomanceHealth promotionSubstâncias que interferem nos hábitos alimentares e na saúde humana : sentidos e significados socioculturais no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138530.pdf.txt001138530.pdf.txtExtracted Texttext/plain392440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236276/2/001138530.pdf.txt0602db60551c3d4ef90248d9eac66105MD52ORIGINAL001138530.pdfTexto completoapplication/pdf2678816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236276/1/001138530.pdfc53506c95300c6dbf342c14658981623MD5110183/2362762022-04-05 04:41:02.561753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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As discussões sobre o consumo de substâncias que interferem na vida escolar de estudantes de educação básica, em especial quanto aos hábitos alimentares e à saúde humana, são importantes, pois é nessa fase do desenvolvimento humano que se pressupõe a passagem de uma situação de dependência infantil para uma maior autonomia social. O objetivo da pesquisa foi investigar as implicações na vida escolar, nos hábitos alimentares e na saúde humana de estudantes de educação básica ocasionadas pelo consumo de substâncias alimentares e/ou psicoativas, considerando o seu meio sociocultural. Entende-se que as substâncias alimentares podem promover fatores positivos ou negativos dependendo do tipo de alimento e as respectivas quantidades consumidas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa com delineamento descritivo e transversal. Foi desenvolvida em Escolas Municipais e Estaduais de Educação Básica do município de Panambi no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e professores. Os dados foram produzidos por meio da análise de artigos científicos, questionários e encontros formativos. A parte qualitativa foi analisada com base nos argumentos de Moraes e Galiazzi (2016) sobre a análise textual discursiva (ATD). Para os dados quantitativos foi realizada análise estatística descritiva e influencial usando o software SPSS. Percebemos diversas influências dos comportamentos e aprendizagens escolares relacionadas ao contexto de vida dos estudantes, tais como questões: sociais, ambientais, culturais e econômicos. No estudo buscamos aprofundar a investigação no campo da Saúde e da Educação, considerando, ainda, abordagens sociais, socioantropológicas e socioculturais. Defendemos a importância de articular a promoção da saúde na escola com uma perspectiva de proposta curricular que considere a vivência e a fase de vida dos alunos. Abordamos estudos sobre a necessidade de compreensão da multidimensionalidade do comportamento alimentar, considerando-o complexo, pois envolve aspectos socioculturais, subjetivos e individuais, conscientes e inconscientes sobre a alimentação e a nutrição. Trouxemos reflexões a partir dos argumentos de Edgar Morin e Pierre Bourdieu. O processo de análise das produções bibliográficas, fez compreender uma parcela dos conhecimentos produzidos e validados sobre as implicações do comportamento de adolescentes com o uso de substâncias alimentares e/ou psicoativas e a influência na saúde, nos hábitos alimentares e nos significados socioculturais no contexto escolar. Identificamos a significância com p<0,05 sobre o desempenho escolar dos estudantes ao associarmos a dificuldade de concentração, dormir mal, quantidade de comida em casa e a escolaridade da mãe. Além disso, observamos que o maior consumo de açúcar branco, bebidas adoçadas, panificados e baixo consumo de frutas podem estar relacionados à interferência negativa no desempenho escolar. Em relação às substâncias psicoativas, o estudo mostra que o consumo de energéticos, bebida alcoólica com energético e drogas pode estar associado ao pior desempenho escolar. Identificamos algumas relações sobre as escolhas alimentares e o uso de substâncias psicoativas conforme a renda dos estudantes, como a menor quantidade de comida em casa, que se mostrou relacionada com a baixa renda das famílias. O baixo consumo de alimentos ultraprocessados, associado a uma maior frequência no consumo de frutas e saladas mostrou-se relacioado à renda familiar superior a quatro salários mínimos. Na pesquisa percebemos que a alimentação, a nutrição e o consumo de substâncias psicoativas têm relação direta com as condições do ambiente em que os estudantes vivem, pois os diferentes conhecimentos e saberes, os aspectos históricos, ambientais e socioculturais em que os sujeitos estão inseridos, são fundamentais para compreender as implicações de substâncias alimentares e/ou psicoativas na vida escolar. |
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