O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Moro, Marília Bervian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174381
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus efeitos sobre os modos de ser um estudante bem-sucedido neste Exame. A problemática da investigação organizou-se a partir da seguinte questão: Como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Desmembrando essa pergunta, estabeleceram-se dois objetivos específicos: mapear, em mídias sociais do Facebook, os modos de ser um estudante bem-sucedido no Enem; analisar processos de objetivação e subjetivação e práticas de disciplinamento a eles associados presentes no material reunido, que atuam sobre os sujeitos que se preparam para o Exame. Como aportes teóricos foram utilizados os conceitos de governamentalidade e de disciplinamento dos corpos e saberes, ambos na perspectiva foucaultiana. O material empírico reunido é composto por mais de 100 postagens (e reportagens a elas vinculadas) coletadas entre outubro de 2015 e julho de 2017, oriundas de páginas do Facebook direcionadas aos estudantes que se preparam para prestar o Exame. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso como discutido por Michel Foucault. O resultado desse exame mostrou que processos de objetivação e subjetivação presentes nas postagens reforçam a produção de um sujeito dedicado, estudioso, disciplinado, que alcança seus objetivos (o bom desempenho no Enem) a partir de seu esforço individual. Além disso, no material podem ser evidenciadas técnicas de disciplinamento dos corpos dos candidatos, envolvendo controle do tempo, do espaço, de acompanhamento do seu próprio desempenho acadêmico que se configuram como uma importante estratégia de autorregulação. Neste sentido, a pesquisa indica que, muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame produz efeitos na constituição dos estudantes e fortalece a ideia de que candidatos estudiosos e dedicados possuem mais chances de serem bem-sucedidos.
id URGS_9ce38a1abd132a1084453709aa1b4e92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174381
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dal Moro, Marília BervianWanderer, Fernanda2018-04-04T02:26:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/174381001062108Esta pesquisa versa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus efeitos sobre os modos de ser um estudante bem-sucedido neste Exame. A problemática da investigação organizou-se a partir da seguinte questão: Como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Desmembrando essa pergunta, estabeleceram-se dois objetivos específicos: mapear, em mídias sociais do Facebook, os modos de ser um estudante bem-sucedido no Enem; analisar processos de objetivação e subjetivação e práticas de disciplinamento a eles associados presentes no material reunido, que atuam sobre os sujeitos que se preparam para o Exame. Como aportes teóricos foram utilizados os conceitos de governamentalidade e de disciplinamento dos corpos e saberes, ambos na perspectiva foucaultiana. O material empírico reunido é composto por mais de 100 postagens (e reportagens a elas vinculadas) coletadas entre outubro de 2015 e julho de 2017, oriundas de páginas do Facebook direcionadas aos estudantes que se preparam para prestar o Exame. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso como discutido por Michel Foucault. O resultado desse exame mostrou que processos de objetivação e subjetivação presentes nas postagens reforçam a produção de um sujeito dedicado, estudioso, disciplinado, que alcança seus objetivos (o bom desempenho no Enem) a partir de seu esforço individual. Além disso, no material podem ser evidenciadas técnicas de disciplinamento dos corpos dos candidatos, envolvendo controle do tempo, do espaço, de acompanhamento do seu próprio desempenho acadêmico que se configuram como uma importante estratégia de autorregulação. Neste sentido, a pesquisa indica que, muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame produz efeitos na constituição dos estudantes e fortalece a ideia de que candidatos estudiosos e dedicados possuem mais chances de serem bem-sucedidos.This research studies the National Secondary Education Examination (ENEM) and its effects on the ways a student can be successful at this test. The investigation’s problematic was organized from the following question: How are constituted, in Facebook social medias, the successful students in the National Secondary Education Examination (Enem)? Dismembering this question, two specific objectives were established: to map, in materials from the social media Facebook, the ways of being a successful student at Enem; to analyze the objectification and subjectivation processes and disciplinary practices associated with them, present at the gathered material that act on the subjects that prepare themselves for the examination. Concepts of governmentality and discipline of bodies and knowledge were used as theoretical contributions, in the Foucauldian perspective. The collected empirical material is composed of more than 100 posts (and related reports) collected between October 2015 and July 2017, from Facebook pages directed to students who are preparing themselves to take the examination. The analytical strategy used to operate on this material was the discourse analysis as discussed by Michel Foucault. The result of this examination showed that the processes of subjectivation and objectification present in the posts reinforce the production of a dedicated, studious, disciplined subject who achieves his goals (a good Enem performance) from his individual effort. In addition, techniques of the bodies and knowledge can be evidenced, involving control of time, space and the monitoring of their own academic performance that are configured as an important strategy of self-regulation. In this sense, the research indicates that, rather than serving as a form of entry into College, the examination produces effects on the constitution of students and strengthens the idea that studious and dedicated candidates are more likely to be successful.application/pdfporExame Nacional do Ensino MédioEnsino médioGovernamentalidadeRedes sociaisGovernmentalityObjectification and SubjectivationDisciplineFacebookO Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062108.pdf001062108.pdfTexto completoapplication/pdf3042362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174381/1/001062108.pdfa8ea0c5bdd2be198508490568fa6c699MD51TEXT001062108.pdf.txt001062108.pdf.txtExtracted Texttext/plain257370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174381/2/001062108.pdf.txt1747cce9303860fc62e684b294b95a60MD52THUMBNAIL001062108.pdf.jpg001062108.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174381/3/001062108.pdf.jpge4d7d196a1559e5d365d7f76acb53322MD5310183/1743812021-05-07 04:53:14.855615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
title O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
spellingShingle O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
Dal Moro, Marília Bervian
Exame Nacional do Ensino Médio
Ensino médio
Governamentalidade
Redes sociais
Governmentality
Objectification and Subjectivation
Discipline
Facebook
title_short O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
title_full O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
title_fullStr O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
title_full_unstemmed O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
title_sort O Exame Nacional do Ensino Médio e a constituição do estudante nota 1000 : seja qual for a sua escolha, preste o ENEM!
author Dal Moro, Marília Bervian
author_facet Dal Moro, Marília Bervian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Moro, Marília Bervian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio
Ensino médio
Governamentalidade
Redes sociais
topic Exame Nacional do Ensino Médio
Ensino médio
Governamentalidade
Redes sociais
Governmentality
Objectification and Subjectivation
Discipline
Facebook
dc.subject.eng.fl_str_mv Governmentality
Objectification and Subjectivation
Discipline
Facebook
description Esta pesquisa versa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus efeitos sobre os modos de ser um estudante bem-sucedido neste Exame. A problemática da investigação organizou-se a partir da seguinte questão: Como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Desmembrando essa pergunta, estabeleceram-se dois objetivos específicos: mapear, em mídias sociais do Facebook, os modos de ser um estudante bem-sucedido no Enem; analisar processos de objetivação e subjetivação e práticas de disciplinamento a eles associados presentes no material reunido, que atuam sobre os sujeitos que se preparam para o Exame. Como aportes teóricos foram utilizados os conceitos de governamentalidade e de disciplinamento dos corpos e saberes, ambos na perspectiva foucaultiana. O material empírico reunido é composto por mais de 100 postagens (e reportagens a elas vinculadas) coletadas entre outubro de 2015 e julho de 2017, oriundas de páginas do Facebook direcionadas aos estudantes que se preparam para prestar o Exame. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso como discutido por Michel Foucault. O resultado desse exame mostrou que processos de objetivação e subjetivação presentes nas postagens reforçam a produção de um sujeito dedicado, estudioso, disciplinado, que alcança seus objetivos (o bom desempenho no Enem) a partir de seu esforço individual. Além disso, no material podem ser evidenciadas técnicas de disciplinamento dos corpos dos candidatos, envolvendo controle do tempo, do espaço, de acompanhamento do seu próprio desempenho acadêmico que se configuram como uma importante estratégia de autorregulação. Neste sentido, a pesquisa indica que, muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame produz efeitos na constituição dos estudantes e fortalece a ideia de que candidatos estudiosos e dedicados possuem mais chances de serem bem-sucedidos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174381
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062108
url http://hdl.handle.net/10183/174381
identifier_str_mv 001062108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174381/1/001062108.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174381/2/001062108.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174381/3/001062108.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8ea0c5bdd2be198508490568fa6c699
1747cce9303860fc62e684b294b95a60
e4d7d196a1559e5d365d7f76acb53322
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085436357345280