Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottaro, Silvania Moraes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11410
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e o efeito residual de uma intervenção de promoção do aleitamento materno (AM) entre escolares da quinta-série por meio de um ensaio clínico randomizado, por conglomerado. O estudo envolveu 564 escolares de ambos os sexos, sorteados em grupo controle (n=253) e grupo de estudo (n=311). Para comparar seus conhecimentos, percepções e mitos sobre AM antes e três meses após a intervenção, utilizouse questionário padronizado contendo 25 questões objetivas sobre diversos aspectos do AM, em que o escolar recebia pontos quando optava pela resposta mais favorável à amamentação. A intervenção foi desenvolvida na escola, em três sessões, com intervalo de uma semana. Para as comparações, utilizou-se o teste t de Student para médias, o teste qui-quadrado para proporções e o teste de Mann-Whitney U para deltas percentuais. Os resultados mostram que os escolares do grupo de estudo aumentaram significativamente os seus escores quando testados imediatamente após a intervenção, mantendo esse efeito após três meses. A intervenção teve maior impacto nos escolares das escolas públicas (p=0,002) e entre as meninas (p=0,055). Foi quase consenso a importância da participação do pai na amamentação, embora cerca de 70% dos escolares tenham relatado que a forma de o pai ajudar é dando mamadeira para o bebê. Após a intervenção, apenas dois tópicos, um relacionado à duração do AM e outro ao uso do chá em bebês amamentados, persistiram com um percentual abaixo de 50% de acertos. A intervenção aumentou o número de escolares que responderam que amamentariam exclusivamente os seus filhos e diminuiu o dos que tinham restrições à amamentação em público. Conclui-se ser possível melhorar os conhecimentos, as percepções e as crenças de meninos e meninas em relação ao AM por meio de atividades desenvolvidas nas escolas, mantendo-os inalterados até pelo menos três meses após a intervenção.
id URGS_9d23e6ae19eb92958a1bc3910b04cbe4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11410
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bottaro, Silvania MoraesGiugliani, Elsa Regina Justo2007-12-29T05:11:10Z2006http://hdl.handle.net/10183/11410000612675O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e o efeito residual de uma intervenção de promoção do aleitamento materno (AM) entre escolares da quinta-série por meio de um ensaio clínico randomizado, por conglomerado. O estudo envolveu 564 escolares de ambos os sexos, sorteados em grupo controle (n=253) e grupo de estudo (n=311). Para comparar seus conhecimentos, percepções e mitos sobre AM antes e três meses após a intervenção, utilizouse questionário padronizado contendo 25 questões objetivas sobre diversos aspectos do AM, em que o escolar recebia pontos quando optava pela resposta mais favorável à amamentação. A intervenção foi desenvolvida na escola, em três sessões, com intervalo de uma semana. Para as comparações, utilizou-se o teste t de Student para médias, o teste qui-quadrado para proporções e o teste de Mann-Whitney U para deltas percentuais. Os resultados mostram que os escolares do grupo de estudo aumentaram significativamente os seus escores quando testados imediatamente após a intervenção, mantendo esse efeito após três meses. A intervenção teve maior impacto nos escolares das escolas públicas (p=0,002) e entre as meninas (p=0,055). Foi quase consenso a importância da participação do pai na amamentação, embora cerca de 70% dos escolares tenham relatado que a forma de o pai ajudar é dando mamadeira para o bebê. Após a intervenção, apenas dois tópicos, um relacionado à duração do AM e outro ao uso do chá em bebês amamentados, persistiram com um percentual abaixo de 50% de acertos. A intervenção aumentou o número de escolares que responderam que amamentariam exclusivamente os seus filhos e diminuiu o dos que tinham restrições à amamentação em público. Conclui-se ser possível melhorar os conhecimentos, as percepções e as crenças de meninos e meninas em relação ao AM por meio de atividades desenvolvidas nas escolas, mantendo-os inalterados até pelo menos três meses após a intervenção.The present work aimed at evaluating the efficacy and the residual effect of an intervention of improvement of breastfeeding amongst the scholars of fifth grade through a clinic random test, by conglomerate. The study involved 564 scholars of both sexes, picked in a control group (n=253) and study group (n=311). In order to compare their knowledge, perception and myths about breastfeeding before and three months after the intervention, a standardized questionnaire containing 25 objective questions about various aspects of breastfeeding, in which the scholar received points when opted for the most appropriate to breastfeeding. The intervention was developed in the school in three sessions, with an interval of one week. For the comparisons, the t for student test was utilized for the averages, the qui-square test for the proportions and the Mann-Whitney U for the delta rates. The results show that the scholars in the group of study had their scores improved significantly when tested immediately after the intervention, keeping this effect after three months. The intervention had the bigger impact in the scholars of public schools (p=0,002) and amongst girls (p=0,055). The importance of father participation in breastfeeding was practically consensual, although about 70% of scholars have claimed that the way the father has to help is giving the bottle to the baby. After the intervention, only two topics, one related to the duration of breastfeeding and another to using tea in breastfeeding babies, persisted with rate below 50% of right questions. The intervention increased the number of scholars who answered that they would exclusively breastfeed their children and it decreased the ones who have restrictions to breastfeeding in public. Finally, it is possible to improve knowledge, perceptions and beliefs of boys and girls in relation to breastfeeding by doing activities developed at school, keeping them steady until, at least, three months after intervention.application/pdfporAleitamento maternoPromoção da saúdeEducação em saúdeEstudantesCriançaBreastfeedingEducation in healthAvaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas: PediatriaPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000612675.pdf000612675.pdfTexto completoapplication/pdf3908877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11410/1/000612675.pdf9a67a143f1352db1eea955c68753f61dMD51TEXT000612675.pdf.txt000612675.pdf.txtExtracted Texttext/plain233419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11410/2/000612675.pdf.txt29adee19ec4f06ff2127804b5024968dMD52THUMBNAIL000612675.pdf.jpg000612675.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11410/3/000612675.pdf.jpg458a0ce4acb01b7abf181fb8885664e1MD5310183/114102023-10-27 03:30:00.889607oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-27T06:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
title Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
spellingShingle Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
Bottaro, Silvania Moraes
Aleitamento materno
Promoção da saúde
Educação em saúde
Estudantes
Criança
Breastfeeding
Education in health
title_short Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
title_full Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
title_fullStr Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
title_full_unstemmed Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
title_sort Avaliação de estratégia para promoção do aleitamento materno em escolas do ensino fundamental
author Bottaro, Silvania Moraes
author_facet Bottaro, Silvania Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottaro, Silvania Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giugliani, Elsa Regina Justo
contributor_str_mv Giugliani, Elsa Regina Justo
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Promoção da saúde
Educação em saúde
Estudantes
Criança
topic Aleitamento materno
Promoção da saúde
Educação em saúde
Estudantes
Criança
Breastfeeding
Education in health
dc.subject.eng.fl_str_mv Breastfeeding
Education in health
description O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e o efeito residual de uma intervenção de promoção do aleitamento materno (AM) entre escolares da quinta-série por meio de um ensaio clínico randomizado, por conglomerado. O estudo envolveu 564 escolares de ambos os sexos, sorteados em grupo controle (n=253) e grupo de estudo (n=311). Para comparar seus conhecimentos, percepções e mitos sobre AM antes e três meses após a intervenção, utilizouse questionário padronizado contendo 25 questões objetivas sobre diversos aspectos do AM, em que o escolar recebia pontos quando optava pela resposta mais favorável à amamentação. A intervenção foi desenvolvida na escola, em três sessões, com intervalo de uma semana. Para as comparações, utilizou-se o teste t de Student para médias, o teste qui-quadrado para proporções e o teste de Mann-Whitney U para deltas percentuais. Os resultados mostram que os escolares do grupo de estudo aumentaram significativamente os seus escores quando testados imediatamente após a intervenção, mantendo esse efeito após três meses. A intervenção teve maior impacto nos escolares das escolas públicas (p=0,002) e entre as meninas (p=0,055). Foi quase consenso a importância da participação do pai na amamentação, embora cerca de 70% dos escolares tenham relatado que a forma de o pai ajudar é dando mamadeira para o bebê. Após a intervenção, apenas dois tópicos, um relacionado à duração do AM e outro ao uso do chá em bebês amamentados, persistiram com um percentual abaixo de 50% de acertos. A intervenção aumentou o número de escolares que responderam que amamentariam exclusivamente os seus filhos e diminuiu o dos que tinham restrições à amamentação em público. Conclui-se ser possível melhorar os conhecimentos, as percepções e as crenças de meninos e meninas em relação ao AM por meio de atividades desenvolvidas nas escolas, mantendo-os inalterados até pelo menos três meses após a intervenção.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-12-29T05:11:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11410
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000612675
url http://hdl.handle.net/10183/11410
identifier_str_mv 000612675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11410/1/000612675.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11410/2/000612675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11410/3/000612675.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a67a143f1352db1eea955c68753f61d
29adee19ec4f06ff2127804b5024968d
458a0ce4acb01b7abf181fb8885664e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085108872380416