A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brusius, Ariete
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252668
Resumo: O objetivo central desta investigação foi identificar a alegria na escola. Considerou-se, inicialmente, que a escola é um lugar formado por vários grupos com interesses específicos: alunos e alunas, professores e professoras, pais e mães, direção administrativa e pedagógica, grupo de apoio e comunidade são formadores desta realidade escolar. Cada um deles tem objetivos específicos. A alegria foi identificada nos encontros, ou seja, na satisfação destes objetivos. O fio condutor da pesquisa foi a vida escolar de duas crianças da rede pública municipal de ensino da cidade de Novo Hamburgo - RS. Cada uma delas apresentava peculiaridades no seu desenvolvimento: o menino, deficiência motora grave e a menina, leucemia. Os entrevistados, representantes dos grupos formadores da realidade escolar, que haviam estabelecido relações com estas duas crianças, falaram sobre os laços delas com a escola. Dezoito pessoas, colegas de trabalho e circunstancialmente companheiros de vida, explicaram como era aquela situação. A partir disso foram identificados objetivos que eram avaliados como encontros ou desencontros. Como a escola é um lugar de desenvolvimento, de caminhada, considerou-se que ter alegrias é ter objetivos realizados, é ter encontros. Portanto, o sentido de estar na escola é alcançado, neste momento: realizar objetivos significa ter a certeza de estar avançando no caminho
id URGS_9e56d8992b5648266b697cd4231bd5ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252668
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brusius, ArieteFischer, Nilton Bueno2022-12-13T04:47:49Z1997http://hdl.handle.net/10183/252668000096257O objetivo central desta investigação foi identificar a alegria na escola. Considerou-se, inicialmente, que a escola é um lugar formado por vários grupos com interesses específicos: alunos e alunas, professores e professoras, pais e mães, direção administrativa e pedagógica, grupo de apoio e comunidade são formadores desta realidade escolar. Cada um deles tem objetivos específicos. A alegria foi identificada nos encontros, ou seja, na satisfação destes objetivos. O fio condutor da pesquisa foi a vida escolar de duas crianças da rede pública municipal de ensino da cidade de Novo Hamburgo - RS. Cada uma delas apresentava peculiaridades no seu desenvolvimento: o menino, deficiência motora grave e a menina, leucemia. Os entrevistados, representantes dos grupos formadores da realidade escolar, que haviam estabelecido relações com estas duas crianças, falaram sobre os laços delas com a escola. Dezoito pessoas, colegas de trabalho e circunstancialmente companheiros de vida, explicaram como era aquela situação. A partir disso foram identificados objetivos que eram avaliados como encontros ou desencontros. Como a escola é um lugar de desenvolvimento, de caminhada, considerou-se que ter alegrias é ter objetivos realizados, é ter encontros. Portanto, o sentido de estar na escola é alcançado, neste momento: realizar objetivos significa ter a certeza de estar avançando no caminhoThe main objectiv of this research was to identify the joy in school. I considered, initially, that school is a placa fomled by various groups, with specific interests: students, teachers, parenta, adminitrastration, pedagogiçal direction, workers and community are builders ofthis shool reality. Each one ofthem has specifíc objectivos. The joy was found in the meetings - which is, in the satisfaction of these objectivos. The research's main lhe was the school lide oftwo children from public school in Novo Hamburgo, RS. Both ofthem had peculiarities in their development: the boy has deep motor problems and the girl had leukemia. People who were interwieved in the research, representing the groups that âorm the school reality and that had established a relationship with these two children, talked about their presence in the school. Eighteen people, fellows in the work and - circunstantially - in the lide, explained how was that situation. Ater these answers, the objectivos avaliated as meetings and no-meetings, were identified. As school is a plane of personal development, l considered that the joyness is to have the objectives reached, to have meetings. So, the senso ofbeing in the school is, in this moment, reached: to reach an objective means the sureness ofadvancing in the way.application/pdfporAlegriaEscolaA alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000096257.pdf.txt000096257.pdf.txtExtracted Texttext/plain254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252668/2/000096257.pdf.txtbf1ccc26b726b021f0455845502c257fMD52ORIGINAL000096257.pdfTexto completoapplication/pdf80604158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252668/1/000096257.pdf02b58a077fd7d46c0d48808292010acdMD5110183/2526682022-12-14 05:55:20.114648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-14T07:55:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
title A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
spellingShingle A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
Brusius, Ariete
Alegria
Escola
title_short A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
title_full A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
title_fullStr A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
title_full_unstemmed A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
title_sort A alegria do encontro : um estudo sobre o papel dos objetivos na alegria da escola
author Brusius, Ariete
author_facet Brusius, Ariete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brusius, Ariete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Alegria
Escola
topic Alegria
Escola
description O objetivo central desta investigação foi identificar a alegria na escola. Considerou-se, inicialmente, que a escola é um lugar formado por vários grupos com interesses específicos: alunos e alunas, professores e professoras, pais e mães, direção administrativa e pedagógica, grupo de apoio e comunidade são formadores desta realidade escolar. Cada um deles tem objetivos específicos. A alegria foi identificada nos encontros, ou seja, na satisfação destes objetivos. O fio condutor da pesquisa foi a vida escolar de duas crianças da rede pública municipal de ensino da cidade de Novo Hamburgo - RS. Cada uma delas apresentava peculiaridades no seu desenvolvimento: o menino, deficiência motora grave e a menina, leucemia. Os entrevistados, representantes dos grupos formadores da realidade escolar, que haviam estabelecido relações com estas duas crianças, falaram sobre os laços delas com a escola. Dezoito pessoas, colegas de trabalho e circunstancialmente companheiros de vida, explicaram como era aquela situação. A partir disso foram identificados objetivos que eram avaliados como encontros ou desencontros. Como a escola é um lugar de desenvolvimento, de caminhada, considerou-se que ter alegrias é ter objetivos realizados, é ter encontros. Portanto, o sentido de estar na escola é alcançado, neste momento: realizar objetivos significa ter a certeza de estar avançando no caminho
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T04:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252668
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000096257
url http://hdl.handle.net/10183/252668
identifier_str_mv 000096257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252668/2/000096257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252668/1/000096257.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf1ccc26b726b021f0455845502c257f
02b58a077fd7d46c0d48808292010acd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085603661840384