Entre ruínas : um processo construtivo em pintura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230050 |
Resumo: | Entre ruínas: um processo construtivo em pintura, trata-se de uma investigação em pintura, cujo tema de pesquisa é o limiar entre a figuração e abstração desencadeado pelo motivo representacional das ruínas. Classifico como ruínas, além das arquiteturas abandonadas, as rápidas demolições encontradas pela cidade e também as destruições, como o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. A utilização da fotografia, como registro e como documento de trabalho, serviu como ferramenta para a construção pictórica e para refletir sobre o próprio ato de pintar. Nesta pesquisa surgiu questões acerca da minha experiência em vivenciar os espaços em ruínas, desencadeando uma série de indagações sobre a memória e sobre o habitar. Autores como Martin Heiddeger (2008) e Gaston Bachelard (1993) foram essenciais para a compreensão deste assunto. A tinta a óleo apresentou-se como importante material, pois permitiu-me alcançar uma nova qualidade cromática e matérica, aumentando a densidade plástica e possibilitando-me enfatizar os rastros e vestígios do processo pictórico. Quanto mais desconstruído é o referente arquitetônico, mais visível se torna o aspecto construtivo na pintura, sobre isso apoio-me às análises de Nikolai Tarabukin (1977). |
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Lawisch, Andressa PachecoCorona, Marilice Villeroy2021-09-22T04:24:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/230050001131537Entre ruínas: um processo construtivo em pintura, trata-se de uma investigação em pintura, cujo tema de pesquisa é o limiar entre a figuração e abstração desencadeado pelo motivo representacional das ruínas. Classifico como ruínas, além das arquiteturas abandonadas, as rápidas demolições encontradas pela cidade e também as destruições, como o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. A utilização da fotografia, como registro e como documento de trabalho, serviu como ferramenta para a construção pictórica e para refletir sobre o próprio ato de pintar. Nesta pesquisa surgiu questões acerca da minha experiência em vivenciar os espaços em ruínas, desencadeando uma série de indagações sobre a memória e sobre o habitar. Autores como Martin Heiddeger (2008) e Gaston Bachelard (1993) foram essenciais para a compreensão deste assunto. A tinta a óleo apresentou-se como importante material, pois permitiu-me alcançar uma nova qualidade cromática e matérica, aumentando a densidade plástica e possibilitando-me enfatizar os rastros e vestígios do processo pictórico. Quanto mais desconstruído é o referente arquitetônico, mais visível se torna o aspecto construtivo na pintura, sobre isso apoio-me às análises de Nikolai Tarabukin (1977).Between ruins: a constructive process in painting is an investigation in painting, whose research theme is the threshold between figuration and abstraction triggered by the representational motif of ruins. I classify it as ruins, in addition to abandoned architectures, the rapid demolitions found by the city and also the destructions, such as the fire that occurred at the National Museum of Rio de Janeiro in 2018. Photography, as a record and as a working document, was used as a tool for pictorial construction and for reflecting on the very act of painting. This research arose questions about my experience in living spaces in ruins, triggering a series of questions about memory and inhabiting. Authors such as Martin Heiddeger (2008) and Gaston Bachelard (1993) were essential for understanding this subject. Oil paint presented itself as an important material, it allowed me to achieve a new chromatic and material quality, increasing the plastic density and enabling me to emphasize the traces elements and trails of the pictorial process. The more deconstructed the architectural referent is, the more visible the constructive aspect in painting becomes, about it I rely on the analysis of Nikolai Tarabukin (1977).application/pdfporPinturaRuínasArtePaintinRepresentationRuinsPictorial constructionAbstractionEntre ruínas : um processo construtivo em pinturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131537.pdf.txt001131537.pdf.txtExtracted Texttext/plain279502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230050/2/001131537.pdf.txt34040388f445dc119aabdb6b810e2dedMD52ORIGINAL001131537.pdfTexto completoapplication/pdf8416276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230050/1/001131537.pdf631b4a2ec0abbfdf5ed62a836ae30d4cMD5110183/2300502021-10-04 04:24:46.298713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-10-04T07:24:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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