Diante de um arquivo impossível : do desaparecimento ao sintoma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249438 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o Acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro como campo de pesquisa em que a dissertação se dará, sendo este orientado pelo impossível próprio à tarefa do testemunho. Participa desta impossibilidade a fadiga que parece tomar conta daqueles que chegam até o Acervo, pois o seu efeito de soterramento na imensidão de mais de 300.000 obras parece anestesiar os sentidos diante de suas imagens e objetos resguardados. Talvez, este escrito colocou em causa uma proposta de trabalho endereçada à consonância em tentar produzir um intervalo nestas dunas da imensidão, para que através delas algumas perguntas pudessem ser formuladas. Ao longo da escrita e da pesquisa, e diante de tais interrogações, as conceituações de sintoma - em sua leitura pela psicanálise - puderam entrelaçar-se ao desaparecimento como termo que conjuga o fazer arquivístico do acervo, cuja aparição faz-nos lembrar a importância da tarefa testemunhal deste arquivo para a constituição de uma memória social da loucura. |
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Giacomoni, RicardoMoschen, Simone Zanon2022-09-29T04:46:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/249438001149084Este trabalho tem como objetivo apresentar o Acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro como campo de pesquisa em que a dissertação se dará, sendo este orientado pelo impossível próprio à tarefa do testemunho. Participa desta impossibilidade a fadiga que parece tomar conta daqueles que chegam até o Acervo, pois o seu efeito de soterramento na imensidão de mais de 300.000 obras parece anestesiar os sentidos diante de suas imagens e objetos resguardados. Talvez, este escrito colocou em causa uma proposta de trabalho endereçada à consonância em tentar produzir um intervalo nestas dunas da imensidão, para que através delas algumas perguntas pudessem ser formuladas. Ao longo da escrita e da pesquisa, e diante de tais interrogações, as conceituações de sintoma - em sua leitura pela psicanálise - puderam entrelaçar-se ao desaparecimento como termo que conjuga o fazer arquivístico do acervo, cuja aparição faz-nos lembrar a importância da tarefa testemunhal deste arquivo para a constituição de uma memória social da loucura.This paper aims at introducing the Creativity Workshop Collection at São Pedro Psychiatric Hospital – HPSP, in Porto Alegre, Brazil, as the dissertation’s field of research, being oriented by the impossible, intrinsic to the testimony’s role. Fatigue participates in the impossibility, which seems to affect those who come to the collection, once the effect of burial in the immensity of more than three hundred thousand works of art seems to anesthetize the senses before their images and protected objects. Perhaps, this paper displayed a purpose of work addressed to the consonance in attempting to produce an interval on these dunes of immensity so that some questions might be formulated through them. Throughout writing and research, and before such interrogations, the conceptualizations of symptom - in its interpretation by the psychoanalysis - could interlace to disappearance as a term that conjugates the archival practice of the collection, whose manifestation reminds us of the importance of the testimonial role of this archive for the constitution of a history of madness memory.application/pdfporTestemunhoOficina criativaAcervo artísticoHospital Psiquiátrico São Pedro de Porto AlegreArchiveTestimonySymptomDisappearancePsychoanalysisDiante de um arquivo impossível : do desaparecimento ao sintomaBefore an impossible archive: from disappearance to symptominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149084.pdf.txt001149084.pdf.txtExtracted Texttext/plain220171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249438/2/001149084.pdf.txt569aa0aeaf5d7f1db8cf6950bda335f0MD52ORIGINAL001149084.pdfTexto completoapplication/pdf11711923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249438/1/001149084.pdfa2277ae823a2249532e689d96cc8dbd5MD5110183/2494382024-08-16 05:49:25.564486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-16T08:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho tem como objetivo apresentar o Acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro como campo de pesquisa em que a dissertação se dará, sendo este orientado pelo impossível próprio à tarefa do testemunho. Participa desta impossibilidade a fadiga que parece tomar conta daqueles que chegam até o Acervo, pois o seu efeito de soterramento na imensidão de mais de 300.000 obras parece anestesiar os sentidos diante de suas imagens e objetos resguardados. Talvez, este escrito colocou em causa uma proposta de trabalho endereçada à consonância em tentar produzir um intervalo nestas dunas da imensidão, para que através delas algumas perguntas pudessem ser formuladas. Ao longo da escrita e da pesquisa, e diante de tais interrogações, as conceituações de sintoma - em sua leitura pela psicanálise - puderam entrelaçar-se ao desaparecimento como termo que conjuga o fazer arquivístico do acervo, cuja aparição faz-nos lembrar a importância da tarefa testemunhal deste arquivo para a constituição de uma memória social da loucura. |
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