Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elisa Friedrich
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69934
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que faz uso do recurso LEGO® nas aulas de matemática. O texto busca responder às seguintes perguntas: É possível utilizar a robótica educacional (LEGO® Mindstorms®) como recurso de ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental? Como? Utilizou-se o estudo de caso como metodologia de pesquisa. As atividades visando a integração dos conceitos matemáticos e a robótica educacional foram elaboradas e implementadas à luz das teorias de Seymour Papert e Gèrard Vergnaud. O ambiente de aprendizagem e a Teoria dos Campos Conceituais também forneceram suporte para a análise dos dados. São mencionadas outras pesquisas referentes ao tema Robótica Educacional e suas contribuições para o atual trabalho. Como resultados observou-se um maior envolvimento dos estudantes nos estudos de matemática e robótica, a aceitação do erro como uma estratégia na busca de soluções de problemas de matemática e robótica e o desenvolvimento de estratégias para organizar-se em grupos de trabalho.
id URGS_9ff7ebd161f78a4269bcb083334a0627
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69934
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Martins, Elisa FriedrichBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-04-03T01:42:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/69934000875394Este trabalho apresenta uma proposta desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que faz uso do recurso LEGO® nas aulas de matemática. O texto busca responder às seguintes perguntas: É possível utilizar a robótica educacional (LEGO® Mindstorms®) como recurso de ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental? Como? Utilizou-se o estudo de caso como metodologia de pesquisa. As atividades visando a integração dos conceitos matemáticos e a robótica educacional foram elaboradas e implementadas à luz das teorias de Seymour Papert e Gèrard Vergnaud. O ambiente de aprendizagem e a Teoria dos Campos Conceituais também forneceram suporte para a análise dos dados. São mencionadas outras pesquisas referentes ao tema Robótica Educacional e suas contribuições para o atual trabalho. Como resultados observou-se um maior envolvimento dos estudantes nos estudos de matemática e robótica, a aceitação do erro como uma estratégia na busca de soluções de problemas de matemática e robótica e o desenvolvimento de estratégias para organizar-se em grupos de trabalho.This dissertation presents a proposal developed in a school from Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre that makes use of LEGO® in math classes. The text tries to answer the following questions: Is it possible to utilize the educational robotic (LEGO® Mindstorms®) as a resource for teaching Mathematics in the final years of elementary school? How? It was utilized the study of case as a research methodology. The activities targeting the integration of mathematics concepts and educational robotic were elaborated and implemented in lights of Seymour Papert’s and Gèrard Vergnaud’s theory. The learning environment and the Conceptual Fields Theory also provided support for the analysis of the data. Other researches relative to the Educational Robotic theme are mentioned and their contribution to the actual dissertation. As results could be observed a greater involvement of students in the studies of mathematics and robotic, the acceptation of the error as a strategy to find the solutions of mathematic and robotic problems, the development of strategies to organize groups of work.application/pdfporEnsino-aprendizagemEnsino de matemáticaRobóticaEducational roboticFinal years of elementary schoolTeaching and learning of mathematicsConceptual fieldsRobótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875394.pdf000875394.pdfTexto completoapplication/pdf7255507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69934/1/000875394.pdf761534a0d5f18c2807369bf86de623bbMD51TEXT000875394.pdf.txt000875394.pdf.txtExtracted Texttext/plain205312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69934/2/000875394.pdf.txte4aec58f49f96a8c5480442343cf0a7dMD52THUMBNAIL000875394.pdf.jpg000875394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69934/3/000875394.pdf.jpg411698035759649084bd3fa4c70b2811MD5310183/699342022-02-22 04:54:30.226085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:54:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
title Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
spellingShingle Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
Martins, Elisa Friedrich
Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Robótica
Educational robotic
Final years of elementary school
Teaching and learning of mathematics
Conceptual fields
title_short Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
title_full Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
title_fullStr Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
title_full_unstemmed Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
title_sort Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?
author Martins, Elisa Friedrich
author_facet Martins, Elisa Friedrich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elisa Friedrich
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Robótica
topic Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Robótica
Educational robotic
Final years of elementary school
Teaching and learning of mathematics
Conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational robotic
Final years of elementary school
Teaching and learning of mathematics
Conceptual fields
description Este trabalho apresenta uma proposta desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que faz uso do recurso LEGO® nas aulas de matemática. O texto busca responder às seguintes perguntas: É possível utilizar a robótica educacional (LEGO® Mindstorms®) como recurso de ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental? Como? Utilizou-se o estudo de caso como metodologia de pesquisa. As atividades visando a integração dos conceitos matemáticos e a robótica educacional foram elaboradas e implementadas à luz das teorias de Seymour Papert e Gèrard Vergnaud. O ambiente de aprendizagem e a Teoria dos Campos Conceituais também forneceram suporte para a análise dos dados. São mencionadas outras pesquisas referentes ao tema Robótica Educacional e suas contribuições para o atual trabalho. Como resultados observou-se um maior envolvimento dos estudantes nos estudos de matemática e robótica, a aceitação do erro como uma estratégia na busca de soluções de problemas de matemática e robótica e o desenvolvimento de estratégias para organizar-se em grupos de trabalho.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875394
url http://hdl.handle.net/10183/69934
identifier_str_mv 000875394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69934/1/000875394.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69934/2/000875394.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69934/3/000875394.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 761534a0d5f18c2807369bf86de623bb
e4aec58f49f96a8c5480442343cf0a7d
411698035759649084bd3fa4c70b2811
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085252020830208