Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Avelino da Rosa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1620
Resumo: Este trabalho discute o conceito de exclusão social e suas implicações na educação, tomando como fundamento teórico o pensamento de Karl Marx. Seu objetivo é possibilitar embasamento conceitual sólido para as pesquisas no campo da educação, bem como a articulação de uma rede categorial adequada para a compreensão e intervenção nos fenômenos educativos. Inicialmente, é feita uma exposição do conjunto da obra de Marx, sob a perspectiva temática da exclusão. Em seguida, é investigado o fenômeno da exclusão social na literatura contemporânea, tanto nas ciências sociais, em geral, quanto na educação, em particular. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que: 1) o círculo exclusão/inclusão é constitutivo necessário da lógica do capital, como condicionante de seu processo; 2) o conceito exclusão pode ter valor analítico, dentro de uma rede categorial complexa, como instrumento de reflexão do aparecer imediato do sistema do capital.
id URGS_a01da2f9fab2e701ca872be0efc7b199
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1620
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Avelino da RosaFerraro, Alceu RavanelloHermann, Nadja Mara Amilibia2007-06-06T17:16:17Z2002http://hdl.handle.net/10183/1620000353654Este trabalho discute o conceito de exclusão social e suas implicações na educação, tomando como fundamento teórico o pensamento de Karl Marx. Seu objetivo é possibilitar embasamento conceitual sólido para as pesquisas no campo da educação, bem como a articulação de uma rede categorial adequada para a compreensão e intervenção nos fenômenos educativos. Inicialmente, é feita uma exposição do conjunto da obra de Marx, sob a perspectiva temática da exclusão. Em seguida, é investigado o fenômeno da exclusão social na literatura contemporânea, tanto nas ciências sociais, em geral, quanto na educação, em particular. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que: 1) o círculo exclusão/inclusão é constitutivo necessário da lógica do capital, como condicionante de seu processo; 2) o conceito exclusão pode ter valor analítico, dentro de uma rede categorial complexa, como instrumento de reflexão do aparecer imediato do sistema do capital.application/pdfporMarx, Karl 1818-1883.Exclusão socialPesquisa educacionalInclusão escolarExclusão escolarSociologia da educaçãoEducação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000353654.pdf000353654.pdfTexto completoapplication/pdf970506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1620/1/000353654.pdfd7e03474497a35fa53d18f71308134d7MD51TEXT000353654.pdf.txt000353654.pdf.txtExtracted Texttext/plain457396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1620/2/000353654.pdf.txta7d185ce20e300ff78f3c2d320f81c32MD52THUMBNAIL000353654.pdf.jpg000353654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1620/3/000353654.pdf.jpg8614223b3d7b4b359a76c0a32f9f8fb6MD5310183/16202018-10-09 09:28:41.227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:28:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
title Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
spellingShingle Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
Oliveira, Avelino da Rosa
Marx, Karl 1818-1883.
Exclusão social
Pesquisa educacional
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Sociologia da educação
title_short Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
title_full Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
title_fullStr Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
title_full_unstemmed Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
title_sort Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
author Oliveira, Avelino da Rosa
author_facet Oliveira, Avelino da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Avelino da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraro, Alceu Ravanello
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Hermann, Nadja Mara Amilibia
contributor_str_mv Ferraro, Alceu Ravanello
Hermann, Nadja Mara Amilibia
dc.subject.por.fl_str_mv Marx, Karl 1818-1883.
Exclusão social
Pesquisa educacional
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Sociologia da educação
topic Marx, Karl 1818-1883.
Exclusão social
Pesquisa educacional
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Sociologia da educação
description Este trabalho discute o conceito de exclusão social e suas implicações na educação, tomando como fundamento teórico o pensamento de Karl Marx. Seu objetivo é possibilitar embasamento conceitual sólido para as pesquisas no campo da educação, bem como a articulação de uma rede categorial adequada para a compreensão e intervenção nos fenômenos educativos. Inicialmente, é feita uma exposição do conjunto da obra de Marx, sob a perspectiva temática da exclusão. Em seguida, é investigado o fenômeno da exclusão social na literatura contemporânea, tanto nas ciências sociais, em geral, quanto na educação, em particular. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que: 1) o círculo exclusão/inclusão é constitutivo necessário da lógica do capital, como condicionante de seu processo; 2) o conceito exclusão pode ter valor analítico, dentro de uma rede categorial complexa, como instrumento de reflexão do aparecer imediato do sistema do capital.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000353654
url http://hdl.handle.net/10183/1620
identifier_str_mv 000353654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1620/1/000353654.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1620/2/000353654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1620/3/000353654.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7e03474497a35fa53d18f71308134d7
a7d185ce20e300ff78f3c2d320f81c32
8614223b3d7b4b359a76c0a32f9f8fb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085003797725184