Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25749 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os conceitos teóricos e a fundamentação metodológica estão embasados na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). O conjunto de dados se constitui de cerca de 14 horas de gravações audiovisuais realizadas em uma escola estadual situada na periferia geográfica e econômica de Porto Alegre. Houve trabalho colaborativo entre a pesquisadora e a professora de inglês da escola que produziram em conjunto o material didático utilizado nas aulas. A análise dos dados evidenciou que a prática da formulação foi uma prática recorrente utilizada pela professora para conduzir a aula. As formulações auxiliaram no destaque e na exposição da construção de conhecimento realizada no grupo, bem como na checagem de entendimento e na resolução dos problemas de intersubjetividade através do reparo em terceira posição. Também foi observada e analisada a relação entre a prática de formular e a cognição socialmente compartilhada e a relação das formulações com o ensino-aprendizagem. A análise detalhada das interações revelou o engajamento dos participantes com a construção conjunta de conhecimento, revelou também essa construção sendo tornada explícita por eles na interação. |
id |
URGS_a05b218052d09f646999f72b35bdbaf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25749 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lange, Catilcia PrassGarcez, Pedro de Moraes2010-09-11T04:21:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/25749000754339Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os conceitos teóricos e a fundamentação metodológica estão embasados na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). O conjunto de dados se constitui de cerca de 14 horas de gravações audiovisuais realizadas em uma escola estadual situada na periferia geográfica e econômica de Porto Alegre. Houve trabalho colaborativo entre a pesquisadora e a professora de inglês da escola que produziram em conjunto o material didático utilizado nas aulas. A análise dos dados evidenciou que a prática da formulação foi uma prática recorrente utilizada pela professora para conduzir a aula. As formulações auxiliaram no destaque e na exposição da construção de conhecimento realizada no grupo, bem como na checagem de entendimento e na resolução dos problemas de intersubjetividade através do reparo em terceira posição. Também foi observada e analisada a relação entre a prática de formular e a cognição socialmente compartilhada e a relação das formulações com o ensino-aprendizagem. A análise detalhada das interações revelou o engajamento dos participantes com a construção conjunta de conhecimento, revelou também essa construção sendo tornada explícita por eles na interação.This research aims at investigating the formulating practice in talk-in-interaction at an young and adults’ (EJA) classroom in which English is taught as an additional language. The theoretical and methodological concept underlying the research is the Conversation Analysis (CA). The research collection is comprised of a fourteen-hour video recording of interactions carried out at a state school situated in Porto Alegre geographic and economics’ suburb. There was a collaborative work between the researcher and the school English teacher, they elaborated the didactic material used in class. The data analysis provided evidence that the formulating practice was a recurrent practice used by the teacher to conduct the class. The formulations helped in pointing out and explicit the construction of knowledge which was being done by the group, to check understanding and to solve intersubjectivity problems by the third position repair. It was also observed and analyzed the relation between the formulating practice and the socially shared cognition and the relation between formulation and learning-teaching. A detailed analysis of the interactions reveals the participants’ engagement to the joint construction of knowledge and it also shown this construction being made explicit by them in the course of their interaction.application/pdfporEstudos da linguagemInteraçãoEducação de jovens e adultosAnálise da conversa etnometodológicaLinguística aplicadaLíngua inglesaLíngua estrangeiraSociolingüísticaEnsino e aprendizagemPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Socially shared cognitionFormulationLearningTeachingFormulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754339.pdf.txt000754339.pdf.txtExtracted Texttext/plain354556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25749/2/000754339.pdf.txt5cf74137190d04ca1ad95d59f812c5d0MD52ORIGINAL000754339.pdf000754339.pdfTexto completoapplication/pdf11857073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25749/1/000754339.pdf14980216a9d2218839e4a4116291ec98MD51THUMBNAIL000754339.pdf.jpg000754339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25749/3/000754339.pdf.jpg1ef3481ea6b7d45ba4a037a323f622baMD5310183/257492018-10-17 08:34:32.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
title |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos Lange, Catilcia Prass Estudos da linguagem Interação Educação de jovens e adultos Análise da conversa etnometodológica Linguística aplicada Língua inglesa Língua estrangeira Sociolingüística Ensino e aprendizagem Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) Socially shared cognition Formulation Learning Teaching |
title_short |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
title_full |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
author |
Lange, Catilcia Prass |
author_facet |
Lange, Catilcia Prass |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lange, Catilcia Prass |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
contributor_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos da linguagem Interação Educação de jovens e adultos Análise da conversa etnometodológica Linguística aplicada Língua inglesa Língua estrangeira Sociolingüística Ensino e aprendizagem Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) |
topic |
Estudos da linguagem Interação Educação de jovens e adultos Análise da conversa etnometodológica Linguística aplicada Língua inglesa Língua estrangeira Sociolingüística Ensino e aprendizagem Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) Socially shared cognition Formulation Learning Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socially shared cognition Formulation Learning Teaching |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os conceitos teóricos e a fundamentação metodológica estão embasados na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). O conjunto de dados se constitui de cerca de 14 horas de gravações audiovisuais realizadas em uma escola estadual situada na periferia geográfica e econômica de Porto Alegre. Houve trabalho colaborativo entre a pesquisadora e a professora de inglês da escola que produziram em conjunto o material didático utilizado nas aulas. A análise dos dados evidenciou que a prática da formulação foi uma prática recorrente utilizada pela professora para conduzir a aula. As formulações auxiliaram no destaque e na exposição da construção de conhecimento realizada no grupo, bem como na checagem de entendimento e na resolução dos problemas de intersubjetividade através do reparo em terceira posição. Também foi observada e analisada a relação entre a prática de formular e a cognição socialmente compartilhada e a relação das formulações com o ensino-aprendizagem. A análise detalhada das interações revelou o engajamento dos participantes com a construção conjunta de conhecimento, revelou também essa construção sendo tornada explícita por eles na interação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:21:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25749 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754339 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25749 |
identifier_str_mv |
000754339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25749/2/000754339.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25749/1/000754339.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25749/3/000754339.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cf74137190d04ca1ad95d59f812c5d0 14980216a9d2218839e4a4116291ec98 1ef3481ea6b7d45ba4a037a323f622ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085183599149056 |