O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Jucelino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104574
Resumo: Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, em Sertão, Rio Grande do Sul, em 2013. A vida e o legado de Marie Curie foram usados como mote central para uma introdução multidisciplinar ao conteúdo de Radioatividade, que envolveu Biologia, História, Química, Filosofia, Sociologia, Matemática, Medicina, além de Física. O trabalho teve como referencial teórico as teorias sócias construtivistas de Lev Semenovich Vygotsky e de David Ausubel, sendo ainda influenciado pela chamada Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. Nossa principal meta foi abordar o conteúdo de Radioatividade, de forma abrangente e significativa, dado que esse assunto ou acaba sendo abordado na disciplina de Química ou é uma das opções da disciplina de Física, para a introdução de conteúdos de Física Moderna no terceiro ano. O desenvolvimento do trabalho deu se com o uso de questionários, pesquisas em livros e internet, elaboração de mapas conceituais, aulas expositivas, gravações de vídeos e videoconferência com participação de especialistas.
id URGS_a14072cafe76c91b58e5722e556e5023
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104574
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cortez, JucelinoPrado, Sandra Denise2014-10-15T02:12:46Z2014http://hdl.handle.net/10183/104574000940426Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, em Sertão, Rio Grande do Sul, em 2013. A vida e o legado de Marie Curie foram usados como mote central para uma introdução multidisciplinar ao conteúdo de Radioatividade, que envolveu Biologia, História, Química, Filosofia, Sociologia, Matemática, Medicina, além de Física. O trabalho teve como referencial teórico as teorias sócias construtivistas de Lev Semenovich Vygotsky e de David Ausubel, sendo ainda influenciado pela chamada Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. Nossa principal meta foi abordar o conteúdo de Radioatividade, de forma abrangente e significativa, dado que esse assunto ou acaba sendo abordado na disciplina de Química ou é uma das opções da disciplina de Física, para a introdução de conteúdos de Física Moderna no terceiro ano. O desenvolvimento do trabalho deu se com o uso de questionários, pesquisas em livros e internet, elaboração de mapas conceituais, aulas expositivas, gravações de vídeos e videoconferência com participação de especialistas.In this work we report a teaching experience on Radioactivity motivated by the Science, Technology and Society (STS) framework applied for second level students. Madam Curie's life and legacy has been used as a central point to a multidimensional approach that has involved Biology, History, Chemistry, Philosophy, Sociology, Mathematics and Medicine, besides Physics. This work is based on Vygotsky and Ausubel's theoretical framework and has been also influenced by the socalled 'Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica' by Marco Antonio Moreira. Our main goal has been an abrangent approach given that this subject is either contemplated in Chemistry textbooks or an option for introducing Modern Physics to second level students on their third year. Students have worked with questionnaires, books and internet searching, conceptual maps, lectures and participated in video-conferences with experts from different fields.application/pdfporEnsino de físicaTeorias de aprendizagemRadioatividadeO legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000940426.pdf000940426.pdfTexto completoapplication/pdf817359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104574/1/000940426.pdfc751f18edf5d1f4ca0cbb98bc1fcc3a0MD51TEXT000940426.pdf.txt000940426.pdf.txtExtracted Texttext/plain127341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104574/2/000940426.pdf.txt264f7c4397f079eeb614d169a231267fMD52THUMBNAIL000940426.pdf.jpg000940426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104574/3/000940426.pdf.jpgf4785d4eac3584888a3ad083f08c59b8MD5310183/1045742024-09-11 06:15:46.42935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:15:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
title O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
spellingShingle O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
Cortez, Jucelino
Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Radioatividade
title_short O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
title_full O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
title_fullStr O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
title_full_unstemmed O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
title_sort O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
author Cortez, Jucelino
author_facet Cortez, Jucelino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Jucelino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Sandra Denise
contributor_str_mv Prado, Sandra Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Radioatividade
topic Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Radioatividade
description Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, em Sertão, Rio Grande do Sul, em 2013. A vida e o legado de Marie Curie foram usados como mote central para uma introdução multidisciplinar ao conteúdo de Radioatividade, que envolveu Biologia, História, Química, Filosofia, Sociologia, Matemática, Medicina, além de Física. O trabalho teve como referencial teórico as teorias sócias construtivistas de Lev Semenovich Vygotsky e de David Ausubel, sendo ainda influenciado pela chamada Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. Nossa principal meta foi abordar o conteúdo de Radioatividade, de forma abrangente e significativa, dado que esse assunto ou acaba sendo abordado na disciplina de Química ou é uma das opções da disciplina de Física, para a introdução de conteúdos de Física Moderna no terceiro ano. O desenvolvimento do trabalho deu se com o uso de questionários, pesquisas em livros e internet, elaboração de mapas conceituais, aulas expositivas, gravações de vídeos e videoconferência com participação de especialistas.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-15T02:12:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000940426
url http://hdl.handle.net/10183/104574
identifier_str_mv 000940426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104574/1/000940426.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104574/2/000940426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104574/3/000940426.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c751f18edf5d1f4ca0cbb98bc1fcc3a0
264f7c4397f079eeb614d169a231267f
f4785d4eac3584888a3ad083f08c59b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085301020786688