Método de avaliação da qualidade construtiva de unidades habitacionais de interesse social na etapa de uso : análise técnica e percepção dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berr, Leticia Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172111
Resumo: Em que pese o esforço de redução do déficit habitacional por parte do Governo Federal nas últimas décadas, as ações que visam à melhoria da qualidade da construção e à redução de custos ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos são críticas para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda. A indústria da construção civil, no entanto, tem dificuldades em gerenciar o conhecimento adquirido ao longo de seus processos, em especial com relação à confiabilidade de seus produtos ao longo da vida útil, bem como no que se refere à percepção de seus usuários sobre a qualidade construtiva. Diversos trabalhos vêm contribuindo para o entendimento da qualidade na indústria da construção civil a partir da formulação de modelos, métodos e ferramentas que abordam o emprego de diferentes dimensões da qualidade, nas diferentes etapas dos empreendimentos de construção. Contudo, estes estudos com frequência resultam em análises fragmentadas da qualidade, no que se refere às diferentes dimensões da qualidade ou etapas do empreendimento, sem buscar uma relação entre os diferentes tipos de avaliação. O objetivo do presente trabalho consiste em desenvolver um método de avaliação sistemática da qualidade de empreendimentos habitacionais de interesse social, baseado em uma análise técnica dos edifícios e na percepção dos usuários das habitações. Para a análise técnica foi desenvolvido um diagrama de afinidades que relaciona: (a) as partes da edificação; (b) possíveis origens de falhas nos estágios de projeto e produção; (c) falhas que podem ser observadas na etapa de uso; e (d) possível comprometimento do desempenho da habitação, devido à ocorrência de uma falha. Os dados foram coletados em empreendimentos habitacionais de interesse social no estado do Rio Grande do Sul. Para o processamento dos dados foram empregadas as técnicas estatísticas de análise de confiabilidade e análise fatorial exploratória. Para as análises sobre a percepção dos usuários foi empregada uma técnica estatística denominada de Fração Atribuível Populacional. Adotou-se a abordagem de pesquisa denominada constructive research, em que se desenvolve um artefato para a solução de classes de problemas práticos. O desenvolvimento desta pesquisa foi dividido nas seguintes etapas: (a) revisão bibliográfica; (b) compreensão do problema de pesquisa; (c) desenvolvimento e aplicação da solução; e (d) avaliação da solução. Como contribuição teórica, o estudo propõe uma conceitualização da qualidade na habitação de interesse social, com base nas dimensões de confiabilidade, desempenho e qualidade percebida, bem como discute as relações entre as referidas dimensões da qualidade, a partir do desenvolvimento de um conjunto de medidas para a análise combinada entre o desempenho técnico e a percepção dos usuários. Como resultado prático tem-se o próprio método de avaliação da qualidade, o qual pode apoiar a tomada de decisão de gerentes envolvidos na concepção de programas habitacionais de interesse social, ou na avaliação de empreendimentos habitacionais, bem como projetistas e gerentes de construção.
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Contudo, estes estudos com frequência resultam em análises fragmentadas da qualidade, no que se refere às diferentes dimensões da qualidade ou etapas do empreendimento, sem buscar uma relação entre os diferentes tipos de avaliação. O objetivo do presente trabalho consiste em desenvolver um método de avaliação sistemática da qualidade de empreendimentos habitacionais de interesse social, baseado em uma análise técnica dos edifícios e na percepção dos usuários das habitações. Para a análise técnica foi desenvolvido um diagrama de afinidades que relaciona: (a) as partes da edificação; (b) possíveis origens de falhas nos estágios de projeto e produção; (c) falhas que podem ser observadas na etapa de uso; e (d) possível comprometimento do desempenho da habitação, devido à ocorrência de uma falha. Os dados foram coletados em empreendimentos habitacionais de interesse social no estado do Rio Grande do Sul. Para o processamento dos dados foram empregadas as técnicas estatísticas de análise de confiabilidade e análise fatorial exploratória. Para as análises sobre a percepção dos usuários foi empregada uma técnica estatística denominada de Fração Atribuível Populacional. Adotou-se a abordagem de pesquisa denominada constructive research, em que se desenvolve um artefato para a solução de classes de problemas práticos. O desenvolvimento desta pesquisa foi dividido nas seguintes etapas: (a) revisão bibliográfica; (b) compreensão do problema de pesquisa; (c) desenvolvimento e aplicação da solução; e (d) avaliação da solução. Como contribuição teórica, o estudo propõe uma conceitualização da qualidade na habitação de interesse social, com base nas dimensões de confiabilidade, desempenho e qualidade percebida, bem como discute as relações entre as referidas dimensões da qualidade, a partir do desenvolvimento de um conjunto de medidas para a análise combinada entre o desempenho técnico e a percepção dos usuários. Como resultado prático tem-se o próprio método de avaliação da qualidade, o qual pode apoiar a tomada de decisão de gerentes envolvidos na concepção de programas habitacionais de interesse social, ou na avaliação de empreendimentos habitacionais, bem como projetistas e gerentes de construção.Despite the effort of reducing the housing shortage by the Federal Government in the last few decades, measures aimed at improving construction quality and reducing project life-cycle are critical for improving the quality of life of the low-income population. The construction industry, however, has difficulties in managing the knowledge acquired throughout its processes, especially regarding the reliability of products along their life-cycle, as well as the perception of the users on construction quality. Several studies have contributed to the understanding of quality in the construction industry by developing models, methods, and tools that address different quality dimensions, at different project stages. However, studies on quality of social housing have often resulted in fragmented analyses in relation to quality dimensions or project stages, without searching for a relationship between different types of evaluation. The aim of this study is to devise a systematic evaluation method of the quality of social housing projects, based both on a technical assessment of the buildings and on the housing users’ perception. An affinity diagram was developed for the technical assessment, which relates: (a) parts of the building; (b) possible causes of failures in the design and production stages; (c) failures observed in the use phase; and (d) negative impact in housing performance due to the occurrence of failures. Data were collected in social housing projects from the State of Rio Grande do Sul. Data processing involved the application of statistical techniques for reliability analysis and exploratory factor analysis. Moreover, the Population Attributable Fraction (FAP) technique was used to analyze users' perceptions. The research approach adopted in this research work was Constructive Research, in which an artifact was devised to solve classes of practical problems. The development of this research was divided into the following steps: (a) a literature review; (b) understanding of the research problem; (c) development and implementation of the solution; and (d) evaluation of the solution. As a theoretical contribution, the study proposes a conceptualization of quality in social housing based on the reliability, performance, and perceived quality dimensions, as well as discusses the relationships between those dimensions based on a set of measures that can be used to perform joint assessments involving technical performance and users’ perception. The main practical contribution if the quality assessment method itself, which can support decision making for managers involved in the conception of social housing programs or in the assessment of housing projects, as well as designers and construction managers.application/pdfporHabitação popularPercepção do usuárioControle de qualidadeAvaliação pós-ocupaçãoReliabilityPerformancePerceived qualitySocial housingMétodo de avaliação da qualidade construtiva de unidades habitacionais de interesse social na etapa de uso : análise técnica e percepção dos usuáriosMethod for the evaluation construction quality of social housing units in the use phase - technical analysis and perception by users info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055817.pdf001055817.pdfTexto completoapplication/pdf7337635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172111/1/001055817.pdf28b5add28916f0dff4c866f1710551ceMD51TEXT001055817.pdf.txt001055817.pdf.txtExtracted Texttext/plain748085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172111/2/001055817.pdf.txtdb41318a79cc8702d9010c1347473479MD52THUMBNAIL001055817.pdf.jpg001055817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172111/3/001055817.pdf.jpg8028b25a76244498f3070bbc6b7aec32MD5310183/1721112023-03-22 03:23:44.833977oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-22T06:23:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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