A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nilo Barcelos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76195
Resumo: A internet e a preocupação com o meio ambiente, dois assuntos tão presentes em 2013, tiveram origem nos anos 60, se desenvolveram durante as duas décadas seguintes, mas só se popularizaram no Brasil a partir dos anos 90. Os brasileiros nascidos na década de 90 foram alfabetizados ouvindo falar em sustentabilidade e já com algum contato com a internet. Estes jovens, que podem ser chamados de Geração Digital brasileira, estão cursando o ensino médio ou ensino superior em 2013 e possuem características peculiares que os diferenciam das gerações anteriores, sobretudo pela forma como se relacionam entre si e com o mundo através dos recursos digitais de comunicação. Em breve, eles serão maioria no mercado de trabalho e estarão tomando decisões que vão determinar o rumo da sociedade. Diante disso, questiona-se qual é o nível de consciência ambiental desta geração? Para responder a esta pergunta, foi utilizada a escala do novo paradigma ecológico – a Escala NEP – para a realização de uma pesquisa com estudantes de nível médio e superior do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), dos campi Osório, Canoas e Restinga (Porto Alegre). Além de aferir o nível de consciência ambiental, foram analisados dados sociodemográficos, a influência das formas de aprendizado formais e não formais sobre sustentabilidade e as características da Geração Digital dos estudantes. Os resultados mostram que quanto maior a aderência ao perfil da Geração Digital, menor é o nível de consciência ambiental dos estudantes. Além disso, o fato de já ter estudado ou não sobre sustentabilidade na escola, não tem correlação com o nível de consciência ambiental aferido. Espera-se que estes resultados possam subsidiar o planejamento da Educação para a Sustentabilidade para jovens no futuro.
id URGS_a1f0fe6432fdebdae8816776cb72694f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76195
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alves, Nilo BarcelosNascimento, Luis Felipe Machado do2013-07-25T01:44:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/76195000893539A internet e a preocupação com o meio ambiente, dois assuntos tão presentes em 2013, tiveram origem nos anos 60, se desenvolveram durante as duas décadas seguintes, mas só se popularizaram no Brasil a partir dos anos 90. Os brasileiros nascidos na década de 90 foram alfabetizados ouvindo falar em sustentabilidade e já com algum contato com a internet. Estes jovens, que podem ser chamados de Geração Digital brasileira, estão cursando o ensino médio ou ensino superior em 2013 e possuem características peculiares que os diferenciam das gerações anteriores, sobretudo pela forma como se relacionam entre si e com o mundo através dos recursos digitais de comunicação. Em breve, eles serão maioria no mercado de trabalho e estarão tomando decisões que vão determinar o rumo da sociedade. Diante disso, questiona-se qual é o nível de consciência ambiental desta geração? Para responder a esta pergunta, foi utilizada a escala do novo paradigma ecológico – a Escala NEP – para a realização de uma pesquisa com estudantes de nível médio e superior do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), dos campi Osório, Canoas e Restinga (Porto Alegre). Além de aferir o nível de consciência ambiental, foram analisados dados sociodemográficos, a influência das formas de aprendizado formais e não formais sobre sustentabilidade e as características da Geração Digital dos estudantes. Os resultados mostram que quanto maior a aderência ao perfil da Geração Digital, menor é o nível de consciência ambiental dos estudantes. Além disso, o fato de já ter estudado ou não sobre sustentabilidade na escola, não tem correlação com o nível de consciência ambiental aferido. Espera-se que estes resultados possam subsidiar o planejamento da Educação para a Sustentabilidade para jovens no futuro.Internet and Environmental Concern, two issues so prevalent in 2013, were both originated in the 60s, had some development during the following two decades, but only became popular in Brazil in the 90s. The brazilians born in the 90s spent their school years hearing about sustainability and they had already some contact with the internet. These young people, that may be called ‘Brazil’s digital generation’, are in high school (called medium level in Brazil) or in higher education, in 2013. These youth have unique characteristics that differentiate them from previous generations, especially by the way they interact with each other and with the world through digital communication gadgets. Soon, they will be the majority in the labor force and they will be making decisions that will shape our society. Therefore, the question raised is this: which is the level of environmental awareness of this generation? To answer this question, it was used the new ecological paradigm scale - the NEP scale - to conduct a survey with students from the Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campi Osorio, Canoas and Restinga (Porto Alegre). In addition, sociodemographic data were analyzed, aspects from the instutionalized and non institutionalized learning about the sustainability as well as the students’ characteristics of the digital generation were also analysed. The results show the greater adherence to the digital generation profile, the lower the level of environmental consciousness of the subjects (IFRS’s students). Furthermore, whether the students had or not studied sustainability at school showed no correlation to the level of environmental awareness measured. It is intended that these results may be useful for the planning of Education for Sustainability for young people in the future.application/pdfporConsciência ambientalJovensSustentabilidadeNew ecological paradigm scaleEducationSustainabilityInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893539.pdf000893539.pdfTexto completoapplication/pdf1226710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76195/1/000893539.pdfbe793ad1e5ecd3d964a3fe704733cfa8MD51TEXT000893539.pdf.txt000893539.pdf.txtExtracted Texttext/plain196304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76195/2/000893539.pdf.txt03d8e9942fa68ec73f0f84310239c73cMD52THUMBNAIL000893539.pdf.jpg000893539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76195/3/000893539.pdf.jpg1aff91b71841fafcc59910a1612fdba5MD5310183/761952018-10-15 08:25:33.725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:25:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
title A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
spellingShingle A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
Alves, Nilo Barcelos
Consciência ambiental
Jovens
Sustentabilidade
New ecological paradigm scale
Education
Sustainability
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
title_short A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
title_full A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
title_fullStr A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
title_full_unstemmed A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
title_sort A consciência ambiental dos jovens : uma pesquisa com estudantes de nível médio técnico e superior tecnológico
author Alves, Nilo Barcelos
author_facet Alves, Nilo Barcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nilo Barcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência ambiental
Jovens
Sustentabilidade
topic Consciência ambiental
Jovens
Sustentabilidade
New ecological paradigm scale
Education
Sustainability
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.subject.eng.fl_str_mv New ecological paradigm scale
Education
Sustainability
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
description A internet e a preocupação com o meio ambiente, dois assuntos tão presentes em 2013, tiveram origem nos anos 60, se desenvolveram durante as duas décadas seguintes, mas só se popularizaram no Brasil a partir dos anos 90. Os brasileiros nascidos na década de 90 foram alfabetizados ouvindo falar em sustentabilidade e já com algum contato com a internet. Estes jovens, que podem ser chamados de Geração Digital brasileira, estão cursando o ensino médio ou ensino superior em 2013 e possuem características peculiares que os diferenciam das gerações anteriores, sobretudo pela forma como se relacionam entre si e com o mundo através dos recursos digitais de comunicação. Em breve, eles serão maioria no mercado de trabalho e estarão tomando decisões que vão determinar o rumo da sociedade. Diante disso, questiona-se qual é o nível de consciência ambiental desta geração? Para responder a esta pergunta, foi utilizada a escala do novo paradigma ecológico – a Escala NEP – para a realização de uma pesquisa com estudantes de nível médio e superior do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), dos campi Osório, Canoas e Restinga (Porto Alegre). Além de aferir o nível de consciência ambiental, foram analisados dados sociodemográficos, a influência das formas de aprendizado formais e não formais sobre sustentabilidade e as características da Geração Digital dos estudantes. Os resultados mostram que quanto maior a aderência ao perfil da Geração Digital, menor é o nível de consciência ambiental dos estudantes. Além disso, o fato de já ter estudado ou não sobre sustentabilidade na escola, não tem correlação com o nível de consciência ambiental aferido. Espera-se que estes resultados possam subsidiar o planejamento da Educação para a Sustentabilidade para jovens no futuro.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-25T01:44:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76195
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000893539
url http://hdl.handle.net/10183/76195
identifier_str_mv 000893539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76195/1/000893539.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76195/2/000893539.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76195/3/000893539.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be793ad1e5ecd3d964a3fe704733cfa8
03d8e9942fa68ec73f0f84310239c73c
1aff91b71841fafcc59910a1612fdba5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085264039608320