Educação estatística na área da saúde : a formação estatística nas pós-graduações e a atitude de graduandos em relação à estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Vanêssa Brito Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246271
Resumo: Os conceitos básicos da Estatística são fundamentais para o desenvolvimento de uma compreensão intuitiva e real do significado dos dados, bem como o que eles representam na formação do pesquisador. Compreender as atitudes em relação à Estatística pode permitir o aprimoramento do processo educativo. Este trabalho objetivou identificar aspectos da formação em Estatística nos programas de Pós-Graduação em Epidemiologia, Saúde Coletiva e Saúde Pública em instituições públicas brasileiras, além de fazer uma imersão nas graduações ofertadas pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde, da Universidade Federal da Bahia, a fim de avaliar as atitudes dos discentes frente à Estatística. No Artigo 1, a partir do levantamento dos currículos dos cursos de pós-graduação, realizou-se pesquisa qualitativa realizada através da técnica de análise documental das ementas das disciplinas. Os dados foram obtidos a partir de consultas ao site oficial da CAPES, considerando a última atualização disponível na plataforma Sucupira, ano 2018. As ementas foram agrupadas conforme estabelecido na metodologia, sendo que 13,25% delas foram classificadas como nível básico em estatística, 16,62% como intermediárias e 70,13% classificadas como avançadas. Os softwares mais citados nas ementas foram o R e o STATA, indicando para um domínio básico sobre ferramentas computacionais para análises estatísticas. As disciplinas avaliadas envolvem conceitos complexos de Estatística, apontando para a necessidade de os discentes terem um elevado grau de letramento estatístico. O Artigo 2, teve como objetivo descrever a atitude em relação a Estatística dos estudantes do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA) em Vitória da Conquista, BA. As informações individuais dos discentes foram coletadas através de questionário auto aplicado, anônimo e online, que incluía variáveis sociodemográficas e a escala SATS-28. A amostra foi composta por 318 estudantes. Observou-se que os alunos consideram a Estatística importante nesta área de formação e na graduação e menos importante no cotidiano, e demonstraram convicção quanto ao uso da Estatística como ferramenta de 10 trabalho no futuro. Quanto às dimensões do SATS-28, a que apresentou a maior média foi a do Valor, com 5,79 (DP=0,80). A dimensão Valor também foi a que apresentou os maiores valores de correlação com as variáveis que medem a importância da Estatística, sendo todos significativos e positivos. A Estatística, por vezes, desperta pouca empatia por parte dos alunos da área da Saúde, influenciando em maior ou menor abertura para aceitar, aprender e compreender os conteúdos da disciplina. Essa atitude pode estar relacionada com o desenvolvimento do letramento estatístico, ou seja, atitudes positivas podem favorecer um letramento estatístico mais pleno. Sendo assim, compreender as atitudes dos alunos e seus conhecimentos estatísticos pode ser importante para o desenvolvimento de estratégias que possam tanto conscientizar sobre a importância da Estatística, como para incentivar a prática baseada em evidências. Diante dos resultados desta Tese, sugere-se que o ensino da Estatística seja repensado, de maneira que sejam levadas em consideração as atitudes dos estudantes.
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No Artigo 1, a partir do levantamento dos currículos dos cursos de pós-graduação, realizou-se pesquisa qualitativa realizada através da técnica de análise documental das ementas das disciplinas. Os dados foram obtidos a partir de consultas ao site oficial da CAPES, considerando a última atualização disponível na plataforma Sucupira, ano 2018. As ementas foram agrupadas conforme estabelecido na metodologia, sendo que 13,25% delas foram classificadas como nível básico em estatística, 16,62% como intermediárias e 70,13% classificadas como avançadas. Os softwares mais citados nas ementas foram o R e o STATA, indicando para um domínio básico sobre ferramentas computacionais para análises estatísticas. As disciplinas avaliadas envolvem conceitos complexos de Estatística, apontando para a necessidade de os discentes terem um elevado grau de letramento estatístico. O Artigo 2, teve como objetivo descrever a atitude em relação a Estatística dos estudantes do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA) em Vitória da Conquista, BA. As informações individuais dos discentes foram coletadas através de questionário auto aplicado, anônimo e online, que incluía variáveis sociodemográficas e a escala SATS-28. A amostra foi composta por 318 estudantes. Observou-se que os alunos consideram a Estatística importante nesta área de formação e na graduação e menos importante no cotidiano, e demonstraram convicção quanto ao uso da Estatística como ferramenta de 10 trabalho no futuro. Quanto às dimensões do SATS-28, a que apresentou a maior média foi a do Valor, com 5,79 (DP=0,80). A dimensão Valor também foi a que apresentou os maiores valores de correlação com as variáveis que medem a importância da Estatística, sendo todos significativos e positivos. A Estatística, por vezes, desperta pouca empatia por parte dos alunos da área da Saúde, influenciando em maior ou menor abertura para aceitar, aprender e compreender os conteúdos da disciplina. Essa atitude pode estar relacionada com o desenvolvimento do letramento estatístico, ou seja, atitudes positivas podem favorecer um letramento estatístico mais pleno. Sendo assim, compreender as atitudes dos alunos e seus conhecimentos estatísticos pode ser importante para o desenvolvimento de estratégias que possam tanto conscientizar sobre a importância da Estatística, como para incentivar a prática baseada em evidências. Diante dos resultados desta Tese, sugere-se que o ensino da Estatística seja repensado, de maneira que sejam levadas em consideração as atitudes dos estudantes.The basic concepts of Statistics are fundamental for the development of an intuitive and real comprehension of the meaning of data, as well as what they represent in the formation of the researcher. Understanding attitudes towards Statistics can allow the improvement of the educational process. This study aimed to identify aspects of training in Statistics in the Postgraduate Programs in Epidemiology, Collective Health and Public Health in Brazilian public institutions, in addition to an immersion in the graduations offered by the Multidisciplinary Institute in Health, of the Federal University of Bahia, in order to assess students' attitudes towards Statistics. In Article 1, based on the survey of the curricula of graduate courses, a qualitative research was carried out using the technique of document analysis of the course menu. The data were obtained from consultations on the official CAPES website, considering the last update available on the Sucupira platform, year 2018. The menus were grouped as established in the methodology, with 13.25% of them classified as basic level in statistics, 16.62% as intermediate and 70.13% classified as advanced. The most cited software in the menus were R and STATA, indicating a basic domain of computational tools for statistical analysis. The subjects evaluated involve complex concepts of Statistics, pointing to the need for students to have a high degree of statistical literacy. Article 2 aimed to describe the attitude towards Statistics of students at the Multidisciplinary Institute of Health at the Federal University of Bahia (IMS/UFBA) in Vitória da Conquista, BA. The students' individual information was collected through a self-administered, anonymous and online questionnaire, which included sociodemographic variables and the SATS-28 scale. The sample consisted of 318 students. It was observed that the students consider Statistics important in this area of training and in graduation and less important in everyday life, and demonstrated conviction regarding the use of Statistics as a work tool in the future. As for the dimensions of the SATS-28, the one with the highest average was Value, with 5.79 (SD=0.80). The Value dimension was also the one that presented the highest correlation values with the variables that 12 measure the importance of Statistics, all being significant and positive. Statistics sometimes arouses little empathy on the part of students in the Health area, influencing a greater or lesser openness to accept, learn and understand the contents of the discipline. This attitude may be related to the development of statistical literacy, that is, positive attitudes can favor a fuller statistical literacy. Therefore, understanding students' attitudes and their statistical knowledge can be important for the development of strategies that can both raise awareness of the importance of Statistics and encourage evidence-based practice. In view of the results of this Thesis, it is suggested that the teaching of Statistics be rethought, so that the attitudes of students are taken into account.application/pdfporCurrículoUniversidadesEstatísticaCiências da saúdeEducação em saúdeCurriculumPostgraduate teachingHigher educationStatisticsStatistic literacyAttitudeEducação estatística na área da saúde : a formação estatística nas pós-graduações e a atitude de graduandos em relação à estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146383.pdf.txt001146383.pdf.txtExtracted Texttext/plain67295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246271/2/001146383.pdf.txt97244a63007b42dd4bbf4d6fe3c33c18MD52ORIGINAL001146383.pdfTexto parcialapplication/pdf1144393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246271/1/001146383.pdfaf66e00ffa9f128850dfd1aeaf120a66MD5110183/2462712023-11-18 04:27:10.887911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-18T06:27:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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