Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17616 |
Resumo: | Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer. |
id |
URGS_a2f3c0fb252497facaef3ebb6022be8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17616 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Garcia, Leticia SilvaCosta, Antonio Carlos da RochaFranco, Sérgio Roberto Kieling2009-11-05T04:14:44Z2004http://hdl.handle.net/10183/17616000721335Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer.The main focus of this dissertation is on the reputation mechanisms of virtual learning communities implemented as peer-to-peer content sharing networks. The reputation systems modeled according to the Social Interaction Theory of Piaget and to the concepts of community and society introduced by Ferdinand Tonnies are the main contributions of the present study. The idea is to reach an effective deployment of virtual learning communities through peer-to-peer networks. The implementation of peer-to-peer networks in virtual communities raises several issues that should be noticed. The popularization of this concept due to the increase of content sharing by means of software such as e-mule and kazaa may be considered positive, but there are also limiting factors, as how to identify which material would be relevant for the content in question. Considering that the identification of origin and relevance is a key condition to the constitution of virtual learning communities, it is necessary to establish reputation mechanisms that approach such questions. The concept of value, the establishment of evaluation criteria for objects available, as well as the classification of agents that constitute the community are objects of study of this dissertation. This work takes place in an intersection area among Computer Science, Education and Sociology. The Social Interaction Theory, by Piaget, supports the Education area, Tonnies provides the support for the Sociology issues and, from Computer Science we take the support for the peer-to-peer networks approach.application/pdfporPiaget, Jean 1896-1980.Tönnies, Ferdinand 1855-1936.Interação socialAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualComunidadePeer-to-peerSocial interactionLearning environmentVirtual environmentCommunityNetwork of peer-to-peerMecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piagetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação (até 1998)Porto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000721335.pdf000721335.pdfTexto completoapplication/pdf629590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/1/000721335.pdfee69523bc70d6bb35619645c242e4eeeMD51TEXT000721335.pdf.txt000721335.pdf.txtExtracted Texttext/plain162361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/2/000721335.pdf.txtc121faac143c7e7ea76ccea132907b58MD52THUMBNAIL000721335.pdf.jpg000721335.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/3/000721335.pdf.jpg061de18d27ff11a963e633c9d3ec1df8MD5310183/176162018-10-05 08:32:50.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:32:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
title |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
spellingShingle |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget Garcia, Leticia Silva Piaget, Jean 1896-1980. Tönnies, Ferdinand 1855-1936. Interação social Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Comunidade Peer-to-peer Social interaction Learning environment Virtual environment Community Network of peer-to-peer |
title_short |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
title_full |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
title_fullStr |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
title_full_unstemmed |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
title_sort |
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget |
author |
Garcia, Leticia Silva |
author_facet |
Garcia, Leticia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Leticia Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Antonio Carlos da Rocha |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Costa, Antonio Carlos da Rocha Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean 1896-1980. Tönnies, Ferdinand 1855-1936. Interação social Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Comunidade Peer-to-peer |
topic |
Piaget, Jean 1896-1980. Tönnies, Ferdinand 1855-1936. Interação social Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Comunidade Peer-to-peer Social interaction Learning environment Virtual environment Community Network of peer-to-peer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social interaction Learning environment Virtual environment Community Network of peer-to-peer |
description |
Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-05T04:14:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17616 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000721335 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17616 |
identifier_str_mv |
000721335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/1/000721335.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/2/000721335.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/3/000721335.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee69523bc70d6bb35619645c242e4eee c121faac143c7e7ea76ccea132907b58 061de18d27ff11a963e633c9d3ec1df8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085157583978496 |