Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Leticia Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17616
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer.
id URGS_a2f3c0fb252497facaef3ebb6022be8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17616
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Garcia, Leticia SilvaCosta, Antonio Carlos da RochaFranco, Sérgio Roberto Kieling2009-11-05T04:14:44Z2004http://hdl.handle.net/10183/17616000721335Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer.The main focus of this dissertation is on the reputation mechanisms of virtual learning communities implemented as peer-to-peer content sharing networks. The reputation systems modeled according to the Social Interaction Theory of Piaget and to the concepts of community and society introduced by Ferdinand Tonnies are the main contributions of the present study. The idea is to reach an effective deployment of virtual learning communities through peer-to-peer networks. The implementation of peer-to-peer networks in virtual communities raises several issues that should be noticed. The popularization of this concept due to the increase of content sharing by means of software such as e-mule and kazaa may be considered positive, but there are also limiting factors, as how to identify which material would be relevant for the content in question. Considering that the identification of origin and relevance is a key condition to the constitution of virtual learning communities, it is necessary to establish reputation mechanisms that approach such questions. The concept of value, the establishment of evaluation criteria for objects available, as well as the classification of agents that constitute the community are objects of study of this dissertation. This work takes place in an intersection area among Computer Science, Education and Sociology. The Social Interaction Theory, by Piaget, supports the Education area, Tonnies provides the support for the Sociology issues and, from Computer Science we take the support for the peer-to-peer networks approach.application/pdfporPiaget, Jean 1896-1980.Tönnies, Ferdinand 1855-1936.Interação socialAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualComunidadePeer-to-peerSocial interactionLearning environmentVirtual environmentCommunityNetwork of peer-to-peerMecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piagetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação (até 1998)Porto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000721335.pdf000721335.pdfTexto completoapplication/pdf629590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/1/000721335.pdfee69523bc70d6bb35619645c242e4eeeMD51TEXT000721335.pdf.txt000721335.pdf.txtExtracted Texttext/plain162361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/2/000721335.pdf.txtc121faac143c7e7ea76ccea132907b58MD52THUMBNAIL000721335.pdf.jpg000721335.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/3/000721335.pdf.jpg061de18d27ff11a963e633c9d3ec1df8MD5310183/176162018-10-05 08:32:50.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:32:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
title Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
spellingShingle Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
Garcia, Leticia Silva
Piaget, Jean 1896-1980.
Tönnies, Ferdinand 1855-1936.
Interação social
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Comunidade
Peer-to-peer
Social interaction
Learning environment
Virtual environment
Community
Network of peer-to-peer
title_short Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
title_full Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
title_fullStr Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
title_full_unstemmed Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
title_sort Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
author Garcia, Leticia Silva
author_facet Garcia, Leticia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Leticia Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean 1896-1980.
Tönnies, Ferdinand 1855-1936.
Interação social
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Comunidade
Peer-to-peer
topic Piaget, Jean 1896-1980.
Tönnies, Ferdinand 1855-1936.
Interação social
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Comunidade
Peer-to-peer
Social interaction
Learning environment
Virtual environment
Community
Network of peer-to-peer
dc.subject.eng.fl_str_mv Social interaction
Learning environment
Virtual environment
Community
Network of peer-to-peer
description Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-05T04:14:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17616
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000721335
url http://hdl.handle.net/10183/17616
identifier_str_mv 000721335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/1/000721335.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/2/000721335.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17616/3/000721335.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee69523bc70d6bb35619645c242e4eee
c121faac143c7e7ea76ccea132907b58
061de18d27ff11a963e633c9d3ec1df8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085157583978496