As relações entre parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e ciclistas que os frequentam : estudos de caso na cidade de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202122 |
Resumo: | Os estudos que abrangem os temas de parques urbanos, ciclistas e rede cicloviária não são analisados em conjunto, gerando assim a necessidade de entender as relações entre esses temas ligados ao planejamento urbano e ambiental. O objetivo central desta dissertação é compreeder as relações entre os parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e os ciclistas que frequentam os Parques Farroupilha, Marinha do Brasil e Moinhos de Ventos, localizados na cidade de Porto Alegre/RS. Neste estudo foram realizados levantamentos de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e da infraestrutura provida pelos parques aos ciclistas. Adotou-se como metodologia a utilização da abordagem de Método Mistos, com o levantamento concomitante de dados quantitativos e qualitativos, que permitem a exploração não somente de variáveis selecionadas, como a consideração das opiniões dos ciclistas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários para os ciclistas que frequentam cada um dos três parques urbanos, utilizando as formas de coleta presencial e online, permitindo assim, a comparação dos resultados entre parques urbanos e entre as formas de coletas. Através dos resultados, observa-se que a existência de ciclovias próximas a parques é um fator de importância para que os ciclistas os frequentem, existindo vários fatores que levam esse público a utilização desses espaços, sendo o lazer o principal deles. A partir destas informações, é possível concluir que os parques urbanos e a infraestrutura cicloviária precisam ser pensados em conjunto na cidade. |
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Domeneghini, JenniferSilveira, André Luiz Lopes da2019-11-28T03:56:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/202122001106724Os estudos que abrangem os temas de parques urbanos, ciclistas e rede cicloviária não são analisados em conjunto, gerando assim a necessidade de entender as relações entre esses temas ligados ao planejamento urbano e ambiental. O objetivo central desta dissertação é compreeder as relações entre os parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e os ciclistas que frequentam os Parques Farroupilha, Marinha do Brasil e Moinhos de Ventos, localizados na cidade de Porto Alegre/RS. Neste estudo foram realizados levantamentos de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e da infraestrutura provida pelos parques aos ciclistas. Adotou-se como metodologia a utilização da abordagem de Método Mistos, com o levantamento concomitante de dados quantitativos e qualitativos, que permitem a exploração não somente de variáveis selecionadas, como a consideração das opiniões dos ciclistas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários para os ciclistas que frequentam cada um dos três parques urbanos, utilizando as formas de coleta presencial e online, permitindo assim, a comparação dos resultados entre parques urbanos e entre as formas de coletas. Através dos resultados, observa-se que a existência de ciclovias próximas a parques é um fator de importância para que os ciclistas os frequentem, existindo vários fatores que levam esse público a utilização desses espaços, sendo o lazer o principal deles. A partir destas informações, é possível concluir que os parques urbanos e a infraestrutura cicloviária precisam ser pensados em conjunto na cidade.The studies that cover the themes of urban parks, cyclists and bicycle network are not analyzed together, generating the need to understand the relationships between these themes associated to urban and environmental planning. This study aims to understand the relationships between urban parks that have adjacent cycle paths and cyclists who attend them, being carried out in the Farroupilha, Marinha do Brasil and Moinhos de Ventos Parks, located in Porto Alegre / RS. In this study were collected data on the profile and opinion of cyclists and the infrastructure provided by the parks to cyclists. The methodology adopted was the use of the mixed method approach, with the concomitant survey of quantitative and qualitative data, which allow the exploration not only of selected variables, but also the consideration of cyclists' opinions. The data collection was performed through the application of questionnaires to cyclists who attend each of the three urban parks, using the forms of presential and online collection, allowing the comparison of results between urban parks and between the forms of collection. Trough the results, it is observed that the existence of bicycle paths near parks is an important factor for cyclists to attend it, and there are several factors that lead this public to use these spaces, leisure being the main one. From this information, it can be concluded that urban parks and cycling infrastructure need to be planned together in the city, as these are broadly related topics.application/pdfporParquesCicloviasBicicletaCiclismoPorto Alegre (RS)Urban parksCyclistCycle-road networkBicycleBicycle pathAs relações entre parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e ciclistas que os frequentam : estudos de caso na cidade de Porto Alegre/RSThe relations between urban parks that have adjacent bicycle paths and cyclists who attend them : case studies in the city of Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106724.pdf.txt001106724.pdf.txtExtracted Texttext/plain660450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202122/2/001106724.pdf.txt7971a7d4db26539fb0cb9b5536e1e26cMD52ORIGINAL001106724.pdfTexto completoapplication/pdf23865220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202122/1/001106724.pdf1ddbf032457c0dd906a398c23fe4b8beMD5110183/2021222019-11-29 05:02:06.092895oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-29T07:02:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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