Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastiani, Jamile de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268358
Resumo: A história e a cultura de um povo podem ser reconhecidas por meio das edificações presentes na paisagem, entendidas como representações físicas da identidade da cidade e de seus habitantes. Com base nas críticas feitas à metodologia para Educação Patrimonial proposta por Horta (1999) e levando em consideração a conceituação sugerida por Scifoni (2012), em que a Educação Patrimonial deve ser vista como um processo e não apenas como um produto, somando-se à evolução da tecnologia, aponta se a inquietação de como a Educação Patrimonial, aliada aos avanços tecnológicos, pode atuar de forma conjunta na salvaguarda e disseminação da importância do patrimônio histórico na Educação Patrimonial. Nesse sentido, admite-se como objetivo desta pesquisa o desenvolvimento de um Guia Digital Online para utilização na Educação Patrimonial. O estudo fundamenta-se em contribuições de autores e estudos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, tendo como pilar a fotogrametria, materialização e disseminação de informações na Educação Patrimonial. A metodologia delineada apresenta um conjunto de 12 etapas (framework) formuladas a partir da interpretação e análise de diferentes estudos produzidos no decorrer do tempo, por diferentes autores. Os procedimentos abarcam a realização de um modelo de uma parte do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a coleta e análise de dados através de videoaulas, workshop e grupo de foco, de modo a validar e avaliar o Guia Digital Online proposto, assim como a sua replicabilidade. O estudo tem como resultado uma plataforma digital finalizada, um passo a passo da aplicação do Guia, além de um Repositório Digital de todos os projetos que utilizem dessa ferramenta. O estudo demonstra que a união entre a Educação Patrimonial e as Tecnologia Digitais, neste trabalho compreendidas pela fotogrametria, impressão 3D (FFF) e corte a laser, consistem em uma possibilidade que pode proporcionar a crianças, jovens e adultos uma experiência singular na valorização da memória.
id URGS_a38e3d87a2b417935d056b548604c7d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268358
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bastiani, Jamile deBruscato, Léia MiottoSilva, Fábio Pinto da2023-12-13T03:25:50Z2023http://hdl.handle.net/10183/268358001189752A história e a cultura de um povo podem ser reconhecidas por meio das edificações presentes na paisagem, entendidas como representações físicas da identidade da cidade e de seus habitantes. Com base nas críticas feitas à metodologia para Educação Patrimonial proposta por Horta (1999) e levando em consideração a conceituação sugerida por Scifoni (2012), em que a Educação Patrimonial deve ser vista como um processo e não apenas como um produto, somando-se à evolução da tecnologia, aponta se a inquietação de como a Educação Patrimonial, aliada aos avanços tecnológicos, pode atuar de forma conjunta na salvaguarda e disseminação da importância do patrimônio histórico na Educação Patrimonial. Nesse sentido, admite-se como objetivo desta pesquisa o desenvolvimento de um Guia Digital Online para utilização na Educação Patrimonial. O estudo fundamenta-se em contribuições de autores e estudos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, tendo como pilar a fotogrametria, materialização e disseminação de informações na Educação Patrimonial. A metodologia delineada apresenta um conjunto de 12 etapas (framework) formuladas a partir da interpretação e análise de diferentes estudos produzidos no decorrer do tempo, por diferentes autores. Os procedimentos abarcam a realização de um modelo de uma parte do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a coleta e análise de dados através de videoaulas, workshop e grupo de foco, de modo a validar e avaliar o Guia Digital Online proposto, assim como a sua replicabilidade. O estudo tem como resultado uma plataforma digital finalizada, um passo a passo da aplicação do Guia, além de um Repositório Digital de todos os projetos que utilizem dessa ferramenta. O estudo demonstra que a união entre a Educação Patrimonial e as Tecnologia Digitais, neste trabalho compreendidas pela fotogrametria, impressão 3D (FFF) e corte a laser, consistem em uma possibilidade que pode proporcionar a crianças, jovens e adultos uma experiência singular na valorização da memória.The history and people culture can be recognized through the buildings present in the landscape, understood as physical representations of the identity of the city and its inhabitants. Based on the criticisms made to the methodology for Heritage Education proposed by Horta (1999) and taking into account the conceptualization suggested by Scifoni (2012), in which Heritage Education should be seen as a process and not just as a product, adding to to the evolution of technology, there is a concern about how Heritage Education, combined with technological advances, can act jointly in safeguarding and disseminating the importance of historical heritage in Heritage Education. In this sense, the objective of this research is the development of an Online Digital Guide for use in Heritage Education. The study is based on contributions from authors and studies that have been developed over time, based on photogrammetry, materialization and dissemination of information in Heritage Education. The outlined methodology presents a set of 12 stages (framework) formulated from the interpretation and analysis of different studies produced over time by different authors. The procedures include the realization of a model of a part of the Astronomical Observatory of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the collection and analysis of data through video classes, workshop and focus group, in order to validate and evaluate the Guide Digital Online proposed, as well as its replicability. The study results in a finalized digital platform, a step-by-step application of the Guide, as well as a Digital Repository of all projects that use this tool. The study demonstrates that the union between Heritage Education and Digital Technologies, in this work understood by photogrammetry, 3D printing (FFF) and laser cutting, consist of a possibility that can provide children, young people and adults with a unique experience in valuing the memory.application/pdfporObservatório Astronômico da UFRGSEducação patrimonialFabricação digitalOnline digital guideHeritage education3D technologiesDigital fabricationCriação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGSCreation of an Online Digital Guide : a case study using the UFRGS Astronomical Observatoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189752.pdf.txt001189752.pdf.txtExtracted Texttext/plain439319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268358/2/001189752.pdf.txta54eb71903a0429ccb4f14cb868b6338MD52ORIGINAL001189752.pdfTexto completoapplication/pdf14095509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268358/1/001189752.pdf536534cfa560f47001fd176934cf985aMD5110183/2683582023-12-14 04:24:07.127621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-14T06:24:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Creation of an Online Digital Guide : a case study using the UFRGS Astronomical Observatory
title Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
spellingShingle Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
Bastiani, Jamile de
Observatório Astronômico da UFRGS
Educação patrimonial
Fabricação digital
Online digital guide
Heritage education
3D technologies
Digital fabrication
title_short Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
title_full Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
title_fullStr Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
title_full_unstemmed Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
title_sort Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
author Bastiani, Jamile de
author_facet Bastiani, Jamile de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastiani, Jamile de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bruscato, Léia Miotto
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Fábio Pinto da
contributor_str_mv Bruscato, Léia Miotto
Silva, Fábio Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Observatório Astronômico da UFRGS
Educação patrimonial
Fabricação digital
topic Observatório Astronômico da UFRGS
Educação patrimonial
Fabricação digital
Online digital guide
Heritage education
3D technologies
Digital fabrication
dc.subject.eng.fl_str_mv Online digital guide
Heritage education
3D technologies
Digital fabrication
description A história e a cultura de um povo podem ser reconhecidas por meio das edificações presentes na paisagem, entendidas como representações físicas da identidade da cidade e de seus habitantes. Com base nas críticas feitas à metodologia para Educação Patrimonial proposta por Horta (1999) e levando em consideração a conceituação sugerida por Scifoni (2012), em que a Educação Patrimonial deve ser vista como um processo e não apenas como um produto, somando-se à evolução da tecnologia, aponta se a inquietação de como a Educação Patrimonial, aliada aos avanços tecnológicos, pode atuar de forma conjunta na salvaguarda e disseminação da importância do patrimônio histórico na Educação Patrimonial. Nesse sentido, admite-se como objetivo desta pesquisa o desenvolvimento de um Guia Digital Online para utilização na Educação Patrimonial. O estudo fundamenta-se em contribuições de autores e estudos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, tendo como pilar a fotogrametria, materialização e disseminação de informações na Educação Patrimonial. A metodologia delineada apresenta um conjunto de 12 etapas (framework) formuladas a partir da interpretação e análise de diferentes estudos produzidos no decorrer do tempo, por diferentes autores. Os procedimentos abarcam a realização de um modelo de uma parte do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a coleta e análise de dados através de videoaulas, workshop e grupo de foco, de modo a validar e avaliar o Guia Digital Online proposto, assim como a sua replicabilidade. O estudo tem como resultado uma plataforma digital finalizada, um passo a passo da aplicação do Guia, além de um Repositório Digital de todos os projetos que utilizem dessa ferramenta. O estudo demonstra que a união entre a Educação Patrimonial e as Tecnologia Digitais, neste trabalho compreendidas pela fotogrametria, impressão 3D (FFF) e corte a laser, consistem em uma possibilidade que pode proporcionar a crianças, jovens e adultos uma experiência singular na valorização da memória.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T03:25:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268358
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189752
url http://hdl.handle.net/10183/268358
identifier_str_mv 001189752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268358/2/001189752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268358/1/001189752.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a54eb71903a0429ccb4f14cb868b6338
536534cfa560f47001fd176934cf985a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085635650748416