Disciplina histórica, um campo em disputa : discursos dos presidentes da American Historical Association (1884-1914)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199490 |
Resumo: | No final do século XIX, nos Estados Unidos, ocorreu uma profunda mudança na maneira pela qual a sociedade se relacionava com o passado e produzia conhecimento sobre ele. De conhecimento desenvolvido por amadores, passou a ser disciplina científica autônoma, levada à cabo em instituições universitárias por um corpo de profissionais treinados nestas instituições, que atuava seguindo procedimentos pré-estabelecidos para o desenvolvimento de suas pesquisas. Essas mudanças compreenderam dois processos, o de disciplinarização e o profissionalização da História. O primeiro processo correspondeu ao estabelecimento das bases epistemológicas sobre as quais a História constituiria sua identidade, erguendo suas fronteiras com relação às outras áreas, tornando-se um conhecimento autônomo; ele teve a ver com os procedimentos estabelecidos para a sua prática, o que seria considerado permitido e, principalmente, o que seria proibido em questão de metodologia de pesquisa e maneira de narrar os resultados. Já a profissionalização representou a construção de um aparato institucional que viabilizasse as pesquisas e amparasse os historiadores, como um local de emprego nas universidades, critérios para a formação de profissionais, constituição de associações profissionais e criação de periódicos acadêmicos. Nesta pesquisa, tratei desses dois processos de maneira separada, partindo da trajetória acadêmica do historiador Frederick Jackson Turner (1861-1932) para compreender como a profissionalização ocorreu nos Estados Unidos e depois passado para a análise dos discursos dos presidentes da American Historical Association – fundada em 1884 –, para perceber as discussões que ocorreram em torno da disciplinarização da História naquele país entre 1884 e 1914. |
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Gallo, Lívia AmaranteGuazzelli, Cesar Augusto Barcellos2019-09-19T03:45:12Z2019http://hdl.handle.net/10183/199490001101466No final do século XIX, nos Estados Unidos, ocorreu uma profunda mudança na maneira pela qual a sociedade se relacionava com o passado e produzia conhecimento sobre ele. De conhecimento desenvolvido por amadores, passou a ser disciplina científica autônoma, levada à cabo em instituições universitárias por um corpo de profissionais treinados nestas instituições, que atuava seguindo procedimentos pré-estabelecidos para o desenvolvimento de suas pesquisas. Essas mudanças compreenderam dois processos, o de disciplinarização e o profissionalização da História. O primeiro processo correspondeu ao estabelecimento das bases epistemológicas sobre as quais a História constituiria sua identidade, erguendo suas fronteiras com relação às outras áreas, tornando-se um conhecimento autônomo; ele teve a ver com os procedimentos estabelecidos para a sua prática, o que seria considerado permitido e, principalmente, o que seria proibido em questão de metodologia de pesquisa e maneira de narrar os resultados. Já a profissionalização representou a construção de um aparato institucional que viabilizasse as pesquisas e amparasse os historiadores, como um local de emprego nas universidades, critérios para a formação de profissionais, constituição de associações profissionais e criação de periódicos acadêmicos. Nesta pesquisa, tratei desses dois processos de maneira separada, partindo da trajetória acadêmica do historiador Frederick Jackson Turner (1861-1932) para compreender como a profissionalização ocorreu nos Estados Unidos e depois passado para a análise dos discursos dos presidentes da American Historical Association – fundada em 1884 –, para perceber as discussões que ocorreram em torno da disciplinarização da História naquele país entre 1884 e 1914.In the late nineteenth century, there was a profound change in the way society related to and produced knowledge of the past in America. From knowledge developed by amateurs, it became an independent scientific discipline, carried out in university institutions by professionals trained in these institutions, who worked following pre-established procedures for the development of their research. These changes comprised two processes, that of disciplinarization and the professionalization of history. The first process corresponded to the establishment of the epistemological bases upon which History would constitute its identity, raising its borders in relation to other areas, becoming an autonomous knowledge; It had to do with the procedures established for its practice, what would be considered allowed and, especially, what would be prohibited in terms of research methodology and how to narrate the results. Professionalization, on the other hand, represented the construction of an institutional apparatus that would enable research and support historians, such as a place of employment in universities, criteria for the formation of professionals, constitution of professional associations and the creation of academic journals. In this research, I dealt with these two processes separately, starting from the academic trajectory of Frederick Jackson Turner (1861-1932) in order to understand how professionalization took place in the United States and then proceeded to analyze the speeches of the presidents of the American Historical Association - founded in 1884 –, to understand the discussions that took place around the disciplining of history in that country between 1884 and 1914.application/pdfporTurner, Frederick JacksonAmerican Historical AssociationHistoriografiaProfissionalizaçãoHistóriaHistoriographyDisciplinarizationProfessionalizationDisciplina histórica, um campo em disputa : discursos dos presidentes da American Historical Association (1884-1914)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101466.pdf.txt001101466.pdf.txtExtracted Texttext/plain401325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199490/2/001101466.pdf.txt4df18c19053b6d0f6002ea00c2e78ceeMD52ORIGINAL001101466.pdfTexto completoapplication/pdf1361292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199490/1/001101466.pdf604a2530980f948bf735f43105bc0e34MD5110183/1994902019-09-20 03:48:48.833085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-20T06:48:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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