Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Débora Busatto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257552
Resumo: A área da saúde é um ambiente de alta complexidade que possui atividades sem valor agregado a partir da perspectiva do paciente. Desta forma, há uma constante identificação dos desperdícios a serem eliminados, apesar da lacuna em relação à mensuração econômica da redução dos custos. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo principal propor melhorias na avaliação econômica do Lean Healthcare. Para isso, realizou-se revisões sistemáticas da literatura com foco na aplicação do Lean Healthcare e do microcusteio TDABC na saúde. Além disso, discutiram-se aspectos teóricos do sistema de custos quanto aos métodos e princípios de custeio. Os achados das revisões indicaram que nos estudos de Lean Healthcare é escassa a avaliação econômica das melhorias propostas. Sob outra perspectiva, os estudos de microcusteio TDABC apresentam discussões limitadas do sistema de custeio, ou seja, não há uma visão ampla do processo estrutural hospitalar para a avaliação de impacto da melhoria. Portanto, neste estudo aplicou-se o microcusteio TDABC no processo de telemedicina com a proposição de avaliação da melhoria com o Lean Healthcare. A partir disso, analisaram-se, através dos princípios de custeio, as capacidades dos recursos e notou-se uma ociosidade dos profissionais médicos e da estrutura disponível para o teleatendimento. A análise de desperdícios do Lean Healthcare permitiu avaliar alternativas com o potencial de aumentar a quantidade de atendimentos, com a redução do tempo de espera e das perdas anormais do processo. Sendo assim, com os ajustes, houve uma redução no custo médio de cada atendimento de 24% em relação ao custo anterior. Ademais, com a melhoria, foi estimado que o tempo de espera mensal seja reduzido em 32%. Apesar dos ajustes necessários, a telemedicina foi uma eficiente ferramenta durante a pandemia e permitiu a expansão de serviço de pronto atendimento para consultas de baixa complexidade. Além disso, é de suma importância a disponibilização de um serviço que ultrapasse as dimensões continentais e proporcione a sua equidade no país.
id URGS_a652d06f557a3385a1fc20cda9015bc4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257552
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silveira, Débora BusattoKliemann Neto, Francisco Jose2023-04-27T03:32:39Z2022http://hdl.handle.net/10183/257552001166319A área da saúde é um ambiente de alta complexidade que possui atividades sem valor agregado a partir da perspectiva do paciente. Desta forma, há uma constante identificação dos desperdícios a serem eliminados, apesar da lacuna em relação à mensuração econômica da redução dos custos. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo principal propor melhorias na avaliação econômica do Lean Healthcare. Para isso, realizou-se revisões sistemáticas da literatura com foco na aplicação do Lean Healthcare e do microcusteio TDABC na saúde. Além disso, discutiram-se aspectos teóricos do sistema de custos quanto aos métodos e princípios de custeio. Os achados das revisões indicaram que nos estudos de Lean Healthcare é escassa a avaliação econômica das melhorias propostas. Sob outra perspectiva, os estudos de microcusteio TDABC apresentam discussões limitadas do sistema de custeio, ou seja, não há uma visão ampla do processo estrutural hospitalar para a avaliação de impacto da melhoria. Portanto, neste estudo aplicou-se o microcusteio TDABC no processo de telemedicina com a proposição de avaliação da melhoria com o Lean Healthcare. A partir disso, analisaram-se, através dos princípios de custeio, as capacidades dos recursos e notou-se uma ociosidade dos profissionais médicos e da estrutura disponível para o teleatendimento. A análise de desperdícios do Lean Healthcare permitiu avaliar alternativas com o potencial de aumentar a quantidade de atendimentos, com a redução do tempo de espera e das perdas anormais do processo. Sendo assim, com os ajustes, houve uma redução no custo médio de cada atendimento de 24% em relação ao custo anterior. Ademais, com a melhoria, foi estimado que o tempo de espera mensal seja reduzido em 32%. Apesar dos ajustes necessários, a telemedicina foi uma eficiente ferramenta durante a pandemia e permitiu a expansão de serviço de pronto atendimento para consultas de baixa complexidade. Além disso, é de suma importância a disponibilização de um serviço que ultrapasse as dimensões continentais e proporcione a sua equidade no país.Healthcare is a highly complex environment that has activities without added value from the patient's perspective. Thus, there is a constant identification of waste to be eliminated, despite the gap in relation to the economic measurement of cost reduction. In this context, this dissertation has as main objective to propose improvements in the economic evaluation to Lean Healthcare. For this, systematic reviews of the literature were carried out with a focus on the application of Lean Healthcare and TDABC microcosting in health. In addition, theoretical aspects of the cost system were discussed in terms of costing methods and principles. The findings of the reviews indicated that in Lean Healthcare studies there is little economic evaluation of the proposed improvements. From another perspective, the TDABC microcosting studies present limited discussions of the costing system, that is, there is no broad view of the hospital structural process for assessing the impact of improvement. Therefore, in this study, the TDABC microcosting was applied in the telemedicine process with the proposition of evaluating the improvement with Lean Healthcare. Based on this, the capabilities of the resource were analyzed using the costing principles and it was an idleness of medical professionals and the structure available for teleservice. Lean Healthcare’s waste analysis allowed evaluating alternatives with the potential to increase the number of appointments, with a reduction in waiting time and abnormal losses in the process. Therefore, with the adjustments, there was a reduction in the average cost of each service of 24% in relation to the previous cost. Furthermore, with the improvement, it was estimated that the monthly waiting time is reduced by 32%. Despite the necessary adjustments, telemedicine was an efficient tool during the pandemic and allowed for the expansion of emergency care services for low-complexity consultations. In addition, it is of paramount importance to provide a service that goes beyond continental dimensions and provides equity in the country.application/pdfporServiços de saúdeAnálise de custosTelemedicinaTDABCLean healthcareHealthcareTelemedicineProposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166319.pdf.txt001166319.pdf.txtExtracted Texttext/plain163175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257552/2/001166319.pdf.txt5a2ab4059c5679934edb994169fb312bMD52ORIGINAL001166319.pdfTexto completoapplication/pdf960920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257552/1/001166319.pdf959d7f2a3101242b59bbdd9fe473cf55MD5110183/2575522023-04-28 03:56:30.396317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-28T06:56:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
title Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
spellingShingle Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
Silveira, Débora Busatto
Serviços de saúde
Análise de custos
Telemedicina
TDABC
Lean healthcare
Healthcare
Telemedicine
title_short Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
title_full Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
title_fullStr Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
title_full_unstemmed Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
title_sort Proposta de melhoria na avaliação econômica do Lean Healthcare : o caso do teleatendimento
author Silveira, Débora Busatto
author_facet Silveira, Débora Busatto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Débora Busatto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kliemann Neto, Francisco Jose
contributor_str_mv Kliemann Neto, Francisco Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de saúde
Análise de custos
Telemedicina
topic Serviços de saúde
Análise de custos
Telemedicina
TDABC
Lean healthcare
Healthcare
Telemedicine
dc.subject.eng.fl_str_mv TDABC
Lean healthcare
Healthcare
Telemedicine
description A área da saúde é um ambiente de alta complexidade que possui atividades sem valor agregado a partir da perspectiva do paciente. Desta forma, há uma constante identificação dos desperdícios a serem eliminados, apesar da lacuna em relação à mensuração econômica da redução dos custos. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo principal propor melhorias na avaliação econômica do Lean Healthcare. Para isso, realizou-se revisões sistemáticas da literatura com foco na aplicação do Lean Healthcare e do microcusteio TDABC na saúde. Além disso, discutiram-se aspectos teóricos do sistema de custos quanto aos métodos e princípios de custeio. Os achados das revisões indicaram que nos estudos de Lean Healthcare é escassa a avaliação econômica das melhorias propostas. Sob outra perspectiva, os estudos de microcusteio TDABC apresentam discussões limitadas do sistema de custeio, ou seja, não há uma visão ampla do processo estrutural hospitalar para a avaliação de impacto da melhoria. Portanto, neste estudo aplicou-se o microcusteio TDABC no processo de telemedicina com a proposição de avaliação da melhoria com o Lean Healthcare. A partir disso, analisaram-se, através dos princípios de custeio, as capacidades dos recursos e notou-se uma ociosidade dos profissionais médicos e da estrutura disponível para o teleatendimento. A análise de desperdícios do Lean Healthcare permitiu avaliar alternativas com o potencial de aumentar a quantidade de atendimentos, com a redução do tempo de espera e das perdas anormais do processo. Sendo assim, com os ajustes, houve uma redução no custo médio de cada atendimento de 24% em relação ao custo anterior. Ademais, com a melhoria, foi estimado que o tempo de espera mensal seja reduzido em 32%. Apesar dos ajustes necessários, a telemedicina foi uma eficiente ferramenta durante a pandemia e permitiu a expansão de serviço de pronto atendimento para consultas de baixa complexidade. Além disso, é de suma importância a disponibilização de um serviço que ultrapasse as dimensões continentais e proporcione a sua equidade no país.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T03:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166319
url http://hdl.handle.net/10183/257552
identifier_str_mv 001166319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257552/2/001166319.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257552/1/001166319.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a2ab4059c5679934edb994169fb312b
959d7f2a3101242b59bbdd9fe473cf55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064773455577088