Solution methods for a maritime inventory routing problem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friske, Marcelo Wuttig
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218236
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta matheuristicas e metaheuristicas para resolver um Problema de Roteamento de Inventário Marítimo (MIRP - Maritime Inventory Routing Problem) de produto único. O problema combina dois componentes chave: o roteamento de navios e a gestão de estoque nos portos. Cada porto possui uma capacidade de estocagem e produz ou consome determinada quantidade de produto ao longo do horizonte de planejamento. A frota de navios é heterogênea, sendo que os navios diferem entre si por capacidade, velocidade, e custos de navegação. O problema consiste em definir uma rota e um escalonamento para cada navio, que é composto por uma sequência de visitas a portos de carregamento e descarregamento em períodos de tempo específicos. Além disso, é necessário definir em cada visita a quantidade a ser carregada/descarregada pelo navio. São consideradas restrições de capacidade de estoque nos portos e capacidade dos navios, além de restrições auxiliares baseadas em cenários do mundo real. O objetivo é maximizar a receita através da entrega de produto nos portos de descarregamento, subtraindo os custos operacionais e de viagem dos navios. A estrutura matheurística é composta por um algoritmo relax-and-fix e por um algoritmo fix-and-optimize. O primeiro constrói uma solução inicial e consiste em dividir o problema em subproblemas que são resolvidos de forma iterativa. O segundo é responsável por melhorar a solução obtida pelo primeiro, resolvendo problemas inteiros mistos parcialmente fixados de forma iterativa. A estrutura matheuristica foi testada em duas formulações de tempo discreto: um modelo de rede espaço-tempo e um modelo de fluxo de carga fixa. Além disso, diversos componentes para foram propostos, tais como restrições adicionais, desigualdades válidas e pré processamento. A solução metaheuristica é composta de um algoritmo multi-start e algoritmo large neighborhood search, sendo o primeiro método a ser proposto para a variante do MIRP considerada neste trabalho que não depende de um resolvedor matemático para obter soluções. Os testes computacionais foram executados sob instâncias da literatura e instâncias modificadas. Nós avaliamos a contribuição de diferentes componentes das formulações da estrutura matheuristica, além de diferentes valores de parâmetros da abordagem metaheuristica considerando a qualidade da solução obtida e o tempo de execução. Foram considerados testes com a definição de parâmetros a priori e também utilizando uma ferramentade configuração automática de parâmetros. Os resultados demonstraram que os métodos propostos são potencialmente efetivos para resolver o problema quando aplicados a um conjunto de instâncias públicas, obtendo novas melhores soluções conhecidas, e fornecendo soluções para instâncias nas quais não foram apresentadas na literatura tentativas de solução.
id URGS_a70bc4257670363866b00f6fc399f755
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218236
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Friske, Marcelo WuttigBuriol, Luciana SaleteCamponogara, Eduardo2021-02-25T04:18:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/218236001122761Esta tese de doutorado apresenta matheuristicas e metaheuristicas para resolver um Problema de Roteamento de Inventário Marítimo (MIRP - Maritime Inventory Routing Problem) de produto único. O problema combina dois componentes chave: o roteamento de navios e a gestão de estoque nos portos. Cada porto possui uma capacidade de estocagem e produz ou consome determinada quantidade de produto ao longo do horizonte de planejamento. A frota de navios é heterogênea, sendo que os navios diferem entre si por capacidade, velocidade, e custos de navegação. O problema consiste em definir uma rota e um escalonamento para cada navio, que é composto por uma sequência de visitas a portos de carregamento e descarregamento em períodos de tempo específicos. Além disso, é necessário definir em cada visita a quantidade a ser carregada/descarregada pelo navio. São consideradas restrições de capacidade de estoque nos portos e capacidade dos navios, além de restrições auxiliares baseadas em cenários do mundo real. O objetivo é maximizar a receita através da entrega de produto nos portos de descarregamento, subtraindo os custos operacionais e de viagem dos navios. A estrutura matheurística é composta por um algoritmo relax-and-fix e por um algoritmo fix-and-optimize. O primeiro constrói uma solução inicial e consiste em dividir o problema em subproblemas que são resolvidos de forma iterativa. O segundo é responsável por melhorar a solução obtida pelo primeiro, resolvendo problemas inteiros mistos parcialmente fixados de forma iterativa. A estrutura matheuristica foi testada em duas formulações de tempo discreto: um modelo de rede espaço-tempo e um modelo de fluxo de carga fixa. Além disso, diversos componentes para foram propostos, tais como restrições adicionais, desigualdades válidas e pré processamento. A solução metaheuristica é composta de um algoritmo multi-start e algoritmo large neighborhood search, sendo o primeiro método a ser proposto para a variante do MIRP considerada neste trabalho que não depende de um resolvedor matemático para obter soluções. Os testes computacionais foram executados sob instâncias da literatura e instâncias modificadas. Nós avaliamos a contribuição de diferentes componentes das formulações da estrutura matheuristica, além de diferentes valores de parâmetros da abordagem metaheuristica considerando a qualidade da solução obtida e o tempo de execução. Foram considerados testes com a definição de parâmetros a priori e também utilizando uma ferramentade configuração automática de parâmetros. Os resultados demonstraram que os métodos propostos são potencialmente efetivos para resolver o problema quando aplicados a um conjunto de instâncias públicas, obtendo novas melhores soluções conhecidas, e fornecendo soluções para instâncias nas quais não foram apresentadas na literatura tentativas de solução.This thesis presents a matheuristic framework and a metaheuristic approach for solving a Maritime Inventory Routing Problem (MIRP). The problem combines two main components: ship routing and inventory management at ports. Each port has a storage capacity and variable production or consumption rates along with the planning horizon. The vessels differ with respect to capacity, speed, and travel costs. The problem consists of defining a route and schedule for each vessel, besides the amount of product loaded or unloaded in each port visit, while keeping the ports’ inventory between lower and upper limits. Constraints on ports inventory and vessel capacity are accounted for the problem, besides side constraints based on a real world scenario. The objective is to maximize the revenue of delivering the product at discharging ports, deducted traveling, and operational costs. The matheuristic framework is composed of a relax-and-fix algorithm and a fix-andoptimize algorithm. The relax-and-fix algorithm builds an initial solution and consists of dividing the original problem into subproblems solved iteratively. The fix-and-optimize algorithm is responsible for improving the solution, solving partially fixed subproblems derived from a starting solution. The matheuristic framework was tested in two discretetime formulations, and several formulations components such as additional constraints, preprocessing phase, restriction strategies, and valid inequalities were proposed. The metaheuristic approach is composed of a multi-start algorithm and a large neighborhood search, being the first proposed method for the MIRP variant considered in this work independent of a mathematical solver. Tests were carried out on instances from the literature and on modified instances. We evaluated the contribution of the different formulation components of the matheuristc framework, besides different parameter values of the metaheuristic approach, considering the solution quality and processing time. We considered tests with a priori parameter setting and also using an automatic configuration tool. The computational results demonstrated that the proposed methods are potentially effective for solving the MIRP when applied to a public dataset, obtaining new best-known solutions, and providing solutions for instances in which no attempts to solve them were presented in the literature.application/pdfengAlgoritmosPré-processamentoMatheuristicsMetaheuristicasPesquisa operacionalMaritime inventory routing problemFormulationsSolution methods for a maritime inventory routing problemMétodos de solução para um problema de roteamento de inventário marítimo info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122761.pdf.txt001122761.pdf.txtExtracted Texttext/plain293162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218236/2/001122761.pdf.txtb55d823cd73b6652bdf4090f3ab6ee17MD52ORIGINAL001122761.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3549503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218236/1/001122761.pdf12ef111be63cdb52853adb9718cb4e7bMD5110183/2182362024-03-20 04:51:18.434286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-20T07:51:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Solution methods for a maritime inventory routing problem
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Métodos de solução para um problema de roteamento de inventário marítimo
title Solution methods for a maritime inventory routing problem
spellingShingle Solution methods for a maritime inventory routing problem
Friske, Marcelo Wuttig
Algoritmos
Pré-processamento
Matheuristics
Metaheuristicas
Pesquisa operacional
Maritime inventory routing problem
Formulations
title_short Solution methods for a maritime inventory routing problem
title_full Solution methods for a maritime inventory routing problem
title_fullStr Solution methods for a maritime inventory routing problem
title_full_unstemmed Solution methods for a maritime inventory routing problem
title_sort Solution methods for a maritime inventory routing problem
author Friske, Marcelo Wuttig
author_facet Friske, Marcelo Wuttig
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Friske, Marcelo Wuttig
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buriol, Luciana Salete
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Camponogara, Eduardo
contributor_str_mv Buriol, Luciana Salete
Camponogara, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos
Pré-processamento
Matheuristics
Metaheuristicas
Pesquisa operacional
topic Algoritmos
Pré-processamento
Matheuristics
Metaheuristicas
Pesquisa operacional
Maritime inventory routing problem
Formulations
dc.subject.eng.fl_str_mv Maritime inventory routing problem
Formulations
description Esta tese de doutorado apresenta matheuristicas e metaheuristicas para resolver um Problema de Roteamento de Inventário Marítimo (MIRP - Maritime Inventory Routing Problem) de produto único. O problema combina dois componentes chave: o roteamento de navios e a gestão de estoque nos portos. Cada porto possui uma capacidade de estocagem e produz ou consome determinada quantidade de produto ao longo do horizonte de planejamento. A frota de navios é heterogênea, sendo que os navios diferem entre si por capacidade, velocidade, e custos de navegação. O problema consiste em definir uma rota e um escalonamento para cada navio, que é composto por uma sequência de visitas a portos de carregamento e descarregamento em períodos de tempo específicos. Além disso, é necessário definir em cada visita a quantidade a ser carregada/descarregada pelo navio. São consideradas restrições de capacidade de estoque nos portos e capacidade dos navios, além de restrições auxiliares baseadas em cenários do mundo real. O objetivo é maximizar a receita através da entrega de produto nos portos de descarregamento, subtraindo os custos operacionais e de viagem dos navios. A estrutura matheurística é composta por um algoritmo relax-and-fix e por um algoritmo fix-and-optimize. O primeiro constrói uma solução inicial e consiste em dividir o problema em subproblemas que são resolvidos de forma iterativa. O segundo é responsável por melhorar a solução obtida pelo primeiro, resolvendo problemas inteiros mistos parcialmente fixados de forma iterativa. A estrutura matheuristica foi testada em duas formulações de tempo discreto: um modelo de rede espaço-tempo e um modelo de fluxo de carga fixa. Além disso, diversos componentes para foram propostos, tais como restrições adicionais, desigualdades válidas e pré processamento. A solução metaheuristica é composta de um algoritmo multi-start e algoritmo large neighborhood search, sendo o primeiro método a ser proposto para a variante do MIRP considerada neste trabalho que não depende de um resolvedor matemático para obter soluções. Os testes computacionais foram executados sob instâncias da literatura e instâncias modificadas. Nós avaliamos a contribuição de diferentes componentes das formulações da estrutura matheuristica, além de diferentes valores de parâmetros da abordagem metaheuristica considerando a qualidade da solução obtida e o tempo de execução. Foram considerados testes com a definição de parâmetros a priori e também utilizando uma ferramentade configuração automática de parâmetros. Os resultados demonstraram que os métodos propostos são potencialmente efetivos para resolver o problema quando aplicados a um conjunto de instâncias públicas, obtendo novas melhores soluções conhecidas, e fornecendo soluções para instâncias nas quais não foram apresentadas na literatura tentativas de solução.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T04:18:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122761
url http://hdl.handle.net/10183/218236
identifier_str_mv 001122761
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218236/2/001122761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218236/1/001122761.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b55d823cd73b6652bdf4090f3ab6ee17
12ef111be63cdb52853adb9718cb4e7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085545044344832