Da observação ao atendimento na UTI neonatal : por uma intervenção menos intervencionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steibel, Denise
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202549
Resumo: A UTI neonatal é um ambiente altamente intrusivo, sendo um desafio para pais e equipe manter-se integrados emocionalmente. Partindo deste potencial intrusivo, esta tese teve como objetivo desenvolver uma técnica de intervenção pais-bebê menos intervencionista. Em especial, buscou-se uma forma de adaptar-se às necessidades das mães neste contexto, no intuito de oferecer uma escuta qualificada e um espaço continente. A terapeuta baseou-se no método Bick de observação de bebê e na teoria e técnica psicanalítica de atendimento a pacientes regressivos de Donald Winnicott. Foi analisado extensivamente um dos casos atendidos durante o período de hospitalização do bebê prematuro, bem como discutido aspectos sobre o ambiente da UTI neonatal. Conclui-se que a presença de um profissional da saúde mental que tenha um percurso intenso e rigoroso de treinamento da capacidade de escuta, deixando-se usar para compartilhar experiências intensas e primitivas com as mães e a equipe, tem uma função integradora importante.
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spelling Steibel, DeniseLopes, Rita de Cassia Sobreira2019-12-17T04:01:37Z2015http://hdl.handle.net/10183/202549001102746A UTI neonatal é um ambiente altamente intrusivo, sendo um desafio para pais e equipe manter-se integrados emocionalmente. Partindo deste potencial intrusivo, esta tese teve como objetivo desenvolver uma técnica de intervenção pais-bebê menos intervencionista. Em especial, buscou-se uma forma de adaptar-se às necessidades das mães neste contexto, no intuito de oferecer uma escuta qualificada e um espaço continente. A terapeuta baseou-se no método Bick de observação de bebê e na teoria e técnica psicanalítica de atendimento a pacientes regressivos de Donald Winnicott. Foi analisado extensivamente um dos casos atendidos durante o período de hospitalização do bebê prematuro, bem como discutido aspectos sobre o ambiente da UTI neonatal. Conclui-se que a presença de um profissional da saúde mental que tenha um percurso intenso e rigoroso de treinamento da capacidade de escuta, deixando-se usar para compartilhar experiências intensas e primitivas com as mães e a equipe, tem uma função integradora importante.The NICU environment is highly intrusive and therefore a challenge for parents and staff to keep emotionally together. Based on this intrusive aspect, this thesis aimed to develop an parent-infant intervention less intrusive. In particular, we sought a way to adapt to the needs of mothers in this context , in order to offer a qualified listening and a continent space. The therapist was based on the Bick method of infant observation and psychoanalytic technique of regressive patients described by Donald Winnicott. For this, it was analyzed extensively one of the cases seen by the author during the premature infant hospitalization and it also was discussed dynamics aspects of the NICU environment. It was concluded that the presence of a mental health professional that has an intense and rigorous training in the ability to listen and in the capacity to let be used to share intense and primitive experiences with the mothers and the staff has an important integrative function in this naturally disruptive environment.application/pdfporMétodos de observaçãoRecém-nascidos prematurosIntervenção psicológicaUnidades de terapia intensiva neonatalParent-infant interventionPrematurityBick methodDa observação ao atendimento na UTI neonatal : por uma intervenção menos intervencionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102746.pdf.txt001102746.pdf.txtExtracted Texttext/plain175851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202549/2/001102746.pdf.txtdba973eeb53a8dfafd8efc6dba91bff6MD52ORIGINAL001102746.pdfTexto parcialapplication/pdf556087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202549/1/001102746.pdf6828fecafb1e0fa06e0f9f5c79d612cdMD5110183/2025492022-09-25 04:56:36.051606oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-25T07:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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