Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Roseli Inês
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1446
Resumo: A presente dissertação relata as principais análises e conclusões referentes a uma pesquisa realizada numa escola pública de 1º grau - ensino regular noturno de 5ª a 8ª série, onde se priorizaram e se privilegiaram como sujeitos do estudo os alunos-trabalhadores. Através de depoimentos e entrevistas com alunos-trabalhadores do ensino noturno, foi possível captar e aproximar-se um pouco mais das representações que os mesmos tem do cotidiano escolar e do mundo do trabalho. O referido estudo, também preocupou-se em compreender o significado que a escola tem para estes alunos-trabalhadores que a freqüentam, e para àqueles que ela retornam, após experiências de desistência e exclusão, mergulhados nesse movimento de ora se estuda e ora se trabalha.Neste ir e vir do cotidiano escolar e do mundo do trabalho, é dado ênfase ao trabalho como elemento predominante no processo de exclusão destes alunos-trabalhadores da escola noturna, porém, salienta-se que a escola também contribui, na medida em que com suas práticas diárias, dentro e fora do espaço da sala de aula, ignora e desconhece o trabalhador que cada aluno é. Escola e trabalho configuram-se, pois, como experiências excludentes nas trajetórias de vida destes alunos-trabalhadores.
id URGS_a79226c52e1d2415e0becc2986505849
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1446
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hickmann, Roseli InêsFischer, Nilton Bueno2007-06-06T17:14:36Z1992http://hdl.handle.net/10183/1446000090301A presente dissertação relata as principais análises e conclusões referentes a uma pesquisa realizada numa escola pública de 1º grau - ensino regular noturno de 5ª a 8ª série, onde se priorizaram e se privilegiaram como sujeitos do estudo os alunos-trabalhadores. Através de depoimentos e entrevistas com alunos-trabalhadores do ensino noturno, foi possível captar e aproximar-se um pouco mais das representações que os mesmos tem do cotidiano escolar e do mundo do trabalho. O referido estudo, também preocupou-se em compreender o significado que a escola tem para estes alunos-trabalhadores que a freqüentam, e para àqueles que ela retornam, após experiências de desistência e exclusão, mergulhados nesse movimento de ora se estuda e ora se trabalha.Neste ir e vir do cotidiano escolar e do mundo do trabalho, é dado ênfase ao trabalho como elemento predominante no processo de exclusão destes alunos-trabalhadores da escola noturna, porém, salienta-se que a escola também contribui, na medida em que com suas práticas diárias, dentro e fora do espaço da sala de aula, ignora e desconhece o trabalhador que cada aluno é. Escola e trabalho configuram-se, pois, como experiências excludentes nas trajetórias de vida destes alunos-trabalhadores.application/pdfporEnsino regular noturnoDireito à educaçãoAluno trabalhadorEstudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1992mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000090301.pdf000090301.pdfTexto completoapplication/pdf31039692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1446/1/000090301.pdf4eee1d15ed7628fe9db232596a9df5a6MD51TEXT000090301.pdf.txt000090301.pdf.txtExtracted Texttext/plain194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1446/2/000090301.pdf.txtd9874404c4ca990d4ab803166a62a3b3MD52THUMBNAIL000090301.pdf.jpg000090301.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1446/3/000090301.pdf.jpg424831cd67e568ec5decb0e780a31806MD5310183/14462018-10-17 09:08:19.673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:08:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
title Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
spellingShingle Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
Hickmann, Roseli Inês
Ensino regular noturno
Direito à educação
Aluno trabalhador
title_short Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
title_full Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
title_fullStr Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
title_full_unstemmed Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
title_sort Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
author Hickmann, Roseli Inês
author_facet Hickmann, Roseli Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino regular noturno
Direito à educação
Aluno trabalhador
topic Ensino regular noturno
Direito à educação
Aluno trabalhador
description A presente dissertação relata as principais análises e conclusões referentes a uma pesquisa realizada numa escola pública de 1º grau - ensino regular noturno de 5ª a 8ª série, onde se priorizaram e se privilegiaram como sujeitos do estudo os alunos-trabalhadores. Através de depoimentos e entrevistas com alunos-trabalhadores do ensino noturno, foi possível captar e aproximar-se um pouco mais das representações que os mesmos tem do cotidiano escolar e do mundo do trabalho. O referido estudo, também preocupou-se em compreender o significado que a escola tem para estes alunos-trabalhadores que a freqüentam, e para àqueles que ela retornam, após experiências de desistência e exclusão, mergulhados nesse movimento de ora se estuda e ora se trabalha.Neste ir e vir do cotidiano escolar e do mundo do trabalho, é dado ênfase ao trabalho como elemento predominante no processo de exclusão destes alunos-trabalhadores da escola noturna, porém, salienta-se que a escola também contribui, na medida em que com suas práticas diárias, dentro e fora do espaço da sala de aula, ignora e desconhece o trabalhador que cada aluno é. Escola e trabalho configuram-se, pois, como experiências excludentes nas trajetórias de vida destes alunos-trabalhadores.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:14:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1446
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000090301
url http://hdl.handle.net/10183/1446
identifier_str_mv 000090301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1446/1/000090301.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1446/2/000090301.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1446/3/000090301.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4eee1d15ed7628fe9db232596a9df5a6
d9874404c4ca990d4ab803166a62a3b3
424831cd67e568ec5decb0e780a31806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736747653955584