Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custodio, Magda Mônica Cauduro
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267825
Resumo: Nesta investigação, objetivou-se verificar quais as crenças de professores e alunos do Ensino Médio da escola pública a respeito de ensino e aprendizagem de língua inglesa de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, nesse âmbito, se desse de forma mais progressiva, interessada e uniforme. Os dados da pesquisa foram coletados junto a professores e alunos de Ensino Médio de escolas públicas num total de 4 professores e 99 alunos. A análise dos dados foi feita tanto quantitativa quanto qualitativamente. Algumas das conclusões a que se chegou foram: os professores acreditam que não se deva basear as aulas no ensino puramente gramatical, no entanto, é isso que ocorre durante a maior parte do tempo, os alunos extrovertidos têm maior facilidade em aprender línguas estrangeiras; os alunos acreditam que os professores nativos são melhores do que os brasileiros, que não se aprende inglês estudando-se apenas no Brasil e que as pessoas extrovertidas têm maior facilidade para o aprendizado de línguas. Ainda a comparação dos resultados das crenças de professores e alunos indica que as crenças dos professores influenciam no conjunto de crenças dos alunos. Os resultados deste estudo podem contribuir na construção de uma atitude mais reflexiva por parte do professor, de modo a aprimorar a sua prática, com resultado positivo para a aprendizagem de línguas em geral.
id URGS_a79e8452207d746e2d80048c40a4f3f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267825
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Custodio, Magda Mônica CauduroLima, Marília dos Santos2023-11-30T03:23:26Z2001http://hdl.handle.net/10183/267825000335793Nesta investigação, objetivou-se verificar quais as crenças de professores e alunos do Ensino Médio da escola pública a respeito de ensino e aprendizagem de língua inglesa de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, nesse âmbito, se desse de forma mais progressiva, interessada e uniforme. Os dados da pesquisa foram coletados junto a professores e alunos de Ensino Médio de escolas públicas num total de 4 professores e 99 alunos. A análise dos dados foi feita tanto quantitativa quanto qualitativamente. Algumas das conclusões a que se chegou foram: os professores acreditam que não se deva basear as aulas no ensino puramente gramatical, no entanto, é isso que ocorre durante a maior parte do tempo, os alunos extrovertidos têm maior facilidade em aprender línguas estrangeiras; os alunos acreditam que os professores nativos são melhores do que os brasileiros, que não se aprende inglês estudando-se apenas no Brasil e que as pessoas extrovertidas têm maior facilidade para o aprendizado de línguas. Ainda a comparação dos resultados das crenças de professores e alunos indica que as crenças dos professores influenciam no conjunto de crenças dos alunos. Os resultados deste estudo podem contribuir na construção de uma atitude mais reflexiva por parte do professor, de modo a aprimorar a sua prática, com resultado positivo para a aprendizagem de línguas em geral.The purpose of this investigation, was to verify what beliefs of teachers and students of public high schools towards teaching and learning a foreign language. The data of this research were collected among teachers and students of public high schools. Four teachers and 99 students were involved in the research. Some conclusions drawn from this study were that teachers believe that classes should not be centered on grammar only, although this is what happens in their classes most of the time, and that learning a foreign language is easier for extroverted students. The students believe that native teachers are better than the Brazilian teachers and that it is not possible to learn English studying in Brazil only. They also believe it is easier to extroverted students to learn a foreign language. Comparing the results of teachers and students' beliefs, it is possible to point to the fact that teachers' beliefs influence the students' set of beliefs. The conclusions of this study may contribute to a more reflexive attitude of teachers in order to improve their practice, with good results in language learning.application/pdfporLinguagem e línguasCrenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000335793.pdf.txt000335793.pdf.txtExtracted Texttext/plain203992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267825/2/000335793.pdf.txtb462988b29ef6e6068a4e46c62c4f626MD52ORIGINAL000335793.pdfTexto completoapplication/pdf4908036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267825/1/000335793.pdf93ad282b38accadef887e03087143440MD5110183/2678252023-12-01 04:24:44.861644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-01T06:24:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
title Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
Custodio, Magda Mônica Cauduro
Linguagem e línguas
title_short Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
title_full Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
title_sort Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
author Custodio, Magda Mônica Cauduro
author_facet Custodio, Magda Mônica Cauduro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custodio, Magda Mônica Cauduro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Marília dos Santos
contributor_str_mv Lima, Marília dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e línguas
topic Linguagem e línguas
description Nesta investigação, objetivou-se verificar quais as crenças de professores e alunos do Ensino Médio da escola pública a respeito de ensino e aprendizagem de língua inglesa de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, nesse âmbito, se desse de forma mais progressiva, interessada e uniforme. Os dados da pesquisa foram coletados junto a professores e alunos de Ensino Médio de escolas públicas num total de 4 professores e 99 alunos. A análise dos dados foi feita tanto quantitativa quanto qualitativamente. Algumas das conclusões a que se chegou foram: os professores acreditam que não se deva basear as aulas no ensino puramente gramatical, no entanto, é isso que ocorre durante a maior parte do tempo, os alunos extrovertidos têm maior facilidade em aprender línguas estrangeiras; os alunos acreditam que os professores nativos são melhores do que os brasileiros, que não se aprende inglês estudando-se apenas no Brasil e que as pessoas extrovertidas têm maior facilidade para o aprendizado de línguas. Ainda a comparação dos resultados das crenças de professores e alunos indica que as crenças dos professores influenciam no conjunto de crenças dos alunos. Os resultados deste estudo podem contribuir na construção de uma atitude mais reflexiva por parte do professor, de modo a aprimorar a sua prática, com resultado positivo para a aprendizagem de línguas em geral.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-30T03:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267825
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000335793
url http://hdl.handle.net/10183/267825
identifier_str_mv 000335793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267825/2/000335793.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267825/1/000335793.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b462988b29ef6e6068a4e46c62c4f626
93ad282b38accadef887e03087143440
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085634593783808