Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15517 |
Resumo: | Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola. |
id |
URGS_a87029678b2b5921690cdc0283bc3fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15517 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Cleuza Iara Campello dosLópez Bello, Samuel Edmundo2009-04-07T04:12:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/15517000683243Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola.Esta disertación se propone a discutir la inclusuón-exclusión en lãs prácticas de sala de classe de los professores que enseñan Matemáticas em la Educación de los jovenes y Adultos – EJA y que a partir de la verdad, de los enunciados y discursos quedan subjetivados provocando dinâmicas de inclusión-exclusión cristalizando las relaciones de poder-saber. Para tanto hacerei uso de las herramientas disponibilizadas por el pós-estruturalismo, presentes principalmente em la obra de Michel Foucault. La investigación constituiu-se em conversas formales em diferentes espacios escolares y observaciones em sala de clase en la scuela.application/pdfporMatemáticaEnsinoEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaRelação de poderPós-estruturalismoFoucault, Michel, 1926-1984MatemáticasEducaciónAdultos y la educación de los jóvenesPráctica pedagógicaRelaciones de poderInclusiónExclusiónPost- estructuralismoFoucault, MichelInclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683243.pdf000683243.pdfTexto completoapplication/pdf843612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/1/000683243.pdff7426c7d25a1ebf3319db02ffd0dbad3MD51TEXT000683243.pdf.txt000683243.pdf.txtExtracted Texttext/plain308232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/2/000683243.pdf.txt667b298d13cc82cec168f67065dbac88MD52THUMBNAIL000683243.pdf.jpg000683243.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/3/000683243.pdf.jpg4a3913cc01b381d2b02733788de4bac2MD5310183/155172018-10-09 08:19:47.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:19:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
title |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos Santos, Cleuza Iara Campello dos Matemática Ensino Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Relação de poder Pós-estruturalismo Foucault, Michel, 1926-1984 Matemáticas Educación Adultos y la educación de los jóvenes Práctica pedagógica Relaciones de poder Inclusión Exclusión Post- estructuralismo Foucault, Michel |
title_short |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
title_full |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos |
author |
Santos, Cleuza Iara Campello dos |
author_facet |
Santos, Cleuza Iara Campello dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cleuza Iara Campello dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
contributor_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Relação de poder Pós-estruturalismo Foucault, Michel, 1926-1984 |
topic |
Matemática Ensino Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Relação de poder Pós-estruturalismo Foucault, Michel, 1926-1984 Matemáticas Educación Adultos y la educación de los jóvenes Práctica pedagógica Relaciones de poder Inclusión Exclusión Post- estructuralismo Foucault, Michel |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Matemáticas Educación Adultos y la educación de los jóvenes Práctica pedagógica Relaciones de poder Inclusión Exclusión Post- estructuralismo Foucault, Michel |
description |
Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-07T04:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15517 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000683243 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15517 |
identifier_str_mv |
000683243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/1/000683243.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/2/000683243.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15517/3/000683243.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7426c7d25a1ebf3319db02ffd0dbad3 667b298d13cc82cec168f67065dbac88 4a3913cc01b381d2b02733788de4bac2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085141052129280 |