Avaliação de software no ensino de cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andre Luis Andrejew
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21611
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as ferramentas Algebrax, Graphmath, Gnuplot, Limits, Derivative e Maple V, sob o ponto de vista do ensino, partindo do pressuposto que eles auxiliam no aprendizado de disciplinas matemáticas de terceiro grau e possibilitam para professor e aluno a sua aplicação aos conceitos matemáticos. O resultado atingido com o trabalho foi a construção de uma metodologia para avaliar software no ensino de calculo. Essa metodologia pode ser estendida para outras disciplinas matemáticas, bastando para isso que os mesmos critérios usados sejam adaptados ao conteúdo dessas disciplinas. A partir daí, faz-se uma avaliação dos sistemas selecionados e, por consequência, do use desta tecnologia voltada ao ensino.
id URGS_a879eca602786205442eebfca86e4403
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21611
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ferreira, Andre Luis AndrejewClaudio, Dalcidio Moraes2010-05-06T04:16:13Z1999http://hdl.handle.net/10183/21611000276768Este trabalho tem como objetivo avaliar as ferramentas Algebrax, Graphmath, Gnuplot, Limits, Derivative e Maple V, sob o ponto de vista do ensino, partindo do pressuposto que eles auxiliam no aprendizado de disciplinas matemáticas de terceiro grau e possibilitam para professor e aluno a sua aplicação aos conceitos matemáticos. O resultado atingido com o trabalho foi a construção de uma metodologia para avaliar software no ensino de calculo. Essa metodologia pode ser estendida para outras disciplinas matemáticas, bastando para isso que os mesmos critérios usados sejam adaptados ao conteúdo dessas disciplinas. A partir daí, faz-se uma avaliação dos sistemas selecionados e, por consequência, do use desta tecnologia voltada ao ensino.The goal of this work is to analyze the software Algebrax, Graphmath, Gnuplot, Limits, Derivative, and Maple V, from the teaching point of view, since these software could help in the mathematical learnin g process during undergraduate studies. It is wellknown that these tools represent a valuable aid to the application of mathematical concepts by teachers and students. The contribution of this work is the definition of an evaluation methodology of software tools in calculus teachin g. This methodology can be extended to other math disciplines by adapting the same criteria to contents of these discipline. Selected software are evaluated as well as the usage of techlogies in the teaching process.application/pdfporInformática : EducaçãoEnsino : CálculoAvaliacao : SoftwareSoftware educacionalInternetSoftwareEvaluationAvaliação de software no ensino de cálculoEvaluation of software in the calculus teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000276768.pdf000276768.pdfTexto completoapplication/pdf11512693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21611/1/000276768.pdf7cdc6bc60b3b1d42415849717778314aMD51TEXT000276768.pdf.txt000276768.pdf.txtExtracted Texttext/plain131741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21611/2/000276768.pdf.txta37a61ec83d2b5dc943074819050133bMD52THUMBNAIL000276768.pdf.jpg000276768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21611/3/000276768.pdf.jpg6401b27890bc1ac5845d56525f1afc83MD5310183/216112018-10-05 08:35:53.913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:35:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de software no ensino de cálculo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of software in the calculus teaching
title Avaliação de software no ensino de cálculo
spellingShingle Avaliação de software no ensino de cálculo
Ferreira, Andre Luis Andrejew
Informática : Educação
Ensino : Cálculo
Avaliacao : Software
Software educacional
Internet
Software
Evaluation
title_short Avaliação de software no ensino de cálculo
title_full Avaliação de software no ensino de cálculo
title_fullStr Avaliação de software no ensino de cálculo
title_full_unstemmed Avaliação de software no ensino de cálculo
title_sort Avaliação de software no ensino de cálculo
author Ferreira, Andre Luis Andrejew
author_facet Ferreira, Andre Luis Andrejew
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andre Luis Andrejew
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudio, Dalcidio Moraes
contributor_str_mv Claudio, Dalcidio Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ensino : Cálculo
Avaliacao : Software
Software educacional
topic Informática : Educação
Ensino : Cálculo
Avaliacao : Software
Software educacional
Internet
Software
Evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Software
Evaluation
description Este trabalho tem como objetivo avaliar as ferramentas Algebrax, Graphmath, Gnuplot, Limits, Derivative e Maple V, sob o ponto de vista do ensino, partindo do pressuposto que eles auxiliam no aprendizado de disciplinas matemáticas de terceiro grau e possibilitam para professor e aluno a sua aplicação aos conceitos matemáticos. O resultado atingido com o trabalho foi a construção de uma metodologia para avaliar software no ensino de calculo. Essa metodologia pode ser estendida para outras disciplinas matemáticas, bastando para isso que os mesmos critérios usados sejam adaptados ao conteúdo dessas disciplinas. A partir daí, faz-se uma avaliação dos sistemas selecionados e, por consequência, do use desta tecnologia voltada ao ensino.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-06T04:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21611
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000276768
url http://hdl.handle.net/10183/21611
identifier_str_mv 000276768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21611/1/000276768.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21611/2/000276768.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21611/3/000276768.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cdc6bc60b3b1d42415849717778314a
a37a61ec83d2b5dc943074819050133b
6401b27890bc1ac5845d56525f1afc83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736832111509504