Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jeferson de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213996
Resumo: A Tese reflete sobre descobertas e desafios de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central é propor disparadores pedagógicos em dança-teatro a jovens do Colégio Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os disparadores consistem em formas de compor coreografias por meio da interação entre os estudantes e suas narrativas de vida. Os campos teóricos abrangidos no estudo são Composição Coreográfica, Pedagogia da Dança e Dança-Teatro e as autoras que inspiram a Tese são Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, dentre outras e outros pesquisadores. A metodologia de pesquisa inspira-se em alguns procedimentos do conceito de pesquisa-ação, na qual somente através de uma proposta prática e diálogo entre pesquisadores e colaboradores surgem as possíveis descobertas do estudo. Como procedimentos metodológicos foram utilizados o levantamento do estado da arte sobre os campos de estudos apresentados aqui; a problematização escrita de tais conceitos; observação e vivência na Mimese companhia de Dança Coisa e um detalhamento reflexivo do pulsar da proposta pedagógica em dança-teatro do CAp. Espera-se que a poética formativa possibilite a jovens um contato artístico com suas narrativas de vida, o que poderá arquitetar uma forma de construção de conhecimento por meio de uma proposta pedagógica em dança-teatro.
id URGS_a8cb080f21315d40551d57d7d8a4cf36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213996
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cabral, Jeferson de OliveiraSantos, Vera Lucia Bertoni dos2020-10-08T04:01:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/213996001118481A Tese reflete sobre descobertas e desafios de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central é propor disparadores pedagógicos em dança-teatro a jovens do Colégio Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os disparadores consistem em formas de compor coreografias por meio da interação entre os estudantes e suas narrativas de vida. Os campos teóricos abrangidos no estudo são Composição Coreográfica, Pedagogia da Dança e Dança-Teatro e as autoras que inspiram a Tese são Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, dentre outras e outros pesquisadores. A metodologia de pesquisa inspira-se em alguns procedimentos do conceito de pesquisa-ação, na qual somente através de uma proposta prática e diálogo entre pesquisadores e colaboradores surgem as possíveis descobertas do estudo. Como procedimentos metodológicos foram utilizados o levantamento do estado da arte sobre os campos de estudos apresentados aqui; a problematização escrita de tais conceitos; observação e vivência na Mimese companhia de Dança Coisa e um detalhamento reflexivo do pulsar da proposta pedagógica em dança-teatro do CAp. Espera-se que a poética formativa possibilite a jovens um contato artístico com suas narrativas de vida, o que poderá arquitetar uma forma de construção de conhecimento por meio de uma proposta pedagógica em dança-teatro.The Thesis reflects about the discoveries and challenges of a pedagogical proposal entitled "A formative poetics in dance-theatre" when inserted in a space of formal education. The central objective is to verify the effectiveness of pedagogical triggers in dance-theatre with young people in Colégio de Aplicação (CAp) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The triggers consist in ways of composing choreography through the student’s contact with their life narratives. The theorical fields covered in the study are Choreographic Composition, Dance Pedagogy and Dance-Theatre and the authors who inspire the Thesis are Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, among others researchers. The research methodology is inspired in some points by the concept of action research, in which only through a practical proposal and dialogue between researchers and collaborators the possible discoveries of the study appear. In addition, methodological procedures were used to survey the state of the art on the fields of study presented here; the written problematize of such concepts; observation and experience in the Mimese dance company and a reflective detailing of the of the pedagogical proposal in dance-theatre on CAp. It is hoped that the formative poetics will enable young people to have an artistic contact with their life narratives, which could architect a way of building knowledge through a pedagogical proposal in dance-theatre.La Tesis reflexiona sobre los descubrimientos y desafíos de una propuesta pedagógica titulada "Una poética formativa en danza-teatro", insertada en un espacio formal de educación básica. El objetivo central es verificar la importancia de los disparadores pedagógicos en danza-teatro con jóvenes del Colégio Aplicação (CAp) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Los disparadores consisten en formas de componer coreografías a través de la interacción de los estudiantes con sus narraciones de vida. Los campos teóricos cubiertos en el estudio son Composición Coreográfica, Pedagogía de la Danza y Danza-Teatro y los autores que inspiran la Tesis son Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, entre otras y otros investigadores. La metodología de investigación se inspira en el concepto de “investigación en acción”, en el que solo a través de una propuesta práctica y el diálogo entre investigadores y colaboradores surgen los posibles descubrimientos del estudio. Como los procedimientos metodológicos han sido: mapear el estado del arte en los campos de estudios presentados aquí; la problematización escrita de tales conceptos; observación y experiencia en compañía Mimese cia. de Dança Coisa y detalles reflexivos del púlsar de la propuesta pedagógica de danza-teatro en el CAp. Se espera que la poética formativa permita a los jóvenes hacer contacto artístico con sus narrativas de vida, que podrá traer a ellos una forma de construir conocimiento mediante una propuesta pedagógica en danza-teatro.application/pdfporEducação públicaJuventudeDanca : TeatroComposição coreográficaDance pedagogyPublic educationYouthsPedagogía de la danzaEducación públicaJuventudesDança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118481.pdf.txt001118481.pdf.txtExtracted Texttext/plain374253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213996/2/001118481.pdf.txt6619fb7a097e6dee019cd380e321dd45MD52ORIGINAL001118481.pdfTexto completoapplication/pdf2472270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213996/1/001118481.pdf2bd7f3004d31d1cf8858f0223effa21eMD5110183/2139962020-10-09 04:03:41.614799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-09T07:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
title Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
spellingShingle Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
Cabral, Jeferson de Oliveira
Educação pública
Juventude
Danca : Teatro
Composição coreográfica
Dance pedagogy
Public education
Youths
Pedagogía de la danza
Educación pública
Juventudes
title_short Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
title_full Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
title_fullStr Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
title_full_unstemmed Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
title_sort Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
author Cabral, Jeferson de Oliveira
author_facet Cabral, Jeferson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Jeferson de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Juventude
Danca : Teatro
Composição coreográfica
topic Educação pública
Juventude
Danca : Teatro
Composição coreográfica
Dance pedagogy
Public education
Youths
Pedagogía de la danza
Educación pública
Juventudes
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance pedagogy
Public education
Youths
dc.subject.spa.fl_str_mv Pedagogía de la danza
Educación pública
Juventudes
description A Tese reflete sobre descobertas e desafios de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central é propor disparadores pedagógicos em dança-teatro a jovens do Colégio Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os disparadores consistem em formas de compor coreografias por meio da interação entre os estudantes e suas narrativas de vida. Os campos teóricos abrangidos no estudo são Composição Coreográfica, Pedagogia da Dança e Dança-Teatro e as autoras que inspiram a Tese são Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, dentre outras e outros pesquisadores. A metodologia de pesquisa inspira-se em alguns procedimentos do conceito de pesquisa-ação, na qual somente através de uma proposta prática e diálogo entre pesquisadores e colaboradores surgem as possíveis descobertas do estudo. Como procedimentos metodológicos foram utilizados o levantamento do estado da arte sobre os campos de estudos apresentados aqui; a problematização escrita de tais conceitos; observação e vivência na Mimese companhia de Dança Coisa e um detalhamento reflexivo do pulsar da proposta pedagógica em dança-teatro do CAp. Espera-se que a poética formativa possibilite a jovens um contato artístico com suas narrativas de vida, o que poderá arquitetar uma forma de construção de conhecimento por meio de uma proposta pedagógica em dança-teatro.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-08T04:01:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213996
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118481
url http://hdl.handle.net/10183/213996
identifier_str_mv 001118481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213996/2/001118481.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213996/1/001118481.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6619fb7a097e6dee019cd380e321dd45
2bd7f3004d31d1cf8858f0223effa21e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085534764105728