Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staub Junior, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197462
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, possibilitando tornar a aula mais dinâmica para uma melhor a compreensão dos conceitos de física, fazendo com que o estudante se torne também responsável pelo seu processo de aprendizagem, facilitando o seu “aprender significativamente”. Foi elaborada uma sequência didática, aplicada nas aulas de física, em uma turma do segundo ano do ensino médio, da rede privada na cidade de Campo Bom, RS, no primeiro semestre de 2018. A sequência didática produzida amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. As aulas foram organizadas em 12 encontros, sendo dois encontros para a realização do Pré-teste e Pós-teste, sete encontros para aprendizagem via os métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction e três encontros destinados ao desenvolvimento de Mapas Conceituais. O produto educacional é composto por tarefas de leitura (material constituído de texto, imagens, links e questões sobre o texto), uma lista de testes utilizados como Pré-teste e Pós-teste, uma lista de testes conceituais e um questionário de avaliação da metodologia utilizada na aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos durante a aplicação das metodologias integradas e o desenvolvimento dos Mapas Conceituais indicaram o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa observada na estrutura hierárquica dos conceitos e nas relações existentes entre eles nos Mapas Conceituais e nas discussões em aula. Os dados obtidos pelo questionário da avaliação demonstram a aceitação dos estudantes frente às metodologias utilizadas e a percepção que ocorreu aprendizagem.
id URGS_a9321aa576d8222dfcff8d12cdbd9ffe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197462
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Staub Junior, Carlos RobertoTauceda, Karen CavalcantiSantos, Marcio Gabriel dos2019-07-26T02:32:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/197462001097004Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, possibilitando tornar a aula mais dinâmica para uma melhor a compreensão dos conceitos de física, fazendo com que o estudante se torne também responsável pelo seu processo de aprendizagem, facilitando o seu “aprender significativamente”. Foi elaborada uma sequência didática, aplicada nas aulas de física, em uma turma do segundo ano do ensino médio, da rede privada na cidade de Campo Bom, RS, no primeiro semestre de 2018. A sequência didática produzida amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. As aulas foram organizadas em 12 encontros, sendo dois encontros para a realização do Pré-teste e Pós-teste, sete encontros para aprendizagem via os métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction e três encontros destinados ao desenvolvimento de Mapas Conceituais. O produto educacional é composto por tarefas de leitura (material constituído de texto, imagens, links e questões sobre o texto), uma lista de testes utilizados como Pré-teste e Pós-teste, uma lista de testes conceituais e um questionário de avaliação da metodologia utilizada na aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos durante a aplicação das metodologias integradas e o desenvolvimento dos Mapas Conceituais indicaram o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa observada na estrutura hierárquica dos conceitos e nas relações existentes entre eles nos Mapas Conceituais e nas discussões em aula. Os dados obtidos pelo questionário da avaliação demonstram a aceitação dos estudantes frente às metodologias utilizadas e a percepção que ocorreu aprendizagem.This study aims to present a proposal for the teaching of basic concepts on mechanical waves, through the integration of two active teaching methodologies: Just-in-Time Teaching and Peer Instruction, becoming it possible to make the class more dynamic for a better understanding of the physics concepts, making the student also become responsible for his/her learning process, facilitating his/her "learning meaningfully". A didactic sequence was elaborated, applied in the physics classes, in a second year of high school class, in the private network of the Campo Bom city, RS, in the first semester of 2018. The didactic sequence produced was based on Ausubel's Significant Learning Theory and Vygotsky's Sociointeractionist Theory, giving rise to an educational product. The classes were organized in 12 meetings, with two meetings for the Pre-test and Post-test, seven meetings for learning through Just-in-Time Teaching and Peer Instruction and three meetings for the development of Concept Maps The educational product is composed of reading tasks (material consisting of text, images, links and questions about the text), a list of tests used as Pretest and Posttest, a list of conceptual tests and a questionnaire evaluating the methodology used in the application of the educational product. The results obtained during the application of the integrated methodologies and the development of the Concept Maps indicated the development of a meaningful learning observed in the hierarchical structure of the concepts and in the relations existent between them in the Concept Maps and the discussions in class. The data obtained by the evaluation questionnaire demonstrate the students’ acceptance against of the methodologies used and the perception that learning occurred.application/pdfporFísica : EnsinoAprendizagem significativaMapa conceitualEnsino sob medidaInstrução entre paresMeaningful LearningPhysics EducationJust-in-Time TeachingPeer InstructionConcept MapsUma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097004.pdf.txt001097004.pdf.txtExtracted Texttext/plain319643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/2/001097004.pdf.txt9c2bc9a2cfe97558fb019ee4814f0f33MD52ORIGINAL001097004.pdfTexto completoapplication/pdf4481986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/1/001097004.pdf7ef427b8776475ec1c7c89234e9a968dMD5110183/1974622019-10-25 03:48:02.713669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-25T06:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
title Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
spellingShingle Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
Staub Junior, Carlos Roberto
Física : Ensino
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino sob medida
Instrução entre pares
Meaningful Learning
Physics Education
Just-in-Time Teaching
Peer Instruction
Concept Maps
title_short Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
title_full Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
title_fullStr Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
title_full_unstemmed Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
title_sort Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
author Staub Junior, Carlos Roberto
author_facet Staub Junior, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Staub Junior, Carlos Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Marcio Gabriel dos
contributor_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
Santos, Marcio Gabriel dos
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino sob medida
Instrução entre pares
topic Física : Ensino
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino sob medida
Instrução entre pares
Meaningful Learning
Physics Education
Just-in-Time Teaching
Peer Instruction
Concept Maps
dc.subject.eng.fl_str_mv Meaningful Learning
Physics Education
Just-in-Time Teaching
Peer Instruction
Concept Maps
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, possibilitando tornar a aula mais dinâmica para uma melhor a compreensão dos conceitos de física, fazendo com que o estudante se torne também responsável pelo seu processo de aprendizagem, facilitando o seu “aprender significativamente”. Foi elaborada uma sequência didática, aplicada nas aulas de física, em uma turma do segundo ano do ensino médio, da rede privada na cidade de Campo Bom, RS, no primeiro semestre de 2018. A sequência didática produzida amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. As aulas foram organizadas em 12 encontros, sendo dois encontros para a realização do Pré-teste e Pós-teste, sete encontros para aprendizagem via os métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction e três encontros destinados ao desenvolvimento de Mapas Conceituais. O produto educacional é composto por tarefas de leitura (material constituído de texto, imagens, links e questões sobre o texto), uma lista de testes utilizados como Pré-teste e Pós-teste, uma lista de testes conceituais e um questionário de avaliação da metodologia utilizada na aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos durante a aplicação das metodologias integradas e o desenvolvimento dos Mapas Conceituais indicaram o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa observada na estrutura hierárquica dos conceitos e nas relações existentes entre eles nos Mapas Conceituais e nas discussões em aula. Os dados obtidos pelo questionário da avaliação demonstram a aceitação dos estudantes frente às metodologias utilizadas e a percepção que ocorreu aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T02:32:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197462
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097004
url http://hdl.handle.net/10183/197462
identifier_str_mv 001097004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/2/001097004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/1/001097004.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c2bc9a2cfe97558fb019ee4814f0f33
7ef427b8776475ec1c7c89234e9a968d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085490799411200