Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197462 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, possibilitando tornar a aula mais dinâmica para uma melhor a compreensão dos conceitos de física, fazendo com que o estudante se torne também responsável pelo seu processo de aprendizagem, facilitando o seu “aprender significativamente”. Foi elaborada uma sequência didática, aplicada nas aulas de física, em uma turma do segundo ano do ensino médio, da rede privada na cidade de Campo Bom, RS, no primeiro semestre de 2018. A sequência didática produzida amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. As aulas foram organizadas em 12 encontros, sendo dois encontros para a realização do Pré-teste e Pós-teste, sete encontros para aprendizagem via os métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction e três encontros destinados ao desenvolvimento de Mapas Conceituais. O produto educacional é composto por tarefas de leitura (material constituído de texto, imagens, links e questões sobre o texto), uma lista de testes utilizados como Pré-teste e Pós-teste, uma lista de testes conceituais e um questionário de avaliação da metodologia utilizada na aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos durante a aplicação das metodologias integradas e o desenvolvimento dos Mapas Conceituais indicaram o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa observada na estrutura hierárquica dos conceitos e nas relações existentes entre eles nos Mapas Conceituais e nas discussões em aula. Os dados obtidos pelo questionário da avaliação demonstram a aceitação dos estudantes frente às metodologias utilizadas e a percepção que ocorreu aprendizagem. |
id |
URGS_a9321aa576d8222dfcff8d12cdbd9ffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197462 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Staub Junior, Carlos RobertoTauceda, Karen CavalcantiSantos, Marcio Gabriel dos2019-07-26T02:32:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/197462001097004Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, possibilitando tornar a aula mais dinâmica para uma melhor a compreensão dos conceitos de física, fazendo com que o estudante se torne também responsável pelo seu processo de aprendizagem, facilitando o seu “aprender significativamente”. Foi elaborada uma sequência didática, aplicada nas aulas de física, em uma turma do segundo ano do ensino médio, da rede privada na cidade de Campo Bom, RS, no primeiro semestre de 2018. A sequência didática produzida amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. As aulas foram organizadas em 12 encontros, sendo dois encontros para a realização do Pré-teste e Pós-teste, sete encontros para aprendizagem via os métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction e três encontros destinados ao desenvolvimento de Mapas Conceituais. O produto educacional é composto por tarefas de leitura (material constituído de texto, imagens, links e questões sobre o texto), uma lista de testes utilizados como Pré-teste e Pós-teste, uma lista de testes conceituais e um questionário de avaliação da metodologia utilizada na aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos durante a aplicação das metodologias integradas e o desenvolvimento dos Mapas Conceituais indicaram o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa observada na estrutura hierárquica dos conceitos e nas relações existentes entre eles nos Mapas Conceituais e nas discussões em aula. Os dados obtidos pelo questionário da avaliação demonstram a aceitação dos estudantes frente às metodologias utilizadas e a percepção que ocorreu aprendizagem.This study aims to present a proposal for the teaching of basic concepts on mechanical waves, through the integration of two active teaching methodologies: Just-in-Time Teaching and Peer Instruction, becoming it possible to make the class more dynamic for a better understanding of the physics concepts, making the student also become responsible for his/her learning process, facilitating his/her "learning meaningfully". A didactic sequence was elaborated, applied in the physics classes, in a second year of high school class, in the private network of the Campo Bom city, RS, in the first semester of 2018. The didactic sequence produced was based on Ausubel's Significant Learning Theory and Vygotsky's Sociointeractionist Theory, giving rise to an educational product. The classes were organized in 12 meetings, with two meetings for the Pre-test and Post-test, seven meetings for learning through Just-in-Time Teaching and Peer Instruction and three meetings for the development of Concept Maps The educational product is composed of reading tasks (material consisting of text, images, links and questions about the text), a list of tests used as Pretest and Posttest, a list of conceptual tests and a questionnaire evaluating the methodology used in the application of the educational product. The results obtained during the application of the integrated methodologies and the development of the Concept Maps indicated the development of a meaningful learning observed in the hierarchical structure of the concepts and in the relations existent between them in the Concept Maps and the discussions in class. The data obtained by the evaluation questionnaire demonstrate the students’ acceptance against of the methodologies used and the perception that learning occurred.application/pdfporFísica : EnsinoAprendizagem significativaMapa conceitualEnsino sob medidaInstrução entre paresMeaningful LearningPhysics EducationJust-in-Time TeachingPeer InstructionConcept MapsUma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097004.pdf.txt001097004.pdf.txtExtracted Texttext/plain319643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/2/001097004.pdf.txt9c2bc9a2cfe97558fb019ee4814f0f33MD52ORIGINAL001097004.pdfTexto completoapplication/pdf4481986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/1/001097004.pdf7ef427b8776475ec1c7c89234e9a968dMD5110183/1974622019-10-25 03:48:02.713669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-25T06:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
title |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
spellingShingle |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista Staub Junior, Carlos Roberto Física : Ensino Aprendizagem significativa Mapa conceitual Ensino sob medida Instrução entre pares Meaningful Learning Physics Education Just-in-Time Teaching Peer Instruction Concept Maps |
title_short |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
title_full |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
title_fullStr |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
title_sort |
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista |
author |
Staub Junior, Carlos Roberto |
author_facet |
Staub Junior, Carlos Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Staub Junior, Carlos Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tauceda, Karen Cavalcanti |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Marcio Gabriel dos |
contributor_str_mv |
Tauceda, Karen Cavalcanti Santos, Marcio Gabriel dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Aprendizagem significativa Mapa conceitual Ensino sob medida Instrução entre pares |
topic |
Física : Ensino Aprendizagem significativa Mapa conceitual Ensino sob medida Instrução entre pares Meaningful Learning Physics Education Just-in-Time Teaching Peer Instruction Concept Maps |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Meaningful Learning Physics Education Just-in-Time Teaching Peer Instruction Concept Maps |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, possibilitando tornar a aula mais dinâmica para uma melhor a compreensão dos conceitos de física, fazendo com que o estudante se torne também responsável pelo seu processo de aprendizagem, facilitando o seu “aprender significativamente”. Foi elaborada uma sequência didática, aplicada nas aulas de física, em uma turma do segundo ano do ensino médio, da rede privada na cidade de Campo Bom, RS, no primeiro semestre de 2018. A sequência didática produzida amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. As aulas foram organizadas em 12 encontros, sendo dois encontros para a realização do Pré-teste e Pós-teste, sete encontros para aprendizagem via os métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction e três encontros destinados ao desenvolvimento de Mapas Conceituais. O produto educacional é composto por tarefas de leitura (material constituído de texto, imagens, links e questões sobre o texto), uma lista de testes utilizados como Pré-teste e Pós-teste, uma lista de testes conceituais e um questionário de avaliação da metodologia utilizada na aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos durante a aplicação das metodologias integradas e o desenvolvimento dos Mapas Conceituais indicaram o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa observada na estrutura hierárquica dos conceitos e nas relações existentes entre eles nos Mapas Conceituais e nas discussões em aula. Os dados obtidos pelo questionário da avaliação demonstram a aceitação dos estudantes frente às metodologias utilizadas e a percepção que ocorreu aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-26T02:32:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197462 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197462 |
identifier_str_mv |
001097004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/2/001097004.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197462/1/001097004.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c2bc9a2cfe97558fb019ee4814f0f33 7ef427b8776475ec1c7c89234e9a968d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085490799411200 |