Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fajardo, Ananyr Porto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32308
Resumo: Esta tese objetivou compreender as interfaces entre educação e saúde no contexto da educação especializada, especificamente em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Foi embasada nas contribuições das preceptoras e dos preceptores que atuam na Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), de Porto Alegre, Brasil. As questões orientadoras da pesquisa foram delineadas para identificar o seguinte: 1) fatores que estimulam ou dificultam o trabalho dos preceptores no âmbito da docência, da atenção e do desenvolvimento institucional em saúde; 2) forma como as preceptoras e os preceptores interagem com as equipes multiprofissionais e as/os residentes; 3) aspectos indicativos do trabalho imaterial em um contexto de Residência Multiprofissional em Saúde; e 4) elementos necessários para que uma instituição-escola na saúde promova formação mediante este tipo de Residência. Algumas pistas descobertas permitiram indicar que o trabalho real desenvolvido no exercício da preceptoria resulta em uma sobrecarga de tarefas, ultrapassando fronteiras entre disciplinas, sendo diferente do trabalho prescrito, que é embasado em limites profissionais. Possui valores sem dimensão, pois é impossível mensurá-los pelos critérios vigentes de tempo e espaço. Parece haver uma assincronia entre o que a Residência Multiprofissional em Saúde precisa e o que a instituição-escola na saúde proporciona, sendo um exemplo as diferentes expectativas de seus protagonistas. As proposições estão ligadas às necessidades identificadas de contar com profissionais para prestar atenção à saúde em número proporcional ao tempo que os preceptores dedicam à docência; reconhecer que o trabalho da docência em serviço é permeado pela (re)criação; e proporcionar que o possível seja encarado como potência rumo ao avanço, não à limitação. O ponto de chegada da tese constitui mais uma indicação de continuidade do que um ponto final. O desafio passa a ser reconhecer que a instituição-escola na saúde está em permanente (re)construção.
id URGS_a9bd712c24ce3dcc4ea343d8b3241914
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32308
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fajardo, Ananyr PortoCeccim, Ricardo Burg2011-09-30T01:17:37Z2011http://hdl.handle.net/10183/32308000785431Esta tese objetivou compreender as interfaces entre educação e saúde no contexto da educação especializada, especificamente em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Foi embasada nas contribuições das preceptoras e dos preceptores que atuam na Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), de Porto Alegre, Brasil. As questões orientadoras da pesquisa foram delineadas para identificar o seguinte: 1) fatores que estimulam ou dificultam o trabalho dos preceptores no âmbito da docência, da atenção e do desenvolvimento institucional em saúde; 2) forma como as preceptoras e os preceptores interagem com as equipes multiprofissionais e as/os residentes; 3) aspectos indicativos do trabalho imaterial em um contexto de Residência Multiprofissional em Saúde; e 4) elementos necessários para que uma instituição-escola na saúde promova formação mediante este tipo de Residência. Algumas pistas descobertas permitiram indicar que o trabalho real desenvolvido no exercício da preceptoria resulta em uma sobrecarga de tarefas, ultrapassando fronteiras entre disciplinas, sendo diferente do trabalho prescrito, que é embasado em limites profissionais. Possui valores sem dimensão, pois é impossível mensurá-los pelos critérios vigentes de tempo e espaço. Parece haver uma assincronia entre o que a Residência Multiprofissional em Saúde precisa e o que a instituição-escola na saúde proporciona, sendo um exemplo as diferentes expectativas de seus protagonistas. As proposições estão ligadas às necessidades identificadas de contar com profissionais para prestar atenção à saúde em número proporcional ao tempo que os preceptores dedicam à docência; reconhecer que o trabalho da docência em serviço é permeado pela (re)criação; e proporcionar que o possível seja encarado como potência rumo ao avanço, não à limitação. O ponto de chegada da tese constitui mais uma indicação de continuidade do que um ponto final. O desafio passa a ser reconhecer que a instituição-escola na saúde está em permanente (re)construção.This thesis aimed to understand the interfaces between education and health under the context of specialized education, provided by Health Multiprofessional Residency Programs. It was based on the input of the preceptors who are linked to the Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), from Porto Alegre, Brazil. The guiding questions of the research were designed to identify the following: 1) factors that encourage or hinder the work of preceptors within the scope of health teaching, care, and institutional development; 2) how preceptors interact with the multiprofessional teams and the residents; 3) aspects indicating immaterial work in the context of the Multiprofessional Health Residency Program; and, 4) elements that are necessary for a health institution-school to promote education by means of this kind of Residency. Some clues that were found have allowed me to indicate that the real work developed by the preceptors results in an overload of tasks, surpassing frontiers between disciplines, being different from the prescribed work, which is based on professional limits. It has values that cannot be gauged, since it is impossible to measure them according to current criteria of time and space. There seems to be a lack of synchronicity between what the Multiprofessional Residency demands and what the health institution-school provides, one example being the different expectations of its protagonists. The propositions are linked to the identified needs to have enough professionals to provide health care according to the proportion of time the preceptors dedicate to teaching; to acknowledge that the in-service teaching work is permeated by (re)creation; and, to provide that the possible is seen as potency towards the advancement, not limitation. The point reached by this thesis is more an indication to continuation than a final point. The challenge now is to acknowledge that the health institution-school is under permanent (re)construction.application/pdfporSaúde públicaResidênciaSistema Único de Saúde.Residência multiprofissional em saúdeMultiprofessional health residencyImmaterial workEducationHealth workSUSOs tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúdeTimes of teaching at health professional areas residency programs: teaching, health care and (re)construction of health institutions-schools info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785431.pdf.txt000785431.pdf.txtExtracted Texttext/plain455688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32308/2/000785431.pdf.txtf2d9de1a3ca52750ec5547793b8933aaMD52ORIGINAL000785431.pdf000785431.pdfTexto completoapplication/pdf2126207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32308/1/000785431.pdf6199d9aca042a37810cdde3c40f00bf3MD51THUMBNAIL000785431.pdf.jpg000785431.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32308/3/000785431.pdf.jpg802ecf89bb1d1262d53b082ae05c64b0MD5310183/323082018-10-10 07:53:21.671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:53:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Times of teaching at health professional areas residency programs: teaching, health care and (re)construction of health institutions-schools
title Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
spellingShingle Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
Fajardo, Ananyr Porto
Saúde pública
Residência
Sistema Único de Saúde.
Residência multiprofissional em saúde
Multiprofessional health residency
Immaterial work
Education
Health work
SUS
title_short Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
title_full Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
title_fullStr Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
title_full_unstemmed Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
title_sort Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde : ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde
author Fajardo, Ananyr Porto
author_facet Fajardo, Ananyr Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fajardo, Ananyr Porto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ceccim, Ricardo Burg
contributor_str_mv Ceccim, Ricardo Burg
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Residência
Sistema Único de Saúde.
Residência multiprofissional em saúde
topic Saúde pública
Residência
Sistema Único de Saúde.
Residência multiprofissional em saúde
Multiprofessional health residency
Immaterial work
Education
Health work
SUS
dc.subject.eng.fl_str_mv Multiprofessional health residency
Immaterial work
Education
Health work
SUS
description Esta tese objetivou compreender as interfaces entre educação e saúde no contexto da educação especializada, especificamente em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Foi embasada nas contribuições das preceptoras e dos preceptores que atuam na Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), de Porto Alegre, Brasil. As questões orientadoras da pesquisa foram delineadas para identificar o seguinte: 1) fatores que estimulam ou dificultam o trabalho dos preceptores no âmbito da docência, da atenção e do desenvolvimento institucional em saúde; 2) forma como as preceptoras e os preceptores interagem com as equipes multiprofissionais e as/os residentes; 3) aspectos indicativos do trabalho imaterial em um contexto de Residência Multiprofissional em Saúde; e 4) elementos necessários para que uma instituição-escola na saúde promova formação mediante este tipo de Residência. Algumas pistas descobertas permitiram indicar que o trabalho real desenvolvido no exercício da preceptoria resulta em uma sobrecarga de tarefas, ultrapassando fronteiras entre disciplinas, sendo diferente do trabalho prescrito, que é embasado em limites profissionais. Possui valores sem dimensão, pois é impossível mensurá-los pelos critérios vigentes de tempo e espaço. Parece haver uma assincronia entre o que a Residência Multiprofissional em Saúde precisa e o que a instituição-escola na saúde proporciona, sendo um exemplo as diferentes expectativas de seus protagonistas. As proposições estão ligadas às necessidades identificadas de contar com profissionais para prestar atenção à saúde em número proporcional ao tempo que os preceptores dedicam à docência; reconhecer que o trabalho da docência em serviço é permeado pela (re)criação; e proporcionar que o possível seja encarado como potência rumo ao avanço, não à limitação. O ponto de chegada da tese constitui mais uma indicação de continuidade do que um ponto final. O desafio passa a ser reconhecer que a instituição-escola na saúde está em permanente (re)construção.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-30T01:17:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785431
url http://hdl.handle.net/10183/32308
identifier_str_mv 000785431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32308/2/000785431.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32308/1/000785431.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32308/3/000785431.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2d9de1a3ca52750ec5547793b8933aa
6199d9aca042a37810cdde3c40f00bf3
802ecf89bb1d1262d53b082ae05c64b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309007813967872