A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2462 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a). |
id |
URGS_a9d7585b282feb14d37dd97a16f2c1e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2462 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cereser, Cristina Mie ItoHentschke, Liane2007-06-06T17:22:11Z2003http://hdl.handle.net/10183/2462000370219O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a).application/pdfporEducação musicalA formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370219.pdf000370219.pdfTexto completoapplication/pdf338376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/1/000370219.pdfd4e986e83bf17996c6c62b5cc2ac8e80MD51TEXT000370219.pdf.txt000370219.pdf.txtExtracted Texttext/plain285720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/2/000370219.pdf.txtbad48c45748c218a7328ca9ccedbd189MD52THUMBNAIL000370219.pdf.jpg000370219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/3/000370219.pdf.jpg4c38a265db5480aa04662487d353175cMD5310183/24622018-10-16 09:33:26.799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
title |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
spellingShingle |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura Cereser, Cristina Mie Ito Educação musical |
title_short |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
title_full |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
title_fullStr |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
title_sort |
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura |
author |
Cereser, Cristina Mie Ito |
author_facet |
Cereser, Cristina Mie Ito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cereser, Cristina Mie Ito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hentschke, Liane |
contributor_str_mv |
Hentschke, Liane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical |
topic |
Educação musical |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a). |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:22:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2462 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000370219 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2462 |
identifier_str_mv |
000370219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/1/000370219.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/2/000370219.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/3/000370219.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4e986e83bf17996c6c62b5cc2ac8e80 bad48c45748c218a7328ca9ccedbd189 4c38a265db5480aa04662487d353175c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085015841669120 |