A educação ambiental em instituições de ensino superior associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahl, Cíntia Eliza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216818
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico de ações ambientais nos eixos de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino superior, associadas ao consórcio das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul - COMUNG. Conforme a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, a Educação Ambiental deve girar em torno de problemas concretos e ter um caráter interdisciplinar. Além disso, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) ressalta que a Educação Ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, de maneira formal e informal. Nesta perspectiva, para esta pesquisa foi realizada uma análise teórica, com um estudo do tipo estado da arte e uma pesquisa exploratória com abordagem tanto quantitativa quanto quantitativa, baseada em questionários aplicados via formulários Google. Na pesquisa de levantamento teórico constatou-se que existe um aumento nas pesquisas de temática ambiental em instituições de ensino superior, embora grande parte dos estudos estejam vinculado a cursos de formação que tenham relação com a temática ambiental, como biologia e engenharia ambiental, o que deixa evidente a necessidade de pesquisar a temática ambiental de forma sistêmica, integrada e ativa, em diferentes áreas de formação. Pela pesquisa realizada via formulários Google pode-se notar que existem muitas propostas de ações relacionadas às temáticas ambientais, porém muitas delas ainda são de carácter naturalista e em um desenvolvimento ainda incipiente para o atendimento total à PNEA.
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spelling Mahl, Cíntia ElizaLindner, Edson Luiz2020-12-23T04:12:58Z2020http://hdl.handle.net/10183/216818001120891O presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico de ações ambientais nos eixos de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino superior, associadas ao consórcio das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul - COMUNG. Conforme a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, a Educação Ambiental deve girar em torno de problemas concretos e ter um caráter interdisciplinar. Além disso, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) ressalta que a Educação Ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, de maneira formal e informal. Nesta perspectiva, para esta pesquisa foi realizada uma análise teórica, com um estudo do tipo estado da arte e uma pesquisa exploratória com abordagem tanto quantitativa quanto quantitativa, baseada em questionários aplicados via formulários Google. Na pesquisa de levantamento teórico constatou-se que existe um aumento nas pesquisas de temática ambiental em instituições de ensino superior, embora grande parte dos estudos estejam vinculado a cursos de formação que tenham relação com a temática ambiental, como biologia e engenharia ambiental, o que deixa evidente a necessidade de pesquisar a temática ambiental de forma sistêmica, integrada e ativa, em diferentes áreas de formação. Pela pesquisa realizada via formulários Google pode-se notar que existem muitas propostas de ações relacionadas às temáticas ambientais, porém muitas delas ainda são de carácter naturalista e em um desenvolvimento ainda incipiente para o atendimento total à PNEA.The present work aimed to carry out a diagnosis of environmental actions in the areas of teaching, research and community outreach in higher education institutions, associated with the consortium of community universities in Rio Grande do Sul - COMUNG. According to the Tbilisi Conference, held in 1977, Environmental Education must revolve around concrete problems and have an interdisciplinary character. In addition, the National Environmental Education Policy emphasizes that Environmental Education must be discussed at all levels of education, through formal and informal approaches. In this perspective, for this research a theoretical analysis was carried out, with a study a state of the art study and an exploratory research with both quantitative and quantitative approach, based on questionnaires applied via Google forms. In the theoretical survey research it was found that there is an increase in research on environmental issues in higher education institutions. However most studies are l inked to courses that are related to environmental matters, such as biology and environmental engineering, which signals the need to research the environmental theme in a systemic, integrated and active way, in different study areas. Through the research carried out via Google forms, it can be noted that there are many proposals for actions related to environmental issues, but many of them are still of a naturalistic nature and in a still incipient development for the total service to PNEA.application/pdfporConsórcio das Universidades Comunitárias GaúchasEducação em saúde ambientalInstituições de ensino superiorEnvironmental educationUniversity educationCommunity institutionA educação ambiental em instituições de ensino superior associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120891.pdf.txt001120891.pdf.txtExtracted Texttext/plain190240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216818/2/001120891.pdf.txt4f7d9cade92fe5a68161a94f26fc3446MD52ORIGINAL001120891.pdfTexto completoapplication/pdf4490090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216818/1/001120891.pdf2eeed39295414b2c99abac5bd150cd0eMD5110183/2168182022-07-07 04:58:41.582321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-07T07:58:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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