Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diez, Fernando E.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6452
Resumo: Um enfraquecimento da autoridade do arquiteto e um recente isolamento da disciplina são manifestados nos novos modos em que são tomadas as decisões de projeto e em uma cisão entre a investigação, a educação e a prática profissional. Na produção argentina da última década isto é colocado em evidência em uma prática onde as decisões sobre os diferentes aspectos do edifício - especialmente suas superfícies aparentes, sua estrutura sustentadora e seus sistemas técnicos - são tomadas independentemente, e até por diferentes atores profissionais. A crescente estandardização iconográfica e técnica dos edifícios estão unidas a novos programas e a uma tematização dos desenvolvimentos urbanos que tomam forma de encraves autônomos de seu contexto. Os processos de decisão se assimilam cada vez mais aos dos produtos de consumo, onde o princípio de êxito substitui o de utilidade e onde uma incrementada capacidade de reprodução do que é de sucesso produz um efeito de espelho. Essa premeditação corrói a autenticidade de todos os produtos, sumindo-os em uma acelerada obsolescência simbólica. Nessas circunstâncias aparece como verossímil apenas aquilo que está além da capacidade de reprodução e de manipulação: o incontrolável e o irreversível. Fontes de sentido onde a arte e a arquitetura buscam significado no passado, no acaso, na pobreza ou na violência Depois de sua retirada disciplinar e da crise dos fundamentos que Eisenmam chama de "clássicos", é sugerida uma possível missão para a arquitetura, novamente fundada na utilidade, ligada ao desafio que apresenta um mundo finito com demandas crescentes e ao reconhecimento da nova condição de um mundo mais residual e menos natural, expondo novamente a velha oposição natural-artificial. Essa missão deveria atuar sobre aspetos tanto culturais quanto técnicos e é ligada a duas visões opostas: o sedentarismo, identificado com a caverna e a acumulação cultural, e o nomadismo, identificado com a figura do navio e a condição do artificial. Essas figuras, sugerimos, circunscrevem o novo cenário onde a arquitetura deverá encontrar sua missão.
id URGS_aae8a45b67cb5880fa37f1fb8b7be164
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6452
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Diez, Fernando E.Mahfuz, Edson da Cunha2007-06-06T18:56:48Z2005http://hdl.handle.net/10183/6452000530167Um enfraquecimento da autoridade do arquiteto e um recente isolamento da disciplina são manifestados nos novos modos em que são tomadas as decisões de projeto e em uma cisão entre a investigação, a educação e a prática profissional. Na produção argentina da última década isto é colocado em evidência em uma prática onde as decisões sobre os diferentes aspectos do edifício - especialmente suas superfícies aparentes, sua estrutura sustentadora e seus sistemas técnicos - são tomadas independentemente, e até por diferentes atores profissionais. A crescente estandardização iconográfica e técnica dos edifícios estão unidas a novos programas e a uma tematização dos desenvolvimentos urbanos que tomam forma de encraves autônomos de seu contexto. Os processos de decisão se assimilam cada vez mais aos dos produtos de consumo, onde o princípio de êxito substitui o de utilidade e onde uma incrementada capacidade de reprodução do que é de sucesso produz um efeito de espelho. Essa premeditação corrói a autenticidade de todos os produtos, sumindo-os em uma acelerada obsolescência simbólica. Nessas circunstâncias aparece como verossímil apenas aquilo que está além da capacidade de reprodução e de manipulação: o incontrolável e o irreversível. Fontes de sentido onde a arte e a arquitetura buscam significado no passado, no acaso, na pobreza ou na violência Depois de sua retirada disciplinar e da crise dos fundamentos que Eisenmam chama de "clássicos", é sugerida uma possível missão para a arquitetura, novamente fundada na utilidade, ligada ao desafio que apresenta um mundo finito com demandas crescentes e ao reconhecimento da nova condição de um mundo mais residual e menos natural, expondo novamente a velha oposição natural-artificial. Essa missão deveria atuar sobre aspetos tanto culturais quanto técnicos e é ligada a duas visões opostas: o sedentarismo, identificado com a caverna e a acumulação cultural, e o nomadismo, identificado com a figura do navio e a condição do artificial. Essas figuras, sugerimos, circunscrevem o novo cenário onde a arquitetura deverá encontrar sua missão.application/pdfporArquitetura : ArgentinaEnsino da arquiteturaEspaço urbano : TransformaçãoArquitetos : Exercicio profissionalDesenvolvimento urbanoMorfologia urbana : AvaliacaoMarketing arquitetonicoCrise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000530167.pdf000530167.pdfTexto completoapplication/pdf19407012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6452/1/000530167.pdf18fd3ded0ba6d42f1d63b45368ba9a6dMD51TEXT000530167.pdf.txt000530167.pdf.txtExtracted Texttext/plain1302675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6452/2/000530167.pdf.txte77afedaefb2b4db2d770138c75f3c1aMD52THUMBNAIL000530167.pdf.jpg000530167.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6452/3/000530167.pdf.jpg9a67cb1e5ab2e2f1c8daa5dd9a8aace8MD5310183/64522018-10-08 08:59:14.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:59:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
title Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
spellingShingle Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
Diez, Fernando E.
Arquitetura : Argentina
Ensino da arquitetura
Espaço urbano : Transformação
Arquitetos : Exercicio profissional
Desenvolvimento urbano
Morfologia urbana : Avaliacao
Marketing arquitetonico
title_short Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
title_full Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
title_fullStr Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
title_full_unstemmed Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
title_sort Crise de autenticidade, mudanças na produção da arquitetura Argentina 1990-2002
author Diez, Fernando E.
author_facet Diez, Fernando E.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diez, Fernando E.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mahfuz, Edson da Cunha
contributor_str_mv Mahfuz, Edson da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura : Argentina
Ensino da arquitetura
Espaço urbano : Transformação
Arquitetos : Exercicio profissional
Desenvolvimento urbano
Morfologia urbana : Avaliacao
Marketing arquitetonico
topic Arquitetura : Argentina
Ensino da arquitetura
Espaço urbano : Transformação
Arquitetos : Exercicio profissional
Desenvolvimento urbano
Morfologia urbana : Avaliacao
Marketing arquitetonico
description Um enfraquecimento da autoridade do arquiteto e um recente isolamento da disciplina são manifestados nos novos modos em que são tomadas as decisões de projeto e em uma cisão entre a investigação, a educação e a prática profissional. Na produção argentina da última década isto é colocado em evidência em uma prática onde as decisões sobre os diferentes aspectos do edifício - especialmente suas superfícies aparentes, sua estrutura sustentadora e seus sistemas técnicos - são tomadas independentemente, e até por diferentes atores profissionais. A crescente estandardização iconográfica e técnica dos edifícios estão unidas a novos programas e a uma tematização dos desenvolvimentos urbanos que tomam forma de encraves autônomos de seu contexto. Os processos de decisão se assimilam cada vez mais aos dos produtos de consumo, onde o princípio de êxito substitui o de utilidade e onde uma incrementada capacidade de reprodução do que é de sucesso produz um efeito de espelho. Essa premeditação corrói a autenticidade de todos os produtos, sumindo-os em uma acelerada obsolescência simbólica. Nessas circunstâncias aparece como verossímil apenas aquilo que está além da capacidade de reprodução e de manipulação: o incontrolável e o irreversível. Fontes de sentido onde a arte e a arquitetura buscam significado no passado, no acaso, na pobreza ou na violência Depois de sua retirada disciplinar e da crise dos fundamentos que Eisenmam chama de "clássicos", é sugerida uma possível missão para a arquitetura, novamente fundada na utilidade, ligada ao desafio que apresenta um mundo finito com demandas crescentes e ao reconhecimento da nova condição de um mundo mais residual e menos natural, expondo novamente a velha oposição natural-artificial. Essa missão deveria atuar sobre aspetos tanto culturais quanto técnicos e é ligada a duas visões opostas: o sedentarismo, identificado com a caverna e a acumulação cultural, e o nomadismo, identificado com a figura do navio e a condição do artificial. Essas figuras, sugerimos, circunscrevem o novo cenário onde a arquitetura deverá encontrar sua missão.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6452
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000530167
url http://hdl.handle.net/10183/6452
identifier_str_mv 000530167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6452/1/000530167.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6452/2/000530167.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6452/3/000530167.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 18fd3ded0ba6d42f1d63b45368ba9a6d
e77afedaefb2b4db2d770138c75f3c1a
9a67cb1e5ab2e2f1c8daa5dd9a8aace8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085065413099520