A escuta, a canção e o silêncio : matéria da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201280 |
Resumo: | Esta pesquisa trata de relações possíveis entre práticas de silêncio, escuta e constituição de si como ato inventivo, problematizando os modos pelos quais as experiências do silêncio e da escuta podem constituir espaço de subjetivação e aprendizagem. Por meio de uma trama envolvendo uma coleção de canções da música popular brasileira, ditos populares, textos filosóficos e literatura, a pesquisa busca a potencialidade educativa de práticas de silêncio e de escuta, como forma de conhecimento ethopoiético. Trata-se de pensar, especialmente a partir da produção de Michel Foucault, sobretudo seus últimos trabalhos, diferentes experiências de silêncio e escuta, como exercícios de constituição de si. Na análise das canções, reconhecemos práticas de silêncio e escuta como material intrínseco à própria criação musical; ao mesmo tempo, adentramos as canções, relacionando-as ao campo da educação. Nesse trabalho de problematização de formas do silêncio na música, encontramos uma ethopoética que se experimenta nas mínimas práticas cotidianas, o que aponta para uma educação pela escuta. |
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