Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levandovski, Rafael Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224121
Resumo: A presente investigação tem como objetivo compreender a forma como os preceitos da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento se refletiram na conformação do sistema de educação básica durante a ditadura (1964-1985), com destaque ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos. A análise está dividida em três capítulos, cada um deles correspondendo a um problema de pesquisa específico. Primeiramente, expõe-se os elementos ideológicos que embasaram a ação estatal em torno às instituições educativas. Em seguida, reflete-se sobre algumas das transformações do sistema de educação básica do Rio Grande do Sul nesse período, o que inclui a análise da produção editorial da Revista de Ensino e a apresentação de um perfil dos trabalhadores(as) em educação atingidos pela repressão no estado. Por fim, a partir do conceito de cultura escolar, estabelece-se um estudo de caso sobre o cotidiano educativo do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre. Além de se tratar da maior instituição escolar do estado, a investigação identificou que ela foi fortemente visada pelo sistema repressivo, o que se refletiu na ampla produção de material pelo Sistema Nacional de Informações (SNI) tratando do dia a dia colégio. A investigação toma como fontes de investigação o Manual Básico da Escola Superior de Guerra, quatorze edições da Revista de Ensino (entre 1964 e 1976), a legislação e as normativas do período, a documentação do SNI (disponibilizada de forma online na plataforma do Arquivo Nacional) e três entrevistas realizadas com base na metodologia de história oral. Dentre as conclusões da pesquisa, incluise a constatação de que a “Operação Limpeza” no Rio Grande do Sul esteve marcada pela perseguição ideológica aos trabalhadores(as) da educação, algumas indicações sobre as estratégias de intervenção dos agentes estatais da ditadura no cotidiano da educação básica e, por fim, apontamentos sobre os processos de colaboracionismo entre esses agentes e os educadores civis que atuavam na instituição estudada.
id URGS_ab7a6cb99c6f5ad752a512bbd565caa4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224121
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Levandovski, Rafael VieiraPadrós, Enrique Serra2021-07-17T04:44:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/224121001128096A presente investigação tem como objetivo compreender a forma como os preceitos da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento se refletiram na conformação do sistema de educação básica durante a ditadura (1964-1985), com destaque ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos. A análise está dividida em três capítulos, cada um deles correspondendo a um problema de pesquisa específico. Primeiramente, expõe-se os elementos ideológicos que embasaram a ação estatal em torno às instituições educativas. Em seguida, reflete-se sobre algumas das transformações do sistema de educação básica do Rio Grande do Sul nesse período, o que inclui a análise da produção editorial da Revista de Ensino e a apresentação de um perfil dos trabalhadores(as) em educação atingidos pela repressão no estado. Por fim, a partir do conceito de cultura escolar, estabelece-se um estudo de caso sobre o cotidiano educativo do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre. Além de se tratar da maior instituição escolar do estado, a investigação identificou que ela foi fortemente visada pelo sistema repressivo, o que se refletiu na ampla produção de material pelo Sistema Nacional de Informações (SNI) tratando do dia a dia colégio. A investigação toma como fontes de investigação o Manual Básico da Escola Superior de Guerra, quatorze edições da Revista de Ensino (entre 1964 e 1976), a legislação e as normativas do período, a documentação do SNI (disponibilizada de forma online na plataforma do Arquivo Nacional) e três entrevistas realizadas com base na metodologia de história oral. Dentre as conclusões da pesquisa, incluise a constatação de que a “Operação Limpeza” no Rio Grande do Sul esteve marcada pela perseguição ideológica aos trabalhadores(as) da educação, algumas indicações sobre as estratégias de intervenção dos agentes estatais da ditadura no cotidiano da educação básica e, por fim, apontamentos sobre os processos de colaboracionismo entre esses agentes e os educadores civis que atuavam na instituição estudada.This research intends to realize how the Doctrine of National Security and Development reverberated in the reorganization of the educational system of Brazil during the military dictatorship (1964-1985), focusing especially on the events of the Colégio Estadual Júlio de Castilhos, in Porto Alegre. The analysis is divided in three chapters, each one corresponding to a research problem. At first, it exposes the ideological tools that are fundamental to the State action around educational institutions. Then, it speculates about some of the changings proceeded in the school’s system of Rio Grande do Sul at the time, which includes an analysis of the periodic Revista de Ensino and the exhibit of a collective profile of the educational workers overtaken by State persecution. At last, using the concept of school culture, it establishes a case study about the dynamics of the Colégio Estadual Júlio de Castilhos, in Porto Alegre. Not only it is the largest school institution of the state, this research also points out that it was strongly overseen by State intelligence, which explains the wide production of the National System of Information (in portuguese, SNI) involving the school. This research uses as sources the Manual of the Superior School of War, fourteen editions of the Revista de Ensino (between 1964 and 1976), the historical regulations and legislation, the documents of SNI (available online on the website of the National Archive of Brazil) and three interviews, carried out with the method of oral history. Amongst other findings, it states that the early persecutions after the military coup of 1964 were also determined by the persecution of educational workers; it exposes some of the strategies of intervention in the educational system put through by state agents; and, finally, it makes notes about the processes of collaborationism between this agents and the educators that worked in said institution.application/pdfporColégio Estadual Júlio de CastilhosDitadura civil-militarEducaçãoSegurança nacionalHistóriaRio Grande do SulNational security dictatorshipCivic-military dictatorshipEducationRio Grande do SulColégio Estadual Júlio de CastilhosDitadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128096.pdf.txt001128096.pdf.txtExtracted Texttext/plain484626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224121/2/001128096.pdf.txt5c82e6699bcb4defd3ec7889344268ccMD52ORIGINAL001128096.pdfTexto completoapplication/pdf3504066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224121/1/001128096.pdf1ce5e52787155eb19936fdb460b30665MD5110183/2241212021-11-20 05:54:23.08438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
title Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
spellingShingle Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
Levandovski, Rafael Vieira
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Ditadura civil-militar
Educação
Segurança nacional
História
Rio Grande do Sul
National security dictatorship
Civic-military dictatorship
Education
Rio Grande do Sul
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
title_short Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
title_full Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
title_fullStr Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
title_full_unstemmed Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
title_sort Ditadura e educação : o Rio Grande do Sul e o Colégio estadual Júlio de Castilhos (1964-1985)
author Levandovski, Rafael Vieira
author_facet Levandovski, Rafael Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levandovski, Rafael Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padrós, Enrique Serra
contributor_str_mv Padrós, Enrique Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Ditadura civil-militar
Educação
Segurança nacional
História
Rio Grande do Sul
topic Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Ditadura civil-militar
Educação
Segurança nacional
História
Rio Grande do Sul
National security dictatorship
Civic-military dictatorship
Education
Rio Grande do Sul
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
dc.subject.eng.fl_str_mv National security dictatorship
Civic-military dictatorship
Education
Rio Grande do Sul
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
description A presente investigação tem como objetivo compreender a forma como os preceitos da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento se refletiram na conformação do sistema de educação básica durante a ditadura (1964-1985), com destaque ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos. A análise está dividida em três capítulos, cada um deles correspondendo a um problema de pesquisa específico. Primeiramente, expõe-se os elementos ideológicos que embasaram a ação estatal em torno às instituições educativas. Em seguida, reflete-se sobre algumas das transformações do sistema de educação básica do Rio Grande do Sul nesse período, o que inclui a análise da produção editorial da Revista de Ensino e a apresentação de um perfil dos trabalhadores(as) em educação atingidos pela repressão no estado. Por fim, a partir do conceito de cultura escolar, estabelece-se um estudo de caso sobre o cotidiano educativo do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre. Além de se tratar da maior instituição escolar do estado, a investigação identificou que ela foi fortemente visada pelo sistema repressivo, o que se refletiu na ampla produção de material pelo Sistema Nacional de Informações (SNI) tratando do dia a dia colégio. A investigação toma como fontes de investigação o Manual Básico da Escola Superior de Guerra, quatorze edições da Revista de Ensino (entre 1964 e 1976), a legislação e as normativas do período, a documentação do SNI (disponibilizada de forma online na plataforma do Arquivo Nacional) e três entrevistas realizadas com base na metodologia de história oral. Dentre as conclusões da pesquisa, incluise a constatação de que a “Operação Limpeza” no Rio Grande do Sul esteve marcada pela perseguição ideológica aos trabalhadores(as) da educação, algumas indicações sobre as estratégias de intervenção dos agentes estatais da ditadura no cotidiano da educação básica e, por fim, apontamentos sobre os processos de colaboracionismo entre esses agentes e os educadores civis que atuavam na instituição estudada.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-17T04:44:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224121
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128096
url http://hdl.handle.net/10183/224121
identifier_str_mv 001128096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224121/2/001128096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224121/1/001128096.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c82e6699bcb4defd3ec7889344268cc
1ce5e52787155eb19936fdb460b30665
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085559334338560