A espiritualidade no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências : um estudo na escola indígena de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mizetti, Maria do Carmo Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276313
Resumo: A pesquisa intitulada A Espiritualidade no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências: um estudo na escola indígena de educação básica, apresenta um estudo sobre a influência da espiritualidade no ensino de Ciências, nas escolas indígenas do Rio Grande do Sul. A pesquisa de caráter quali-quantitativa aborda como problema a ser estudado o desafio que representa para os professores de Ciências, indígenas ou não indígenas, a influência da espiritualidade no ensino e na aprendizagem nesta área do currículo oficial. O interesse pela investigação sobre este tema decorreu da constatação da utilização parcial do livro didático de Ciências na escola indígena em razão do seu conteúdo não estar embasado em suas crenças e tradições. A pesquisa tem por objetivos: a) identificar aspectos específicos das manifestações de espiritualidade dos indígenas, tais como o xamanismo, a medicina alternativa, as crenças, os mitos e os ritos, dentre outros que influenciam no desenvolvimento do currículo de Ciências em sala de aula; b) verificar de que forma o bilinguismo e o multiculturalismo integram-se ao processo de ensino e de aprendizagem em Ciências em sala de aula; c) verificar a necessidade de um estudo aprofundado entre professores, pesquisadores e o poder público que considere as práticas culturais e a espiritualidade dessas etnias, como forma de diminuir a distância desses povos da educação formal no Brasil; d) propor alternativas pedagógicas que possam contribuir para adequar as vivências da espiritualidade com os conteúdos do ensino de Ciências na escola indígena. A pesquisa compreende o período de 2018 até o momento (2023). Seu desenvolvimento ocorre de acordo com os princípios e a metodologia recomendados para estudos caracterizados como estudo de caso com abordagem etnográfica, em razão da população alvo escolhida. A amostra é de 11 professores de Ciências, de 11 das 91 escolas indígenas, localizadas municípios do Rio Grande do Sul, distribuídos em 18 das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Dos instrumentos de coleta de dados utilizados: questionário entrevista, entrevista presencial e observação não participante, o primeiro foi aplicado integralmente, os demais foram parcialmente aplicados, em razão da pandemia da COVID-19. Os resultados obtidos permitem destacar o que segue, em relação ao perfil do professor de Ciências; ao desempenho destes professores; ao uso dos instrumentos de ensino e de aprendizagem: currículo, bibliografia específica, laboratórios e meio ambiente; aspectos da espiritualidade influenciam o processo de ensino aprendizagem. Em síntese, o professor de Ciências da escola indígena situa-se na faixa etária entre 29 e 39 anos; em sua maioria são mulheres indígenas com formação acadêmica e professam a religião evangélica. Também ministram, paralelamente outras disciplinas do currículo. Em relação à influência da espiritualidade no ensino de Ciências, as respostas dos professores evidenciam que esta existe de modo implícito para maioria dos professores.
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A pesquisa tem por objetivos: a) identificar aspectos específicos das manifestações de espiritualidade dos indígenas, tais como o xamanismo, a medicina alternativa, as crenças, os mitos e os ritos, dentre outros que influenciam no desenvolvimento do currículo de Ciências em sala de aula; b) verificar de que forma o bilinguismo e o multiculturalismo integram-se ao processo de ensino e de aprendizagem em Ciências em sala de aula; c) verificar a necessidade de um estudo aprofundado entre professores, pesquisadores e o poder público que considere as práticas culturais e a espiritualidade dessas etnias, como forma de diminuir a distância desses povos da educação formal no Brasil; d) propor alternativas pedagógicas que possam contribuir para adequar as vivências da espiritualidade com os conteúdos do ensino de Ciências na escola indígena. A pesquisa compreende o período de 2018 até o momento (2023). Seu desenvolvimento ocorre de acordo com os princípios e a metodologia recomendados para estudos caracterizados como estudo de caso com abordagem etnográfica, em razão da população alvo escolhida. A amostra é de 11 professores de Ciências, de 11 das 91 escolas indígenas, localizadas municípios do Rio Grande do Sul, distribuídos em 18 das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Dos instrumentos de coleta de dados utilizados: questionário entrevista, entrevista presencial e observação não participante, o primeiro foi aplicado integralmente, os demais foram parcialmente aplicados, em razão da pandemia da COVID-19. Os resultados obtidos permitem destacar o que segue, em relação ao perfil do professor de Ciências; ao desempenho destes professores; ao uso dos instrumentos de ensino e de aprendizagem: currículo, bibliografia específica, laboratórios e meio ambiente; aspectos da espiritualidade influenciam o processo de ensino aprendizagem. Em síntese, o professor de Ciências da escola indígena situa-se na faixa etária entre 29 e 39 anos; em sua maioria são mulheres indígenas com formação acadêmica e professam a religião evangélica. Também ministram, paralelamente outras disciplinas do currículo. Em relação à influência da espiritualidade no ensino de Ciências, as respostas dos professores evidenciam que esta existe de modo implícito para maioria dos professores.The Research entitled Spirituality in the Teaching Process and Science Learning: a study in indigenous elementary schools, presents a study on the influence of spirituality in science teaching in indigenous schools in Rio Grande do Sul. The qualitative-quantitative research addresses as a problem to be studied the challenge that the influence of spirituality in teaching and learning in this area of the official curriculum represents for indigenous and non-indigenous science teachers. The interest in investigating this topic arose from the partial use of science textbooks in indigenous schools because their content is not based on their beliefs and traditions. Having as objectives: To investigate the influencer of spirituality in the development of the Science curriculum in indigenous schools in the State of Rio Grande do Sul; To identify specific aspects of the manifestations of spirituality of indigenous people, such as shamanism, alternative medicine, beliefs, myths and rites, among others that interfere with the development of the Science curriculum in the classroom; To verify how bilingualism and multiculturalism are integrated into the process of teaching and learning of Science in the classroom; To verify the needs for an in-depth study among teachers, researchers and the public power that considers the cultural practices and the spirituality of these ethnic groups, as a way of reducing the distance of these peoples from formal education in Brazil; and to propose pedagogical alternatives that may contribute to adapt the experiences of spirituality with the contents of science teaching in indigenous schools. The research covers the period from 2018 to date (up to 2023). Its development occurs according to the principles and methodology recommended for studies characterized as case study with ethnographic approach due to the chosen target population. It constituted a universe of 11 Science teachers from 11 out of 91 indigenous schools located in municipalities of Rio Grande do Sul, distributed in 18 of the 30 Regional Education Coordinations (CRE). Data collection instruments used: interview questionnaire, face-to-face interview and non-participant observation. The first one was fully applied, the others were partially applied, due to the Covid 19 pandemic period. The results obtained so far allow us to highlight the following in relation to the profile of the Science teacher; the performance of these teachers; the use of teaching and learning instruments: curriculum, specific bibliography, laboratories and environment; aspects of spirituality interfering in the teaching and learning process. In summary, the indigenous school science teachers are between 29 and 39 years old; the majority are indigenous women with an academic background and profess the evangelical religion. They also teach other subjects of the curriculum in parallel. Regarding the influencer of spirituality in science teaching, the teachers' answers show that this exists in an implicit way for most teachers.application/pdfporEspiritualidadeEnsino de ciênciasAprendizagemEscola indígenaEnsino fundamental e médioIndigenous educationSpiritualityScience teachingIndigenous schoolA espiritualidade no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências : um estudo na escola indígena de educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205899.pdf.txt001205899.pdf.txtExtracted Texttext/plain261109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276313/2/001205899.pdf.txtba3d6a3e0fb4f043ce0a667a800c0442MD52ORIGINAL001205899.pdfTexto completoapplication/pdf40208855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276313/1/001205899.pdfa7b33348e824951e45501b3747cef3baMD5110183/2763132024-07-17 05:35:54.709508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-17T08:35:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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