Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169247 |
Resumo: | O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção da prática interdisciplinar no campo pedagógico-universitário. Nessa perspectiva, o estudo analisa as experiências específicas de formação no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara, focando na busca do viés interdisciplinar na formação dos educadores. Os aspectos metodológicos estão voltados à análise qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, descrevendo conceitos e vivências relacionados à temática, como forma de expor a teoria, relacionando-a com a prática. Entende-se que cabe ao processo da educação fomentar a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre os sujeitos nele envolvidos, para que o fazer interdisciplinar seja a pedagogia utilizada como prática no meio acadêmico. Fundamenta-se, assim, uma educação significativa, indispensável na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. Os resultados da pesquisa apontam que há um movimento institucional no sentido de efetivar a interdisciplinaridade como prática pedagógica, mas ainda há um longo caminho a ser construído por professores, alunos e comunidade acadêmica nessa direção. |
id |
URGS_adb8c2e4ecd6f50a56a293744dcd7a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169247 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lemes, Raquel KarpinskiZitkoski, Jaime José2017-10-07T05:44:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/169247001049955O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção da prática interdisciplinar no campo pedagógico-universitário. Nessa perspectiva, o estudo analisa as experiências específicas de formação no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara, focando na busca do viés interdisciplinar na formação dos educadores. Os aspectos metodológicos estão voltados à análise qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, descrevendo conceitos e vivências relacionados à temática, como forma de expor a teoria, relacionando-a com a prática. Entende-se que cabe ao processo da educação fomentar a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre os sujeitos nele envolvidos, para que o fazer interdisciplinar seja a pedagogia utilizada como prática no meio acadêmico. Fundamenta-se, assim, uma educação significativa, indispensável na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. Os resultados da pesquisa apontam que há um movimento institucional no sentido de efetivar a interdisciplinaridade como prática pedagógica, mas ainda há um longo caminho a ser construído por professores, alunos e comunidade acadêmica nessa direção.The present study aims at discussing the challenges of interdisciplinarity in teacher education at college. For this, it seeks to deepen theoretical contributions, presenting paths for the construction of interdisciplinary practice in the pedagogical-university field. From this perspective, the study analyzes specific training experiences in the Pedagogy course at the Faculdades Integradas de Taquara, focusing on the interdisciplinary trend in the training of educators. Methodological aspects focused the qualitative analysis with emphasis on the participant research, describing concepts and experiences related to the theme as a way of exposing the theory, and relating it to the practice. It is understood that it is up to the education process to foster interdisciplinarity through dialogue among subjects involved, so that the interdisciplinary procedure is used as a practice in the academic environment. Therefore a meaningful education is based in the indispensable training of professionals who will work in the educational area. Research results indicate that there is an institutional movement in the sense of achieving interdisciplinarity as a pedagogical practice, but there is a long way ahead that need to be built by teachers, students and the academic community in this sense.application/pdfporFormação docenteProfessorPedagogiaEducationPedagogyInterdisciplinarityTeachersDesafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCATinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049955.pdf001049955.pdfTexto completoapplication/pdf1310584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/1/001049955.pdf1ef66bed78e2e4788cfae555357356c2MD51TEXT001049955.pdf.txt001049955.pdf.txtExtracted Texttext/plain298506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/2/001049955.pdf.txt8e802fee4631edeffe3678ea7df62593MD52THUMBNAIL001049955.pdf.jpg001049955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/3/001049955.pdf.jpgcbd0f8833c4e7467072a00505cd167afMD5310183/1692472019-11-06 04:47:44.696611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-06T06:47:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
title |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT Lemes, Raquel Karpinski Formação docente Professor Pedagogia Education Pedagogy Interdisciplinarity Teachers |
title_short |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
title_full |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
title_sort |
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT |
author |
Lemes, Raquel Karpinski |
author_facet |
Lemes, Raquel Karpinski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Raquel Karpinski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Professor Pedagogia |
topic |
Formação docente Professor Pedagogia Education Pedagogy Interdisciplinarity Teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Pedagogy Interdisciplinarity Teachers |
description |
O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção da prática interdisciplinar no campo pedagógico-universitário. Nessa perspectiva, o estudo analisa as experiências específicas de formação no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara, focando na busca do viés interdisciplinar na formação dos educadores. Os aspectos metodológicos estão voltados à análise qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, descrevendo conceitos e vivências relacionados à temática, como forma de expor a teoria, relacionando-a com a prática. Entende-se que cabe ao processo da educação fomentar a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre os sujeitos nele envolvidos, para que o fazer interdisciplinar seja a pedagogia utilizada como prática no meio acadêmico. Fundamenta-se, assim, uma educação significativa, indispensável na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. Os resultados da pesquisa apontam que há um movimento institucional no sentido de efetivar a interdisciplinaridade como prática pedagógica, mas ainda há um longo caminho a ser construído por professores, alunos e comunidade acadêmica nessa direção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-07T05:44:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169247 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001049955 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169247 |
identifier_str_mv |
001049955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/1/001049955.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/2/001049955.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/3/001049955.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ef66bed78e2e4788cfae555357356c2 8e802fee4631edeffe3678ea7df62593 cbd0f8833c4e7467072a00505cd167af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085421506363392 |