Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Raquel Karpinski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169247
Resumo: O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção da prática interdisciplinar no campo pedagógico-universitário. Nessa perspectiva, o estudo analisa as experiências específicas de formação no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara, focando na busca do viés interdisciplinar na formação dos educadores. Os aspectos metodológicos estão voltados à análise qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, descrevendo conceitos e vivências relacionados à temática, como forma de expor a teoria, relacionando-a com a prática. Entende-se que cabe ao processo da educação fomentar a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre os sujeitos nele envolvidos, para que o fazer interdisciplinar seja a pedagogia utilizada como prática no meio acadêmico. Fundamenta-se, assim, uma educação significativa, indispensável na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. Os resultados da pesquisa apontam que há um movimento institucional no sentido de efetivar a interdisciplinaridade como prática pedagógica, mas ainda há um longo caminho a ser construído por professores, alunos e comunidade acadêmica nessa direção.
id URGS_adb8c2e4ecd6f50a56a293744dcd7a1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169247
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lemes, Raquel KarpinskiZitkoski, Jaime José2017-10-07T05:44:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/169247001049955O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção da prática interdisciplinar no campo pedagógico-universitário. Nessa perspectiva, o estudo analisa as experiências específicas de formação no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara, focando na busca do viés interdisciplinar na formação dos educadores. Os aspectos metodológicos estão voltados à análise qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, descrevendo conceitos e vivências relacionados à temática, como forma de expor a teoria, relacionando-a com a prática. Entende-se que cabe ao processo da educação fomentar a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre os sujeitos nele envolvidos, para que o fazer interdisciplinar seja a pedagogia utilizada como prática no meio acadêmico. Fundamenta-se, assim, uma educação significativa, indispensável na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. Os resultados da pesquisa apontam que há um movimento institucional no sentido de efetivar a interdisciplinaridade como prática pedagógica, mas ainda há um longo caminho a ser construído por professores, alunos e comunidade acadêmica nessa direção.The present study aims at discussing the challenges of interdisciplinarity in teacher education at college. For this, it seeks to deepen theoretical contributions, presenting paths for the construction of interdisciplinary practice in the pedagogical-university field. From this perspective, the study analyzes specific training experiences in the Pedagogy course at the Faculdades Integradas de Taquara, focusing on the interdisciplinary trend in the training of educators. Methodological aspects focused the qualitative analysis with emphasis on the participant research, describing concepts and experiences related to the theme as a way of exposing the theory, and relating it to the practice. It is understood that it is up to the education process to foster interdisciplinarity through dialogue among subjects involved, so that the interdisciplinary procedure is used as a practice in the academic environment. Therefore a meaningful education is based in the indispensable training of professionals who will work in the educational area. Research results indicate that there is an institutional movement in the sense of achieving interdisciplinarity as a pedagogical practice, but there is a long way ahead that need to be built by teachers, students and the academic community in this sense.application/pdfporFormação docenteProfessorPedagogiaEducationPedagogyInterdisciplinarityTeachersDesafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCATinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049955.pdf001049955.pdfTexto completoapplication/pdf1310584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/1/001049955.pdf1ef66bed78e2e4788cfae555357356c2MD51TEXT001049955.pdf.txt001049955.pdf.txtExtracted Texttext/plain298506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/2/001049955.pdf.txt8e802fee4631edeffe3678ea7df62593MD52THUMBNAIL001049955.pdf.jpg001049955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/3/001049955.pdf.jpgcbd0f8833c4e7467072a00505cd167afMD5310183/1692472019-11-06 04:47:44.696611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-06T06:47:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
title Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
spellingShingle Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
Lemes, Raquel Karpinski
Formação docente
Professor
Pedagogia
Education
Pedagogy
Interdisciplinarity
Teachers
title_short Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
title_full Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
title_fullStr Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
title_sort Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
author Lemes, Raquel Karpinski
author_facet Lemes, Raquel Karpinski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Raquel Karpinski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Professor
Pedagogia
topic Formação docente
Professor
Pedagogia
Education
Pedagogy
Interdisciplinarity
Teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Pedagogy
Interdisciplinarity
Teachers
description O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção da prática interdisciplinar no campo pedagógico-universitário. Nessa perspectiva, o estudo analisa as experiências específicas de formação no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara, focando na busca do viés interdisciplinar na formação dos educadores. Os aspectos metodológicos estão voltados à análise qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, descrevendo conceitos e vivências relacionados à temática, como forma de expor a teoria, relacionando-a com a prática. Entende-se que cabe ao processo da educação fomentar a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre os sujeitos nele envolvidos, para que o fazer interdisciplinar seja a pedagogia utilizada como prática no meio acadêmico. Fundamenta-se, assim, uma educação significativa, indispensável na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. Os resultados da pesquisa apontam que há um movimento institucional no sentido de efetivar a interdisciplinaridade como prática pedagógica, mas ainda há um longo caminho a ser construído por professores, alunos e comunidade acadêmica nessa direção.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-07T05:44:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001049955
url http://hdl.handle.net/10183/169247
identifier_str_mv 001049955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/1/001049955.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/2/001049955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169247/3/001049955.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ef66bed78e2e4788cfae555357356c2
8e802fee4631edeffe3678ea7df62593
cbd0f8833c4e7467072a00505cd167af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085421506363392