Práticas para a educação literária : a formação docente na licenciatura em letras de uma instituição pública de ensino superior do sul do brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185998
Resumo: A presente tese tem por objetivo investigar como se ensina/se aprende a ensinar literatura em um curso de licenciatura em Letras de uma instituição pública de ensino superior do sul do Brasil (IPESB). Portanto, esta pesquisa de natureza etnográfica (ERICKSON, 1989; MASON, 1996; SILVA, 2007; STAKE, 2011; ANDRÉ, 2013; BATISTTI, 2016), parte de questões genuínas que sempre acompanharam minha prática de professora de Língua Portuguesa e Literatura da Educação Básica interessada em refletir sobre a sala de aula e sobre a formação dos profissionais que nela atuarão. Para a realização da investigação foram inicialmente consultadas as orientações contidas na documentação legal que rege o ensino da literatura na Educação Básica bem como as normas que regem a formação de professores de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Superior. De igual maneira, sustentam a pesquisa os estudos produzidos por autores de referência nos campos dos Estudos Literários e dos Estudos Linguísticos (CANDIDO, 1985; 2000; 2006, 2011; LEAHY-DIOS, 2004; COLOMER, 2007; BAKHTIN, 1997; GERALDI, 2013; TODOROV, 2009). Ao contrastar saberes tão complementares – mas que muitas vezes parecem estar dissociados nas práticas de sala de aula –, este estudo procura apontar tensões da formação do profissional das Letras bem como alternativas para superá-las. Assim, com base no referencial teórico apontado e nos dados gerados em campo, esta pesquisa assume a educação literária enquanto educação linguística como orientação epistemológica, com o fim de promover reflexão e apontar caminhos para o ensinar e o aprender a ensinar literatura. Para cumprir com esse compromisso, fez-se necessário, além de revisão de literatura apontada, mapear, na ecologia documentada, exemplos de práticas pedagógicas vinculadas à educação literária nas salas de aula de duas disciplinas – Língua Portuguesa e Ensino (LPEn), destinada à formação de professores, e Estudos de Literatura Brasileira IV (ELBIV), destinada à formação de crítica e de repertório literário –, integrantes do curso de Letras da IPESB. Tais eventos de formação, ocorridos nessas salas de aula, foram chamados aqui de práticas para a educação literária. Esses eventos, identificados nos dados e considerados aqui como satisfatórios, evidenciaram a orientação dos participantes da pesquisa para repensar o ensino de literatura. Esse repensar aponta para o tratamento do texto literário não como pretexto para o ensino de gramática ou de periodização literária, mas como um caminho para a emancipação dos estudantes. Sendo assim, a pesquisa, igualmente discute os objetivos atribuídos ao ensino da literatura e as abordagens metodológicas associadas às práticas para a educação literária evidenciadas em campo. Sua realização pretende, então, ao investigar o universo que constrói profissionalmente meus pares (estagiários, colegas, monitores), contribuir com a ampliação do debate (ainda tão escasso no meio científico) sobre o papel do professor, que se forma ao mesmo tempo em que é formador, em especial, o do professor e da professora de Língua Portuguesa e de Literatura.
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De igual maneira, sustentam a pesquisa os estudos produzidos por autores de referência nos campos dos Estudos Literários e dos Estudos Linguísticos (CANDIDO, 1985; 2000; 2006, 2011; LEAHY-DIOS, 2004; COLOMER, 2007; BAKHTIN, 1997; GERALDI, 2013; TODOROV, 2009). Ao contrastar saberes tão complementares – mas que muitas vezes parecem estar dissociados nas práticas de sala de aula –, este estudo procura apontar tensões da formação do profissional das Letras bem como alternativas para superá-las. Assim, com base no referencial teórico apontado e nos dados gerados em campo, esta pesquisa assume a educação literária enquanto educação linguística como orientação epistemológica, com o fim de promover reflexão e apontar caminhos para o ensinar e o aprender a ensinar literatura. Para cumprir com esse compromisso, fez-se necessário, além de revisão de literatura apontada, mapear, na ecologia documentada, exemplos de práticas pedagógicas vinculadas à educação literária nas salas de aula de duas disciplinas – Língua Portuguesa e Ensino (LPEn), destinada à formação de professores, e Estudos de Literatura Brasileira IV (ELBIV), destinada à formação de crítica e de repertório literário –, integrantes do curso de Letras da IPESB. Tais eventos de formação, ocorridos nessas salas de aula, foram chamados aqui de práticas para a educação literária. Esses eventos, identificados nos dados e considerados aqui como satisfatórios, evidenciaram a orientação dos participantes da pesquisa para repensar o ensino de literatura. Esse repensar aponta para o tratamento do texto literário não como pretexto para o ensino de gramática ou de periodização literária, mas como um caminho para a emancipação dos estudantes. Sendo assim, a pesquisa, igualmente discute os objetivos atribuídos ao ensino da literatura e as abordagens metodológicas associadas às práticas para a educação literária evidenciadas em campo. Sua realização pretende, então, ao investigar o universo que constrói profissionalmente meus pares (estagiários, colegas, monitores), contribuir com a ampliação do debate (ainda tão escasso no meio científico) sobre o papel do professor, que se forma ao mesmo tempo em que é formador, em especial, o do professor e da professora de Língua Portuguesa e de Literatura.The aim of this thesis is to investigate how Literature is taught and the way people learn to teach it when taking a degree in Languages from a public Higher Education institution in south Brazil (IPESB). Therefore, this ethnographic research (ERICKSON, 1989; MASON, 1996; SILVA, 2007; STAKE, 2011; ANDRÉ, 2013; BATISTTI, 2016), is based on genuine questions that have always followed my practice as a Basic Education teacher of Portuguese and Literature who is interested in reflecting on the classroom and the training of the professionals who will work in it. In order to carry out the research, we initially checked the guidelines contemplated in the legal documentation that conducts the teaching of Literature in Basic Education as well as the norms that rule the training of Portuguese and Literature teachers in Higher Education. Likewise, our research is supported by the studies produced by reference authors in the fields of Literary and Linguistic Studies (CANDIDO, 1985; 2000; 2006, 2011; LEAHY-DIOS, 2004; COLOMER, 2007; BAKHTIN, 1997; GERALDI, 2013; TODOROV, 2009). By contrasting such complementary knowledge – but which often seem to be dissociated in classroom practices – this study seeks to point out tensions in the training of Language professionals as well as alternatives to overcome them. Consequently, based on the theoretical reference mentioned and the field data, the epistemological orientation adopted in this research is literary education as linguistic education and it has the purpose of promoting reflection and also of pointing out ways to teach and to learn how to teach literature. To fulfill this commitment, besides reviewing the literature, it was necessary to map in the documented ecology examples of pedagogical practices related to literary education in the classrooms of two subjects from IPESB Languages course- Portuguese Language and Teaching (PLaT), dedicated to teacher training, and Brazilian Literature Studies IV (BLSIV), aimed at the formation of criticism and literary repertoire. Such training events, which took place in these classrooms, were referred here as practices for literary education. These events, identified in the data and considered satisfactory, emphasized the orientation of the research participants to rethink the teaching of literature. This rethinking points to the treatment of the literary text not as a pretext for the teaching of grammar or of literary history, but as a way of the emancipation of the students. Thus, the research also discusses the objectives attributed to literature teaching and the methodological approaches associated with practices for literary education observed in the field. Its accomplishment intends, then, to investigate the universe that professionally builds my peers (trainees, colleagues, monitors), to contribute to the expansion of the debate about the role of the teacher (which is still so little in the scientificcommunity) who is lectured whilst being also a lecturer, especially the teacher of Portuguese and Literature.application/pdfporLicenciaturaPesquisa etnográficaLinguísticaEnsino de literaturaFormação docenteLiteraturaLiteratureTeacher trainingLinguistic educationLiterary educationPráticas para a educação literária : a formação docente na licenciatura em letras de uma instituição pública de ensino superior do sul do brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001080729.pdf.txt001080729.pdf.txtExtracted Texttext/plain402387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185998/2/001080729.pdf.txtcc72c38820fed3fa675717bf84bca710MD52ORIGINAL001080729.pdfTexto completoapplication/pdf2927322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185998/1/001080729.pdfd82504696ccad5af97ffd50fe06d404cMD5110183/1859982018-12-07 02:50:42.547708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-07T04:50:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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