O valor econômico do Festival Favela Sounds segundo seu público : uma análise de valoração contingente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Guilherme Tavares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259328
Resumo: Festivais de música gratuitos são ativos relevantes do ponto de vista do bem-estar social e da autoestima da juventude. Em sua maioria, reúnem diferentes tribos e estimulam convivência e pertencimento, incidindo no fortalecimento de identidades. A dissertação em tela apresenta os valores econômicos e socioculturais atribuídos ao festival Favela Sounds por seu público frequentador, registrados em pesquisa aplicada em Julho de 2022, durante a sexta edição do evento, em Brasília. Como objetivos, o projeto dimensiona o valor econômico de festivais de música gratuitamente oferecidos para suas comunidades, abordando técnicas de valoração de impacto no contexto de eventos; compreende o comportamento socioeconômico do público do festival investigado, apresentando alguns dos dados coletados durante a aplicação de questionário composto por 69 perguntas; e valida o investimento de recursos públicos e privados na iniciativa, utilizando-se do método de valoração contingente – MVC e sua consequente aptidão de viabilizar cenários hipotéticos que contribuam na valoração de bens reais. A disposição a pagar – DAP por ingressos do evento – que é oferecido gratuitamente – e a disposição a aceitar – DAA mais impostos com fins de investimento em festivais são investigadas, sob a hipótese confirmada de que o valor atribuído ao festival pelo público é 47,56% maior do que o investido pelo Estado. A DAP e a DAA registradas tornam-se insumos para categorização de festivais de música gratuitos enquanto bens públicos, habilitando a investigação dos valores apontados pelos entrevistados sob a luz de outras variáveis pesquisadas, tais como renda/classe social, faixa etária, gênero, cor/raça ou emprego. Conclui-se que, entre o público que frequenta o festival, há mais disposição a aceitar por um imposto hipotético que viabiliza mais investimentos neste tipo de evento do que disposição a pagar por – e a ver tornar-se privado – um evento público.
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Como objetivos, o projeto dimensiona o valor econômico de festivais de música gratuitamente oferecidos para suas comunidades, abordando técnicas de valoração de impacto no contexto de eventos; compreende o comportamento socioeconômico do público do festival investigado, apresentando alguns dos dados coletados durante a aplicação de questionário composto por 69 perguntas; e valida o investimento de recursos públicos e privados na iniciativa, utilizando-se do método de valoração contingente – MVC e sua consequente aptidão de viabilizar cenários hipotéticos que contribuam na valoração de bens reais. A disposição a pagar – DAP por ingressos do evento – que é oferecido gratuitamente – e a disposição a aceitar – DAA mais impostos com fins de investimento em festivais são investigadas, sob a hipótese confirmada de que o valor atribuído ao festival pelo público é 47,56% maior do que o investido pelo Estado. A DAP e a DAA registradas tornam-se insumos para categorização de festivais de música gratuitos enquanto bens públicos, habilitando a investigação dos valores apontados pelos entrevistados sob a luz de outras variáveis pesquisadas, tais como renda/classe social, faixa etária, gênero, cor/raça ou emprego. Conclui-se que, entre o público que frequenta o festival, há mais disposição a aceitar por um imposto hipotético que viabiliza mais investimentos neste tipo de evento do que disposição a pagar por – e a ver tornar-se privado – um evento público.Free admission music festivals are relevant assets to social well-being and youth self-esteem maintenance. Most of them bring together different tribes and encourage coexistence and belonging, strengthening cultural identities. This master thesis presents economic and sociocultural values attributed to Favela Sounds festival by its audience, data collected in July 2022, during the event's sixth edition, held in Brasília. As objectives, (1) the project measures the economic and sociocultural values of offered free admission music festivals to their communities, showcasing impact valuation techniques in the context of such events; (2) it understands the socioeconomic behavior of Favela Sounds' audience, presenting some of the data collected during the application of a 69-questions research form; and (3) it validates public and private investments in the initiative, using the contingent valuation method (CVM) and its consequent ability to enable hypothetical scenarios to contribute on valuing real assets. The willingness to pay – WTP for the event's tickets – which are offered free of charge – and the willingness to accept – WTA extra taxes to support festivals are investigated, under the confirmed hypothesis that the value attributed to the festival by the audience is 47,56% greater than that invested by State and companies. Registered WTP and WTA helps to define free admission music festivals as public goods, enabling the investigation of the values pointed out by interviewees, branching the results according to other researched variables, such as income/social class, age group, gender, color/race or job. It is concluded that, among the audience that attends the festival, the willingness to accept a hypothetical tax that enables more investments in this type of event is greater than the willingness to pay for a public event, and consequently see it become private.application/pdfporValor (Economia)Economia da culturaCulturaMúsicaComportamento socialMusic festivalsCultural fundingContingent valuationWillingness to payWillingness to acceptFavela SoundsO valor econômico do Festival Favela Sounds segundo seu público : uma análise de valoração contingenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171921.pdf.txt001171921.pdf.txtExtracted Texttext/plain377025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259328/2/001171921.pdf.txt896a832d75f1a641b493299dc38c645fMD52ORIGINAL001171921.pdfTexto completoapplication/pdf2388599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259328/1/001171921.pdf414432b4bef53d6d3940ab8d4dadf899MD5110183/2593282023-06-24 03:37:26.480161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-24T06:37:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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