Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16212 |
Resumo: | Este estudo aborda as modificações nos niveis de auto-imagem e auto-estima, de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Universiade Luterana do Brasil - ULBRA, decorrentes da aplicação de um Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca a relação entre a fase do desenvolvimento humano, enquanto adultos jovens, e a efetividade do Programa Especial de Ginástica Postural como agente modificador dos niveis de auto-imagem e auto-estima. O programa foi aplicado durante um semestre letivo e baseou-se nos conteúdos e objetivos das Escolas Posturais. A metodologia desta investigação utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Para coleta das informações foi aplicado um questionário, que identificou os niveis de auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos, em três momentos distintos: antes da aplicação do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses depois. Também foram realizadas diferentes tipos de observações durante esta investigação. Os questionários receberam um tratamento estatístico e as observações uma análise de conteúdo. Os resultados das análises foram triangulados, concluindo-se que não ocorreram modificações significativas nos aspectos gerais da auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos. Porém, verificou- se modificações significativas em aspectos específicos, sendo possível estender nossas conclusões e estabelecer relações entre as modificações encontradas, a fase de desenvolvimento humano e o Programa Especial de Ginástica Postural. |
id |
URGS_aea3de42ed212bafc61a3a616c275f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16212 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gomes, Sonia Beatriz da SilvaNegrine, Airton da Silva2009-06-25T04:12:31Z1997http://hdl.handle.net/10183/16212000207660Este estudo aborda as modificações nos niveis de auto-imagem e auto-estima, de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Universiade Luterana do Brasil - ULBRA, decorrentes da aplicação de um Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca a relação entre a fase do desenvolvimento humano, enquanto adultos jovens, e a efetividade do Programa Especial de Ginástica Postural como agente modificador dos niveis de auto-imagem e auto-estima. O programa foi aplicado durante um semestre letivo e baseou-se nos conteúdos e objetivos das Escolas Posturais. A metodologia desta investigação utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Para coleta das informações foi aplicado um questionário, que identificou os niveis de auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos, em três momentos distintos: antes da aplicação do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses depois. Também foram realizadas diferentes tipos de observações durante esta investigação. Os questionários receberam um tratamento estatístico e as observações uma análise de conteúdo. Os resultados das análises foram triangulados, concluindo-se que não ocorreram modificações significativas nos aspectos gerais da auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos. Porém, verificou- se modificações significativas em aspectos específicos, sendo possível estender nossas conclusões e estabelecer relações entre as modificações encontradas, a fase de desenvolvimento humano e o Programa Especial de Ginástica Postural.This study concerns the modifications in the leveI of self-image and self-esteem of a students group in the Phisycal Education Course of ULBRA, wich comes as a consequence of a postural gymnastics program. Our focus is the relationships between human development phase, while young, and the postural program effectity as an agent that mofifies the levels of self-imageand self-esteem.The program is applied during a term and is based on subjetcs and goals of Postural Schools. The methodology of this research used quantitative and qualitative approachs. To collect the necessary information we apply a questionnaire that identified student's levels of self-imageand self-esteem, in three different moments: before program aplication, immediatly after program application and size months after. We also made different kinds of observations during this research. The questionnaire received statistical treatment and observations received a subject analysis. The analysis's results were triangulated and we conclude that no significative modifications occur in the general levels of self-image and self-esteem. Otherwise, we verified significative modifications in specific aspecs, being possible extend our conclusions and to determine realtionships phase and the postural gymnastics program.Este estudio aborda Ias modificaciones en los níveles de autoimagem y autoestima, de un grupo de académicos de Ia graduación en Educación Física de Ia Uníversidade Luterana do Brasil - ULBRA, consecuentes de Ia aplicación de un Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca Ia relación entre la fase del desarrollo humano, encuanto adultos jovenes, y Ia eficiencia dei Programa Especial de Ginástica Postural como agente cambiador de los níveles de autoimagem y autoestima. El programa fué aplicado durante un semestre lectivo y estuvo embasado en los contenídos y objetivos de Ias Escolas Posturais. La metodologia de la investigación ha utilizado las abordagens cuantitativa y cualítativa. Para coleta de las informaciones fué aplicado uno cuestionário, que identificó los níveles de autoimagem y autoestima de los académicos, en tries momentos distintos: antes de la aplicación del programa, imediatamente después de suya aplicación y seis meses después. También fueran realizadas diferentes modelos de observaciones durante la investigación. Los cuestionários recebieran un tratamiento estatístico y las observaciones una análise del contenido. Los resultados de las análisis fueran triangulados, concluiendose que no ocurrieran modificaciones significativas en los aspectos generales de la autoimagem y autoestima de los académicos. Todavia, se ha verificado modificaciones significativasen aspectos específicos, siendo posible extender nuestras conclusionesy establecer relaciones entre las modificaciones encontradas, la fase del desarrollo humano y el Programa Especial de Ginástica Postural.application/pdfporPostura corporalPsicologia do educandoAdultoPsicologiaCorporeidadeAutoestimaGinástica posturalModificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica posturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaCurso de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre-br-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000207660.pdf000207660.pdfTexto completoapplication/pdf41469256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/1/000207660.pdf5d1269a6c48789e6022cc33217e46dd4MD51TEXT000207660.pdf.txt000207660.pdf.txtExtracted Texttext/plain196854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/2/000207660.pdf.txt897fdd035aa12cc1794448b1f377271fMD52THUMBNAIL000207660.pdf.jpg000207660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/3/000207660.pdf.jpg926e1da7e97e358f7a9a558a10ce7a06MD5310183/162122019-02-27 02:28:47.222749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-27T05:28:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
title |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
spellingShingle |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural Gomes, Sonia Beatriz da Silva Postura corporal Psicologia do educando Adulto Psicologia Corporeidade Autoestima Ginástica postural |
title_short |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
title_full |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
title_fullStr |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
title_full_unstemmed |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
title_sort |
Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural |
author |
Gomes, Sonia Beatriz da Silva |
author_facet |
Gomes, Sonia Beatriz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sonia Beatriz da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Negrine, Airton da Silva |
contributor_str_mv |
Negrine, Airton da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postura corporal Psicologia do educando Adulto Psicologia Corporeidade Autoestima Ginástica postural |
topic |
Postura corporal Psicologia do educando Adulto Psicologia Corporeidade Autoestima Ginástica postural |
description |
Este estudo aborda as modificações nos niveis de auto-imagem e auto-estima, de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Universiade Luterana do Brasil - ULBRA, decorrentes da aplicação de um Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca a relação entre a fase do desenvolvimento humano, enquanto adultos jovens, e a efetividade do Programa Especial de Ginástica Postural como agente modificador dos niveis de auto-imagem e auto-estima. O programa foi aplicado durante um semestre letivo e baseou-se nos conteúdos e objetivos das Escolas Posturais. A metodologia desta investigação utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Para coleta das informações foi aplicado um questionário, que identificou os niveis de auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos, em três momentos distintos: antes da aplicação do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses depois. Também foram realizadas diferentes tipos de observações durante esta investigação. Os questionários receberam um tratamento estatístico e as observações uma análise de conteúdo. Os resultados das análises foram triangulados, concluindo-se que não ocorreram modificações significativas nos aspectos gerais da auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos. Porém, verificou- se modificações significativas em aspectos específicos, sendo possível estender nossas conclusões e estabelecer relações entre as modificações encontradas, a fase de desenvolvimento humano e o Programa Especial de Ginástica Postural. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-25T04:12:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16212 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000207660 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16212 |
identifier_str_mv |
000207660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/1/000207660.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/2/000207660.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/3/000207660.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d1269a6c48789e6022cc33217e46dd4 897fdd035aa12cc1794448b1f377271f 926e1da7e97e358f7a9a558a10ce7a06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085147721072640 |