Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sonia Beatriz da Silva
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16212
Resumo: Este estudo aborda as modificações nos niveis de auto-imagem e auto-estima, de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Universiade Luterana do Brasil - ULBRA, decorrentes da aplicação de um Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca a relação entre a fase do desenvolvimento humano, enquanto adultos jovens, e a efetividade do Programa Especial de Ginástica Postural como agente modificador dos niveis de auto-imagem e auto-estima. O programa foi aplicado durante um semestre letivo e baseou-se nos conteúdos e objetivos das Escolas Posturais. A metodologia desta investigação utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Para coleta das informações foi aplicado um questionário, que identificou os niveis de auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos, em três momentos distintos: antes da aplicação do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses depois. Também foram realizadas diferentes tipos de observações durante esta investigação. Os questionários receberam um tratamento estatístico e as observações uma análise de conteúdo. Os resultados das análises foram triangulados, concluindo-se que não ocorreram modificações significativas nos aspectos gerais da auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos. Porém, verificou- se modificações significativas em aspectos específicos, sendo possível estender nossas conclusões e estabelecer relações entre as modificações encontradas, a fase de desenvolvimento humano e o Programa Especial de Ginástica Postural.
id URGS_aea3de42ed212bafc61a3a616c275f63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16212
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gomes, Sonia Beatriz da SilvaNegrine, Airton da Silva2009-06-25T04:12:31Z1997http://hdl.handle.net/10183/16212000207660Este estudo aborda as modificações nos niveis de auto-imagem e auto-estima, de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Universiade Luterana do Brasil - ULBRA, decorrentes da aplicação de um Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca a relação entre a fase do desenvolvimento humano, enquanto adultos jovens, e a efetividade do Programa Especial de Ginástica Postural como agente modificador dos niveis de auto-imagem e auto-estima. O programa foi aplicado durante um semestre letivo e baseou-se nos conteúdos e objetivos das Escolas Posturais. A metodologia desta investigação utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Para coleta das informações foi aplicado um questionário, que identificou os niveis de auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos, em três momentos distintos: antes da aplicação do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses depois. Também foram realizadas diferentes tipos de observações durante esta investigação. Os questionários receberam um tratamento estatístico e as observações uma análise de conteúdo. Os resultados das análises foram triangulados, concluindo-se que não ocorreram modificações significativas nos aspectos gerais da auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos. Porém, verificou- se modificações significativas em aspectos específicos, sendo possível estender nossas conclusões e estabelecer relações entre as modificações encontradas, a fase de desenvolvimento humano e o Programa Especial de Ginástica Postural.This study concerns the modifications in the leveI of self-image and self-esteem of a students group in the Phisycal Education Course of ULBRA, wich comes as a consequence of a postural gymnastics program. Our focus is the relationships between human development phase, while young, and the postural program effectity as an agent that mofifies the levels of self-imageand self-esteem.The program is applied during a term and is based on subjetcs and goals of Postural Schools. The methodology of this research used quantitative and qualitative approachs. To collect the necessary information we apply a questionnaire that identified student's levels of self-imageand self-esteem, in three different moments: before program aplication, immediatly after program application and size months after. We also made different kinds of observations during this research. The questionnaire received statistical treatment and observations received a subject analysis. The analysis's results were triangulated and we conclude that no significative modifications occur in the general levels of self-image and self-esteem. Otherwise, we verified significative modifications in specific aspecs, being possible extend our conclusions and to determine realtionships phase and the postural gymnastics program.Este estudio aborda Ias modificaciones en los níveles de autoimagem y autoestima, de un grupo de académicos de Ia graduación en Educación Física de Ia Uníversidade Luterana do Brasil - ULBRA, consecuentes de Ia aplicación de un Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca Ia relación entre la fase del desarrollo humano, encuanto adultos jovenes, y Ia eficiencia dei Programa Especial de Ginástica Postural como agente cambiador de los níveles de autoimagem y autoestima. El programa fué aplicado durante un semestre lectivo y estuvo embasado en los contenídos y objetivos de Ias Escolas Posturais. La metodologia de la investigación ha utilizado las abordagens cuantitativa y cualítativa. Para coleta de las informaciones fué aplicado uno cuestionário, que identificó los níveles de autoimagem y autoestima de los académicos, en tries momentos distintos: antes de la aplicación del programa, imediatamente después de suya aplicación y seis meses después. También fueran realizadas diferentes modelos de observaciones durante la investigación. Los cuestionários recebieran un tratamiento estatístico y las observaciones una análise del contenido. Los resultados de las análisis fueran triangulados, concluiendose que no ocurrieran modificaciones significativas en los aspectos generales de la autoimagem y autoestima de los académicos. Todavia, se ha verificado modificaciones significativasen aspectos específicos, siendo posible extender nuestras conclusionesy establecer relaciones entre las modificaciones encontradas, la fase del desarrollo humano y el Programa Especial de Ginástica Postural.application/pdfporPostura corporalPsicologia do educandoAdultoPsicologiaCorporeidadeAutoestimaGinástica posturalModificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica posturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaCurso de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre-br-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000207660.pdf000207660.pdfTexto completoapplication/pdf41469256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/1/000207660.pdf5d1269a6c48789e6022cc33217e46dd4MD51TEXT000207660.pdf.txt000207660.pdf.txtExtracted Texttext/plain196854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/2/000207660.pdf.txt897fdd035aa12cc1794448b1f377271fMD52THUMBNAIL000207660.pdf.jpg000207660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/3/000207660.pdf.jpg926e1da7e97e358f7a9a558a10ce7a06MD5310183/162122019-02-27 02:28:47.222749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-27T05:28:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
title Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
spellingShingle Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
Gomes, Sonia Beatriz da Silva
Postura corporal
Psicologia do educando
Adulto
Psicologia
Corporeidade
Autoestima
Ginástica postural
title_short Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
title_full Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
title_fullStr Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
title_full_unstemmed Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
title_sort Modificações dos níveis de auto-imagem e auto-estima nos acadêmicos de educação física pela aplicação de um programa especial de ginástica postural
author Gomes, Sonia Beatriz da Silva
author_facet Gomes, Sonia Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sonia Beatriz da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Negrine, Airton da Silva
contributor_str_mv Negrine, Airton da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Postura corporal
Psicologia do educando
Adulto
Psicologia
Corporeidade
Autoestima
Ginástica postural
topic Postura corporal
Psicologia do educando
Adulto
Psicologia
Corporeidade
Autoestima
Ginástica postural
description Este estudo aborda as modificações nos niveis de auto-imagem e auto-estima, de um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Universiade Luterana do Brasil - ULBRA, decorrentes da aplicação de um Programa Especial de Ginástica Postural. Enfoca a relação entre a fase do desenvolvimento humano, enquanto adultos jovens, e a efetividade do Programa Especial de Ginástica Postural como agente modificador dos niveis de auto-imagem e auto-estima. O programa foi aplicado durante um semestre letivo e baseou-se nos conteúdos e objetivos das Escolas Posturais. A metodologia desta investigação utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Para coleta das informações foi aplicado um questionário, que identificou os niveis de auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos, em três momentos distintos: antes da aplicação do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses depois. Também foram realizadas diferentes tipos de observações durante esta investigação. Os questionários receberam um tratamento estatístico e as observações uma análise de conteúdo. Os resultados das análises foram triangulados, concluindo-se que não ocorreram modificações significativas nos aspectos gerais da auto-imagem e auto-estima dos acadêmicos. Porém, verificou- se modificações significativas em aspectos específicos, sendo possível estender nossas conclusões e estabelecer relações entre as modificações encontradas, a fase de desenvolvimento humano e o Programa Especial de Ginástica Postural.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-25T04:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16212
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000207660
url http://hdl.handle.net/10183/16212
identifier_str_mv 000207660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/1/000207660.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/2/000207660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16212/3/000207660.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d1269a6c48789e6022cc33217e46dd4
897fdd035aa12cc1794448b1f377271f
926e1da7e97e358f7a9a558a10ce7a06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085147721072640