Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Scur da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2206
Resumo: As novas regras para as atividades econômicas ditadas pelo mercado globalizado trazem desafios às organizações. Frente a esse cenário, observa-se, portanto, o surgimento das alianças estratégicas como forma de obter conhecimento tecnológico e garantir seu lugar no mercado. O objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar o processo de formação de alianças firmadas por seis empresas gaúchas de autopeças. O diagnóstico resultante permitiu elucidar o processo de formação das alianças, uma vez que nas empresas estudadas o tipo de parceria caracterizou-se principalmente como relações entre cliente e fornecedor. Os principais fatores motivadores ao estabelecimento das alianças foram mercado e tecnologia e os objetivos da maioria delas constituíam-se em obter vantagem competitiva e reduzir o time-to-market. Finalmente, a seleção dos parceiros foi feita através dos critérios relacionados às tarefas. Através da análise dos dados percebeu-se, também, que além de estar fundamentada em uma idéia de negócio viável e uma abordagem realista, uma aliança estratégica deve basear-se em cooperação entre as partes envolvidas. É necessário criar um clima de confiança e de entendimento recíprocos porque os parceiros estão trabalhando juntos pela primeira vez. Este desafio está intimamente relacionado ao tipo de acordo a ser firmado, às estratégias que se ajustam às empresas parceiras, aos efeitos potenciais de sinergia e às vantagens competitivas para cada parceiro. Enfim, o mais importante é que as empresas devem ser realistas em relação às vantagens e desvantagens potenciais das alianças, de modo que possam criar um clima de confiança e cooperação mútuos.
id URGS_af3d7d2218d2647abc19e8afcc20f9ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2206
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Gabriela Scur daZawislak, Paulo Antonio2007-06-06T17:20:48Z2000http://hdl.handle.net/10183/2206000270557As novas regras para as atividades econômicas ditadas pelo mercado globalizado trazem desafios às organizações. Frente a esse cenário, observa-se, portanto, o surgimento das alianças estratégicas como forma de obter conhecimento tecnológico e garantir seu lugar no mercado. O objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar o processo de formação de alianças firmadas por seis empresas gaúchas de autopeças. O diagnóstico resultante permitiu elucidar o processo de formação das alianças, uma vez que nas empresas estudadas o tipo de parceria caracterizou-se principalmente como relações entre cliente e fornecedor. Os principais fatores motivadores ao estabelecimento das alianças foram mercado e tecnologia e os objetivos da maioria delas constituíam-se em obter vantagem competitiva e reduzir o time-to-market. Finalmente, a seleção dos parceiros foi feita através dos critérios relacionados às tarefas. Através da análise dos dados percebeu-se, também, que além de estar fundamentada em uma idéia de negócio viável e uma abordagem realista, uma aliança estratégica deve basear-se em cooperação entre as partes envolvidas. É necessário criar um clima de confiança e de entendimento recíprocos porque os parceiros estão trabalhando juntos pela primeira vez. Este desafio está intimamente relacionado ao tipo de acordo a ser firmado, às estratégias que se ajustam às empresas parceiras, aos efeitos potenciais de sinergia e às vantagens competitivas para cada parceiro. Enfim, o mais importante é que as empresas devem ser realistas em relação às vantagens e desvantagens potenciais das alianças, de modo que possam criar um clima de confiança e cooperação mútuos.application/pdfporIndústria automobilística : Parceria : Fornecedor : Autopeças : Rio Grande do SulProcesso de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000270557.pdf000270557.pdfTexto completoapplication/pdf380728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2206/1/000270557.pdfee0f8ad520cd70183e5dd65bb9ad1e81MD51TEXT000270557.pdf.txt000270557.pdf.txtExtracted Texttext/plain261537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2206/2/000270557.pdf.txtdfbdbd0fbef9e683b9e828b57df2f2c6MD52THUMBNAIL000270557.pdf.jpg000270557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2206/3/000270557.pdf.jpg404c385906e0336c14835ee381e2a203MD5310183/22062018-10-16 08:55:22.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:55:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
title Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
spellingShingle Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
Silva, Gabriela Scur da
Indústria automobilística : Parceria : Fornecedor : Autopeças : Rio Grande do Sul
title_short Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
title_full Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
title_fullStr Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
title_full_unstemmed Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
title_sort Processo de formação de alianças estratégicas : um estudo de casos em empresas fornecedoras da indústria automotiva do RS
author Silva, Gabriela Scur da
author_facet Silva, Gabriela Scur da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Scur da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
contributor_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística : Parceria : Fornecedor : Autopeças : Rio Grande do Sul
topic Indústria automobilística : Parceria : Fornecedor : Autopeças : Rio Grande do Sul
description As novas regras para as atividades econômicas ditadas pelo mercado globalizado trazem desafios às organizações. Frente a esse cenário, observa-se, portanto, o surgimento das alianças estratégicas como forma de obter conhecimento tecnológico e garantir seu lugar no mercado. O objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar o processo de formação de alianças firmadas por seis empresas gaúchas de autopeças. O diagnóstico resultante permitiu elucidar o processo de formação das alianças, uma vez que nas empresas estudadas o tipo de parceria caracterizou-se principalmente como relações entre cliente e fornecedor. Os principais fatores motivadores ao estabelecimento das alianças foram mercado e tecnologia e os objetivos da maioria delas constituíam-se em obter vantagem competitiva e reduzir o time-to-market. Finalmente, a seleção dos parceiros foi feita através dos critérios relacionados às tarefas. Através da análise dos dados percebeu-se, também, que além de estar fundamentada em uma idéia de negócio viável e uma abordagem realista, uma aliança estratégica deve basear-se em cooperação entre as partes envolvidas. É necessário criar um clima de confiança e de entendimento recíprocos porque os parceiros estão trabalhando juntos pela primeira vez. Este desafio está intimamente relacionado ao tipo de acordo a ser firmado, às estratégias que se ajustam às empresas parceiras, aos efeitos potenciais de sinergia e às vantagens competitivas para cada parceiro. Enfim, o mais importante é que as empresas devem ser realistas em relação às vantagens e desvantagens potenciais das alianças, de modo que possam criar um clima de confiança e cooperação mútuos.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2206
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000270557
url http://hdl.handle.net/10183/2206
identifier_str_mv 000270557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2206/1/000270557.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2206/2/000270557.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2206/3/000270557.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee0f8ad520cd70183e5dd65bb9ad1e81
dfbdbd0fbef9e683b9e828b57df2f2c6
404c385906e0336c14835ee381e2a203
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085012822818816