Políticas educacionais de alfabetização de jovens e adultos na Guiné-Bissau : a presença do método Alpha TV
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183181 |
Resumo: | O estudo chama a atenção para o fenômeno do analfabetismo na população jovem e adulta da Guiné-Bissau, buscando compreender por que a alfabetização de jovens e adultos ainda não figura entre as prioridades da política educacional desse país africano, identificando as possibilidades de transformação dessa realidade e os fatores que interferem no processo educacional. Tendo por base a prática pedagógica de Paulo Freire, que considera o desenvolvimento do indivíduo como resultado do processo histórico, o estudo enfatiza que aspectos relativos à diversidade cultural, marcadamente as variedades linguísticas e religiosas presentes na Guiné-Bissau, devem ser considerados. A diversidade cultural, as cosmologias próprias vinculadas a diferentes idiomas e religiosidades compõem uma “África Profunda”, conforme a obra do filósofo argentino Rodolfo Kusch. Foi realizado levantamento bibliográfico e documental sobre a Alfabetização de Jovens e Adultos na Guiné-Bissau, sendo localizadas algumas dissertações de mestrado e teses de doutorado na perspectiva do estudo da questão. A pesquisa está estruturada também em torno dos referenciais da pesquisa qualitativa em Educação, e, a partir dessa concepção, foi feita a interpretação dos dados obtidos por meio das entrevistas junto aos facilitadores, técnicos e à diretora de Alfabetização de Adultos do Ministério da Educação da Guiné-Bissau, bem como a estudantes jovens e adultos que frequentam turmas de alfabetização em nove comunidades visitadas durante o trabalho de campo, desenvolvidos de maio de 2017 a fevereiro de 2018. O método de alfabetização ALPHA TV é desenvolvido nas comunidades visitadas, sendo utilizado pela maioria dos facilitadores. A observação participante contribuiu para a organização e construção de diários de campo, nos quais se descrevem os espaços e processos educativos que aí ocorrem. Foi realizado também um mapeamento das experiências públicas e privadas de alfabetização de jovens e adultos na Guiné-Bissau, descrevendo as condições sociais e políticas, e o sistema educacional vigente no país. O estudo conclui que o estado guineense precisa implementar um sistema educacional para a alfabetização de jovens e adultos, enquanto política pública destinada a todo o seu território. Para isso, precisa contar com a participação da sociedade e valorizar ou considerar a sua variedade linguística e religiosa, a fim de promover o desenvolvimento social do país. |
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Gomes, Arrais Fidelis da SilvaSantos, Simone Valdete dos2018-10-09T02:33:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/183181001078401O estudo chama a atenção para o fenômeno do analfabetismo na população jovem e adulta da Guiné-Bissau, buscando compreender por que a alfabetização de jovens e adultos ainda não figura entre as prioridades da política educacional desse país africano, identificando as possibilidades de transformação dessa realidade e os fatores que interferem no processo educacional. Tendo por base a prática pedagógica de Paulo Freire, que considera o desenvolvimento do indivíduo como resultado do processo histórico, o estudo enfatiza que aspectos relativos à diversidade cultural, marcadamente as variedades linguísticas e religiosas presentes na Guiné-Bissau, devem ser considerados. A diversidade cultural, as cosmologias próprias vinculadas a diferentes idiomas e religiosidades compõem uma “África Profunda”, conforme a obra do filósofo argentino Rodolfo Kusch. Foi realizado levantamento bibliográfico e documental sobre a Alfabetização de Jovens e Adultos na Guiné-Bissau, sendo localizadas algumas dissertações de mestrado e teses de doutorado na perspectiva do estudo da questão. A pesquisa está estruturada também em torno dos referenciais da pesquisa qualitativa em Educação, e, a partir dessa concepção, foi feita a interpretação dos dados obtidos por meio das entrevistas junto aos facilitadores, técnicos e à diretora de Alfabetização de Adultos do Ministério da Educação da Guiné-Bissau, bem como a estudantes jovens e adultos que frequentam turmas de alfabetização em nove comunidades visitadas durante o trabalho de campo, desenvolvidos de maio de 2017 a fevereiro de 2018. O método de alfabetização ALPHA TV é desenvolvido nas comunidades visitadas, sendo utilizado pela maioria dos facilitadores. A observação participante contribuiu para a organização e construção de diários de campo, nos quais se descrevem os espaços e processos educativos que aí ocorrem. Foi realizado também um mapeamento das experiências públicas e privadas de alfabetização de jovens e adultos na Guiné-Bissau, descrevendo as condições sociais e políticas, e o sistema educacional vigente no país. O estudo conclui que o estado guineense precisa implementar um sistema educacional para a alfabetização de jovens e adultos, enquanto política pública destinada a todo o seu território. Para isso, precisa contar com a participação da sociedade e valorizar ou considerar a sua variedade linguística e religiosa, a fim de promover o desenvolvimento social do país.The study draws attention to the phenomenon of illiteracy in the young and adult population of Guinea-Bissau, trying to understand why the literacy of young people and adults is not yet among the priorities of the educational policy of this African country, identifying the possibilities of transformation of this reality and factors that interfere with the educational process. Based on the pedagogical practice of Paulo Freire, who considers the development of the individual as a result of the historical process, the study emphasizes that aspects related to cultural diversity, markedly the linguistic and religious varieties present in Guinea-Bissau, should be considered. Cultural diversity, its own cosmologies linked to different languages and religiosities make up a "Deep Africa", according to the work of the Argentine philosopher Rodolfo Kusch. A bibliographical and documentary survey was carried out on the Literacy of Youths and Adults in Guinea-Bissau, where some master's dissertations and doctoral theses were located in view of the study of the issue. The research is also structured around the qualitative research in Education, and from this conception, the data obtained through the interviews with the facilitators, technicians and the Director of Adult Literacy of the Ministry of Education of the Guinea- Bissau, as well as young students and adults attending literacy classes in nine communities visited during field work, from May 2017 to February 2018. The ALPHA TV literacy method is developed in the communities visited and is used most of the facilitators. Participant observation contributed to the organization and construction of field diaries, in which the educational spaces and processes that occur there are described. A mapping of public and private experiences of youth and adult literacy in Guinea-Bissau was also carried out, describing the social and political conditions and the educational system in force in the country. The study concludes that the Guinean state needs to implement an educational system for youth and adult literacy as a public policy aimed at its entire territory. To do this, it needs to count on the participation of society and value or consider its linguistic and religious variety, in order to promote the social development of the country.application/pdfporAlfabetizaçãoEducação especialGuiné-BissauYouth and adult literacyGuinea-Bissau and Alpha TV methodPolíticas educacionais de alfabetização de jovens e adultos na Guiné-Bissau : a presença do método Alpha TVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001078401.pdfTexto completoapplication/pdf7356665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183181/1/001078401.pdf355b161087ab0bc953a5a0cbd445e128MD51TEXT001078401.pdf.txt001078401.pdf.txtExtracted Texttext/plain191824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183181/2/001078401.pdf.txte9bf3a08b18f8bae4dbf2673d9998679MD52THUMBNAIL001078401.pdf.jpg001078401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183181/3/001078401.pdf.jpg9e399006382f09503b1bb8cbee1ec137MD5310183/1831812021-05-07 05:10:21.677223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:10:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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