Meetups como saberes coletivos? : o organizar de espaços alternativos de aprendizagem à luz da teoria baseada em prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212992 |
Resumo: | O objetivo central dessa tese foi compreender como se configura a aprendizagem nos processos organizativos no contexto dos meetups à luz da teoria baseada em prática. O termo meetup foi utilizado tanto para definir o movimento de formação de novas comunidades digitais que promovem interação física como para delimitar o campo dessa pesquisa, que foram grupos do website meetup.com. Escolhi três grupos de meetup para compor essa análise, todos da área de tecnologia e produtos. Acompanhei os eventos dos grupos em um percurso cartográfico, método que consiste no mapeamento de territórios, permitindo ao pesquisador seguir os caminhos que os constituem. Atenta aos processos que compõem as relações estabelecidas, busquei algumas técnicas para dar conta desse percurso: entrevistas com os organizadores, observação dos encontros presenciais e registros fotográficos com o objetivo de identificar a movimentação dos organizadores durante os eventos. Meus movimentos em campo possibilitaram a identificação de dois planos: on-line e off-line. O primeiro plano contempla as conexões do processo de organização do meetup, a partir de ‘nós’ que demonstram as relações estabelecidas predominantemente no universo on-line. O segundo plano é focado em analisar as relações que sustentam constituição do coletivo, envolvendo principalmente o universo físico. Os planos são sustentados por ‘nós’, que indicam pontos de tensão e reflexão sobre o movimento. A partir de tais ‘nós’ pude entender a complexidade das relações estabelecidas para manutenção de conceitos estruturados pelos pesquisados: orgânico, comunidade e compartilhamento. Meu percurso também revelou os atores envolvidos nessa trama: organizadores, participantes e as ferramentas, indicando a importância da sociomaterialidade nos estudos baseados em prática. As práticas de pré, durante e pós evento são perfomadas através de saberes que se constituem quando os atores se estabelecem enquanto grupo, em ambas as dimensões. Os atores aprendem ao longo de suas relações heterogêneas e experiências, e esses saberes são performados nas práticas do dia a dia, configurando-se como relacionais, dinâmicos, provisórios e sustentados por interações on-line e off-line. O estudo aponta que por mais que os dizeres indiquem a existência de um grupo unido, as ações dos organizadores estão mais voltadas para a promoção de si. Os resultados desse estudo revelam que os meetups carregam um potencial de transformação da forma como as pessoas interagem entre si no contexto digital para criação de relações presenciais, focando principalmente na exposição e reconhecimento dos organizadores perante a pessoas de mesmo interesse profissional. Além de contribuições teóricas e metodológicas, essa tese desvela um campo contemporâneo e complexo no que tange as relações, inaugurando uma agenda para estudos futuros que se dediquem a problematizar as literaturas atuais sobre o comportamento dos indivíduos em redes sociais, investigando aspectos que possam ser elencados como motivadores para que as pessoas se inscrevam nos grupos e, ao mesmo tempo, os aspectos que limitam suas interações no âmbito digital. |
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Ferrazza, Dayane ScopelAntonello, Cláudia Simone2020-08-19T03:39:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/212992001117260O objetivo central dessa tese foi compreender como se configura a aprendizagem nos processos organizativos no contexto dos meetups à luz da teoria baseada em prática. O termo meetup foi utilizado tanto para definir o movimento de formação de novas comunidades digitais que promovem interação física como para delimitar o campo dessa pesquisa, que foram grupos do website meetup.com. Escolhi três grupos de meetup para compor essa análise, todos da área de tecnologia e produtos. Acompanhei os eventos dos grupos em um percurso cartográfico, método que consiste no mapeamento de territórios, permitindo ao pesquisador seguir os caminhos que os constituem. Atenta aos processos que compõem as relações estabelecidas, busquei algumas técnicas para dar conta desse percurso: entrevistas com os organizadores, observação dos encontros presenciais e registros fotográficos com o objetivo de identificar a movimentação dos organizadores durante os eventos. Meus movimentos em campo possibilitaram a identificação de dois planos: on-line e off-line. O primeiro plano contempla as conexões do processo de organização do meetup, a partir de ‘nós’ que demonstram as relações estabelecidas predominantemente no universo on-line. O segundo plano é focado em analisar as relações que sustentam constituição do coletivo, envolvendo principalmente o universo físico. Os planos são sustentados por ‘nós’, que indicam pontos de tensão e reflexão sobre o movimento. A partir de tais ‘nós’ pude entender a complexidade das relações estabelecidas para manutenção de conceitos estruturados pelos pesquisados: orgânico, comunidade e compartilhamento. Meu percurso também revelou os atores envolvidos nessa trama: organizadores, participantes e as ferramentas, indicando a importância da sociomaterialidade nos estudos baseados em prática. As práticas de pré, durante e pós evento são perfomadas através de saberes que se constituem quando os atores se estabelecem enquanto grupo, em ambas as dimensões. Os atores aprendem ao longo de suas relações heterogêneas e experiências, e esses saberes são performados nas práticas do dia a dia, configurando-se como relacionais, dinâmicos, provisórios e sustentados por interações on-line e off-line. O estudo aponta que por mais que os dizeres indiquem a existência de um grupo unido, as ações dos organizadores estão mais voltadas para a promoção de si. Os resultados desse estudo revelam que os meetups carregam um potencial de transformação da forma como as pessoas interagem entre si no contexto digital para criação de relações presenciais, focando principalmente na exposição e reconhecimento dos organizadores perante a pessoas de mesmo interesse profissional. Além de contribuições teóricas e metodológicas, essa tese desvela um campo contemporâneo e complexo no que tange as relações, inaugurando uma agenda para estudos futuros que se dediquem a problematizar as literaturas atuais sobre o comportamento dos indivíduos em redes sociais, investigando aspectos que possam ser elencados como motivadores para que as pessoas se inscrevam nos grupos e, ao mesmo tempo, os aspectos que limitam suas interações no âmbito digital.The aim of this dissertation was to understand how learning takes place in the organizing of meetups, according to the Practice theory. The term meetup was used both to define the movement that forms new digital communities, promoting physical interaction, and to delimit the field of this research – groups from meetup.com. I chose three groups for this analysis, all of them in the area of technology and products. I followed the events of the groups in a cartographic method, which consists of mapping territories, allowing the researcher to follow the paths that constitute them. Attentive to the processes that compose established relationships, I applied the following techniques in this journey: interviews with organizers, observation of face-to-face meetings and photography to identify the movement of organizers during the events. My movements in the field enabled me to identify two plans: online and offline. The first plan consists of connections of the meetup organizing, demonstrating relationships established predominantly in the online universe. The second plan is focused on analyzing relationships that support the constitution of the collective, mainly involving the physical universe. Connection points support both plans and indicate tension and reflection on the movement. They allowed me to understand the complexity of the relationships established for the maintenance of concepts structured by respondents: organic, community and sharing. This journey also revealed the actors involved in this plot: organizers, participants and the tools, indicating the importance of sociomateriality in practicebased studies. Pre, during and post event practices are perfected through knowledge constituted when actors establish themselves as a group, in both plans. Actors learn throughout their heterogeneous relationships and experiences, and such knowledge is performed in day-to-day practices, being relational, dynamic, provisional and supported by online and offline interactions. Even though words indicate a united group, organizers’ actions are more aimed at promoting themselves. Results show that meetups have the potential of transforming the way people interact with each other in the digital context to create face-to-face relationships, with primary focus of presenting and recognizing organizers to people with the same professional interest. In addition to theoretical and methodological contributions, this dissertation reveals the contemporary and complex field of relationships. It provides an agenda for future studies dedicated to problematizing the current literature on behavior of individuals in social networks, investigating possible motivators for people to subscribe to groups and, at the same time, aspects that limit their interactions in the digital sphere.application/pdfporAprendizagem baseada em práticasAprendizagem organizacionalEstudos organizacionaisMeetupHybrid communityPractice-based learningOrganizingSociomaterialityMeetups como saberes coletivos? : o organizar de espaços alternativos de aprendizagem à luz da teoria baseada em práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117260.pdf.txt001117260.pdf.txtExtracted Texttext/plain445987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212992/2/001117260.pdf.txtcc7c0f29165098b6cc36387036b33a46MD52ORIGINAL001117260.pdfTexto completoapplication/pdf6124986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212992/1/001117260.pdfaa3b5da87cdab37e6e1369fb48769631MD5110183/2129922020-08-20 03:38:03.748437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-20T06:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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