A musealização de um homem-semióforo: a coleção Hugo Simões Lagranha em um museu municipal (Canoas/RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaeger, Júlia Maciel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215018
Resumo: Este estudo se propôs a analisar o processo de musealização da Coleção Hugo Simões Lagranha pelo Museu Municipal de Canoas/RS e as mudanças institucionais que ocorreram em sua decorrência. Lagranha foi prefeito de Canoas por seis mandatos entre 1954 e 2000. Assinou o decreto de criação do Museu em 1990 e, em 2007, após seu falecimento, a viúva Derna Paim realizou a doação da coleção supracitada. Além do aumento significativo no acervo, Lagranha tornou-se patrono da instituição, que desde então leva o seu nome. Para compreender o processo de musealização, foi realizada uma revisão do histórico da cidade, do ex-prefeito e do Museu. Além disso, buscou-se analisar discursos e representações que a coleção e as exposições do Museu constroem e disseminam acerca do ex-prefeito. A pesquisa utilizou-se do método de estudo de caso, a partir da análise documental realizada por meio de documentações do Arquivo Histórico de Canoas e do Museu, tais como: jornais; livros tombo e fichas catalográficas; recibos de doação de acervos. Além desses, as exposições do Museu também se constituíram em objetos de análise. A construção do referencial teórico foi promovida pela análise dos conceitos de museu de cidade, coleções, semióforo, musealização, representação, biografia, memória e poder, dialogando com diversos autores, entre os quais: Sandra Jatahy Pesavento, Ulpiano T. Bezerra de Meneses, Zita Rosane Possamai, Tereza Scheiner, Marília Xavier Cury, Krzysztof Pomian, Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Mário Chagas. O trabalho refletiu sobre a conceituação de museu de cidade e museu municipal, categorias que se confundem no âmbito brasileiro; ressaltou que o Museu tem sua trajetória marcada por três fases que indicam modus operandi diferentes: Seção de Arquivo Histórico e Museu, Museu Municipal de Canoas e Museu Hugo Simões Lagranha. Identifica que Lagranha é representado nas exposições através dos vieses de ícone apolítico, grande gestor e doador do Museu. Conclui que o Museu Hugo Simões Lagranha é principalmente um disseminador de representações anteriormente construídas sobre o ex-prefeito pelos jornais locais, propiciando um espaço de consagração e celebração de sua figura, sem ousar problematizar ou explorar novas abordagens acerca de seu acervo.
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A pesquisa utilizou-se do método de estudo de caso, a partir da análise documental realizada por meio de documentações do Arquivo Histórico de Canoas e do Museu, tais como: jornais; livros tombo e fichas catalográficas; recibos de doação de acervos. Além desses, as exposições do Museu também se constituíram em objetos de análise. A construção do referencial teórico foi promovida pela análise dos conceitos de museu de cidade, coleções, semióforo, musealização, representação, biografia, memória e poder, dialogando com diversos autores, entre os quais: Sandra Jatahy Pesavento, Ulpiano T. Bezerra de Meneses, Zita Rosane Possamai, Tereza Scheiner, Marília Xavier Cury, Krzysztof Pomian, Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Mário Chagas. O trabalho refletiu sobre a conceituação de museu de cidade e museu municipal, categorias que se confundem no âmbito brasileiro; ressaltou que o Museu tem sua trajetória marcada por três fases que indicam modus operandi diferentes: Seção de Arquivo Histórico e Museu, Museu Municipal de Canoas e Museu Hugo Simões Lagranha. Identifica que Lagranha é representado nas exposições através dos vieses de ícone apolítico, grande gestor e doador do Museu. Conclui que o Museu Hugo Simões Lagranha é principalmente um disseminador de representações anteriormente construídas sobre o ex-prefeito pelos jornais locais, propiciando um espaço de consagração e celebração de sua figura, sem ousar problematizar ou explorar novas abordagens acerca de seu acervo.This study aimed to analyze the musealisation process of the Hugo Simões Lagranha Collection by the municipal museum of Canoas/RS and the institutional changes that have occurred as a result. Lagranha was Canoas’s mayor for six terms between 1954 and 2000. He signed the decree that created the museum in 1990. In 2007, after his death, his widow Derna Paim donated the collection mentioned above. Besides the significant increase in the collection, Lagranha became the patron of the institution, which has since been named after him. To understand the musealisation process, a review of the city's history, the former mayor and the Museum was carried out. Also, sought to analyze speeches and representations that the Museum's collection and exhibitions build and disseminate about the former mayor. The research used the case study method, based on documentary analysis carried out through documentation from the Historical Archive of Canoas and from the Museum, such as: newspapers; Museum's register books and collection's documentation. Beyond that, the Museum's exhibitions were also objects of analysis. The construction of the theoretical framework was promoted by the analysis of concepts of city's museums, collections, semiophore, musealisation, representation, biography, memory and power, connecting with several authors, such as: Sandra Jatahy Pesavento, Ulpiano T. de Bezerra de Meneses, Zita Rosane Possamai, Tereza Scheiner, Marília Xavier Cury, Krzysztof Pomian, Roger Chartier, Pierre Bourdieu and Mário Chagas. The work reflected on the concept of city museum and municipal museum, categories that get confused in the Brazilian scope; stressed that the Museum has a trajectory marked by three phases that indicate different modus operandi: Historical Archive Section and Museum, Canoas Municipal Museum and Hugo Simões Lagranha Museum. Identifies that Lagranha was represented in the exhibitions through the bias of apolitical icon, great manager and donor of the Museum. Concludes that the Hugo Simões Lagranha Museum is mainly a disseminator of representations previously built about the former mayor by local newspapers, providing a space for consecration and celebration of his figure, without daring to problematize or explore new approaches about his collection.application/pdfporMuseu Municipal Hugo Simões Lagranha (Canoas, RS)Acervo museológicoCity museumMunicipal museumMuseum collectionA musealização de um homem-semióforo: a coleção Hugo Simões Lagranha em um museu municipal (Canoas/RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Museologia e PatrimônioPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119545.pdf.txt001119545.pdf.txtExtracted Texttext/plain370647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215018/2/001119545.pdf.txt25afa421b69be8480933da064c2a1d77MD52ORIGINAL001119545.pdfTexto completoapplication/pdf7474398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215018/1/001119545.pdfd59aa947774e38d873db6d5c5a3fc50fMD5110183/2150182020-11-14 05:23:05.679506oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-14T07:23:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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