Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174219 |
Resumo: | O presente trabalho abre-se para um debate que coloca em evidência os desdobramentos da interação entre a pixação e o campo da arte. A pesquisa procura compreender como a pixação – ao usufruir da estrutura deste campo – pode levar à reflexões sobre as práticas artísticas que ocorrem a partir de uma perspectiva variável, talvez momentânea, ou mesmo de uma zona de interstício. Esta interação é abordada em três momentos: o primeiro concentra-se nos ataques de 2008 que tiveram como alvo o Centro Universitário Belas Artes, a Galeria Choque Cultural e a 28ª Bienal de São Paulo; o segundo foca a participação dos pixadores Rafael Augustaitiz e Cripta Djan em duas bienais (29ª Bienal de São Paulo e 7ª Bienal de Berlim); o terceiro se volta a uma reflexão reinserida no contexto cultural urbano da pixação pós 2008. Como ferramentas analíticas e reflexivas, consideraram-se conceitos como o da estética da iminência de Néstor García Canclini, bem como muitas noções que se inserem na discussão sobre a complexidade cultural latino-americana. Adotam-se conceitos relativos a produção simbólica dentro das chamadas culturas urbanas para aprofundar a reflexão sobre o uso social do espaço urbano, as práticas discursivas da arte assim como o discurso poético-político da pixação. |
id |
URGS_b02576dbfa4a5a14015c8dd726448b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174219 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Zimovski, Adauany PieveBulhões, Maria Amelia2018-03-30T02:32:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/174219001062593O presente trabalho abre-se para um debate que coloca em evidência os desdobramentos da interação entre a pixação e o campo da arte. A pesquisa procura compreender como a pixação – ao usufruir da estrutura deste campo – pode levar à reflexões sobre as práticas artísticas que ocorrem a partir de uma perspectiva variável, talvez momentânea, ou mesmo de uma zona de interstício. Esta interação é abordada em três momentos: o primeiro concentra-se nos ataques de 2008 que tiveram como alvo o Centro Universitário Belas Artes, a Galeria Choque Cultural e a 28ª Bienal de São Paulo; o segundo foca a participação dos pixadores Rafael Augustaitiz e Cripta Djan em duas bienais (29ª Bienal de São Paulo e 7ª Bienal de Berlim); o terceiro se volta a uma reflexão reinserida no contexto cultural urbano da pixação pós 2008. Como ferramentas analíticas e reflexivas, consideraram-se conceitos como o da estética da iminência de Néstor García Canclini, bem como muitas noções que se inserem na discussão sobre a complexidade cultural latino-americana. Adotam-se conceitos relativos a produção simbólica dentro das chamadas culturas urbanas para aprofundar a reflexão sobre o uso social do espaço urbano, as práticas discursivas da arte assim como o discurso poético-político da pixação.This work presents the possibility of opening a debate that highlights the unfolding matters concerning the interaction between the pixação and the field of art. The research seeks to understand how the pixação – through it’s usage of this field structure – can lead to reflections on artistic practices that occur from a variable perspective, perhaps momentary, or even in that interstice zone. This interaction was approached considering three moments: the first one focuses on the 2008 attacks that targeted the Centro Universitário Belas Artes, the Choque Cultural Gallery and the 28th São Paulo Biennial; the second one focuses on the participation of the pixadores Rafael Augustaitiz e Cripta Djan in two biennials (29th São Paulo Biennial and 7th Berlin Biennial); the third one is a reflection reinserted in the urban cultural context of post-2008 pixação. As analytical and reflexive tools, concepts like the aesthetics of the imminence developed by Néstor García Canclini were considered, as well as many notions that are inserted in a discussion about the complex cultural aspects of Latin America. Concepts related to symbolic production within the so-called urban cultures were adopted to deepen the reflection on the social use of urban space, the discursive practices of art as well as the poetic-political discourse of pixação.application/pdfporArtes visuaisPichaçãoPixaçãoGrafiteTransgressãoCampo da arteInserçãoEspaço urbanoArt fieldTransgressionInsertionEscrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062593.pdf001062593.pdfTexto completoapplication/pdf13554014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174219/1/001062593.pdf340d880484aa2d1e623a3a1c09acd6b7MD51TEXT001062593.pdf.txt001062593.pdf.txtExtracted Texttext/plain201693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174219/2/001062593.pdf.txtc2ced688e332e8c8c962be2c72675c78MD52THUMBNAIL001062593.pdf.jpg001062593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174219/3/001062593.pdf.jpg501bb7d751294d73d649b7623d6409c5MD5310183/1742192022-12-16 05:51:08.591247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-16T07:51:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
title |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
spellingShingle |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte Zimovski, Adauany Pieve Artes visuais Pichação Pixação Grafite Transgressão Campo da arte Inserção Espaço urbano Art field Transgression Insertion |
title_short |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
title_full |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
title_fullStr |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
title_full_unstemmed |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
title_sort |
Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte |
author |
Zimovski, Adauany Pieve |
author_facet |
Zimovski, Adauany Pieve |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimovski, Adauany Pieve |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulhões, Maria Amelia |
contributor_str_mv |
Bulhões, Maria Amelia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Pichação Pixação Grafite Transgressão Campo da arte Inserção Espaço urbano |
topic |
Artes visuais Pichação Pixação Grafite Transgressão Campo da arte Inserção Espaço urbano Art field Transgression Insertion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art field Transgression Insertion |
description |
O presente trabalho abre-se para um debate que coloca em evidência os desdobramentos da interação entre a pixação e o campo da arte. A pesquisa procura compreender como a pixação – ao usufruir da estrutura deste campo – pode levar à reflexões sobre as práticas artísticas que ocorrem a partir de uma perspectiva variável, talvez momentânea, ou mesmo de uma zona de interstício. Esta interação é abordada em três momentos: o primeiro concentra-se nos ataques de 2008 que tiveram como alvo o Centro Universitário Belas Artes, a Galeria Choque Cultural e a 28ª Bienal de São Paulo; o segundo foca a participação dos pixadores Rafael Augustaitiz e Cripta Djan em duas bienais (29ª Bienal de São Paulo e 7ª Bienal de Berlim); o terceiro se volta a uma reflexão reinserida no contexto cultural urbano da pixação pós 2008. Como ferramentas analíticas e reflexivas, consideraram-se conceitos como o da estética da iminência de Néstor García Canclini, bem como muitas noções que se inserem na discussão sobre a complexidade cultural latino-americana. Adotam-se conceitos relativos a produção simbólica dentro das chamadas culturas urbanas para aprofundar a reflexão sobre o uso social do espaço urbano, as práticas discursivas da arte assim como o discurso poético-político da pixação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-30T02:32:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174219 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174219 |
identifier_str_mv |
001062593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174219/1/001062593.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174219/2/001062593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174219/3/001062593.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
340d880484aa2d1e623a3a1c09acd6b7 c2ced688e332e8c8c962be2c72675c78 501bb7d751294d73d649b7623d6409c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085436318547968 |